Da ascensão dos laminados cerâmicos que, pela primeira vez na história, tiveram uma procura  maior que o silicone, até a utilização de jalecos de 700 reais.
Se você é dentista deve ter notado que tudo está mudando, não é?!

Nossa odontologia está se tornando, cada vez mais profissional e digital. Não adianta mais fugir, precisamos assumir que somos empresários odontológicos e nos portarmos como tais.

Isso significa que temos que nos preocupar com uma série de coisas que não estávamos olhando. Uma delas (talvez a principal) é a experiência dos nossos pacientes e é sobre isso que esse artigo fala.

Você já deve ter sentido que nossos pacientes estão muito mais exigentes e informados. Somando isso com o fato de uma concorrência cada vez maior, significa que quem entregar alta qualidade e experiências incríveis, vence o jogo.

De acordo com um estudo da Walker (uma das maiores empresas de logística do mundo), em 2020 a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. Segundo a pesquisa, 86% dos compradores pagarão mais para ter uma melhor experiência. Ainda sobre o assunto, a Forrest realizou uma pesquisa que indica que empresas líderes em experiência do cliente aumentaram suas receitas 5,6 vezes mais do que as empresas retardatárias entre 2010 e 2015.

Na prática como podemos entregar experiências fantásticas  para nossos pacientes?

1 – Conheça seu paciente muito bem

Conhecer seu paciente é algo relativamente difícil, pois requer investigação e armazenamento da informação.
Clínicas como o Ateliê Oral, anotam até o tipo de bolo que o paciente gosta para ser oferecido na recepção.
A maior parte dos nossos consultórios não tem como  fazer ações desse tipo, no entanto podemos colher informações como o nome dos filhos, esporte que pratica, lugares que gosta, e usar essas informações durante os atendimentos. Isso gera uma ótima experiência. Experimente!

2 – Faça coisas que eles não esperam

Há algumas semanas fui em uma palestra do Mike Donnelly, um dos consultores da Disney, e ele contou um pouco sobre como o atendimento e a experiência são levados a sério na Disney e como eles trabalham para entregar isso de uma maneira cada vez melhor.

88200

São ações simples como colocar o chocolate predileto da pessoa embaixo do travesseiro em seus hotéis ou sempre que um criança derruba um sorvete qualquer funcionário pode dar outro para ela, entre outras dezenas de ações.

Nós podemos fazer isso em nossos consultórios, é só questão de colocar em prática! Quer um exemplo? O dia dos namorados está chegando, você poderia dar uma rosa  ou um bombom para os casais que visitarem a clínica durante todo o mês de junho. Isso não gasta quase nada e é completamente inesperado.

3 – Seja lembrado sempre

Não dá para você pegar o telefone e sair ligando para seus pacientes só para dar um “Oi”, né?!  

Ainda bem que existe a nossa amada tecnologia para nos dar uma força. Você pode usar suas redes sociais e ferramentas que automatizam o contato com eles.

O Simples Dental é uma dessas ferramentas! Com ele você consegue criar e enviar mensagens em massa para seus pacientes, com dicas, felicitações ou lembretes.

Inclusive, você pode usar essa estratégia e a de cima juntas, como por exemplo mandar uma mensagem assim:

“O amor está no ar aqui na clínica também! Surpresa especial para casais em junho. Estamos te esperando! Ligue 48 3081-0444″

Gostou? Quer enviar para os seus pacientes também? É só ativar a campanha acessando esse link https://goo.gl/eLbLDF e selecionar a campanha Mês dos Namorados.

 

Agora sabe o que é mais legal disso tudo? Quando você gera experiência, você cria valor.

Valor (1)O exemplo da imagem diz tudo! As pessoas pagam o preço estipulado se a marca agrega valor ao seu produto. No nosso caso, no valor que agregamos aos nossos atendimentos e tratamentos.

Resumindo a brincadeira, ou você começa a entregar boas experiências, estuda, se capacita e o principal, assume a responsabilidade de que o sucesso do seu negócio depende apenas de você, ou fica apenas pensando no que você poderia ter sido.

Te vejo no lado das pessoas que param de reclamar e fazem acontecer.

Um grande abraço.

 

Ramon Maciel
Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.