5 dicas que vão garantir o sucesso da sua apresentação para empresas

Se você caiu neste post  já deve saber que fazer apresentações para empresas é uma ótima estratégia para conseguir novos pacientes. Se ainda não, clique aqui e leia o artigo que escrevi sobre o assunto. Vai te ajudar muito a entender a importância dessa estratégia e como ela vai te ajudar a ganhar mais dinheiro.

Caso já esteja convencido, recomendo que coloque todas as dicas desse artigo em prática. Tenho certeza que sua apresentação vai ficar, no mínimo, interessante.

Fazer qualquer tipo de palestra não é uma tarefa simples. É preciso envolver o público, falar de assuntos que interessem os convidados, saber se expressar e praticar muito. E olha, esses são só alguns dos requisitos!

Existem vários detalhes que vão definir se sua apresentação será boa ou não.  Por isso, separei alguns itens que considero imprescindíveis na hora de fazer a sua. Vamos lá?

Tenha domínio sobre o conteúdo e confiança na hora de se expressar

Ter domínio sobre o conteúdo que será apresentado é essencial. Afinal, você está assumindo o papel de autoridade sobre o assunto e se sua postura não condizer com isso, as pessoas não vão te levar a sério. Se ainda tem alguma dúvida sobre os tópicos que serão abordados, estude e deixe tudo claro na mente antes da palestra.

Lembre-se: é importante saber todo o conteúdo, mas não decore!

Você precisa mostrar conhecimento sobre saúde bucal e não que decorou um texto qualquer.

Para isso, além de ter domínio sobre o assunto, é extremamente importante ter confiança na hora de falar. Praticar a sua fala, os gestos e treinar na frente do espelho ajudam bastante.

Faça uma apresentação bonita 

Você já participou de uma palestra em que a apresentação era feia, desorganizada ou que o apresentador ficava pulando slides sem falar nada sobre eles? Se sim, já sabe o quanto isso é chato e deixa os convidados perdidos, né?! E ainda passa a impressão que a pessoa não sabe do que está falando. Por isso, estruturar os slides de forma clara e que faça sentido para você e para o público, é fundamental.

Além de guiar o conteúdo, a apresentação deve servir como um recurso visual para seus ouvintes. Ela precisa ser bonita, chamar a atenção e ilustrar com boas imagens aquilo que você está dizendo. Com certeza os funcionários da empresa vão memorizar melhor a sua palestra com ajuda das fotos. Sem contar que uma apresentação mal feita não passa autoridade ou competência.

Para fazer uma boa apresentação, sempre recomendo o Canva, ele é super fácil de mexer e tem layouts muito bonitos. Para acessar é só clicar nesse link: canva.com

Como quero que você realmente coloque essa estratégia em prática e comece a ganhar mais dinheiro, peguei uma apresentação que fiz e vou deixar disponível para você. Pode usar do jeito que está ou como um guia na hora de montar a sua. Você pode baixar a minha apresentação de exemplo clicando aqui.

Tire dúvidas comuns

Lembra que falei que você precisa envolver o público? Para fazer isso, é preciso falar de assuntos que chamam a atenção e que normalmente geram dúvidas. Então, nessas apresentações responda as perguntas mais frequentes dos pacientes. Você pode colocar aquelas que já está acostumado a ouvir no seu consultório.

Isso vai deixar o público mais engajado com a sua palestra e mais tranquilo na hora de decidir fazer um tratamento.

Algumas sugestões são: como escovar os dentes, dúvidas sobre extrair o siso, de quanto em quanto tempo é preciso fazer profilaxia, entre outras que você julgar pertinente.

Ah! Não esqueça de reservar um momento para que eles façam perguntas que surgirem durante a apresentação. Você pode escolher deixar todas as perguntas para o final ou responder ao longo da palestra.

Fale sobre tratamentos que podem gerar dor

A gente sabe que muitas pessoas ainda tem medo de ir ao dentista. Por isso, é nosso dever conversar com os pacientes e explicar como funcionam os tratamentos que mais assustam. Esse é um ótimo assunto para abordar porque vai ajudar a encorajar quem estiver pensando em fazer um tratamento.

Explique como funciona, quais serão os procedimentos, como é a anestesia e o pós-operatório, por exemplo. Deixe tudo o mais claro possível para acalmar de verdade o paciente. Alguns exemplos que você pode citar são implantes e tratamentos de canal.

Uma dica: leve um implante de verdade e deixe as pessoas pegarem na mão para ver que é pequeno. Essa ação ajuda a tranquilizar ainda mais.

Fale sobre tratamentos estéticos 

Os tratamentos estéticos são os mais procurados pelos pacientes, afinal, um sorriso pode mudar completamente a aparência de alguém. Então, explore bastante esse tema na sua apresentação.  Fale sobre tratamentos estéticos em geral, como eles podem ajudar e mostre fotos. Você pode falar como funcionam as lentes e se possuem desgastes dentro ou não, por exemplo.

Dica: leve uma lente de verdade para que o público possa ver como ela é de perto.

Então, pronto para começar?

Agora é só colocar as dicas em prática! Tenho certeza que com os itens acima, sua palestra será um sucesso. Não esqueça de baixar a minha apresentação de exemplo para te guiar. É só clicar aqui.

Se tiver alguma dúvida pode deixar aqui nos comentários que eu te ajudo.

Espero que tenham gostado!

Até mais.

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Ramon Maciel

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Você pode gostar...

Deixe um comentário