O que você aprendeu em 2019?
Pode parecer estranho ler essa pergunta em 2020, mas os aprendizados nunca são postos fora. Eles permanecem e, quando incorporados a sua produção, se transformam em ferramentas para você construir algo no presente.
Nós fizemos essa pergunta para alguns profissionais que acompanham de perto as tendências, novas tecnologias e movimentos econômicos. As respostas estão organizadas aqui embaixo para ajudar os dentistas que não viram 2019 passar.
Quem sabe aqui não está uma solução criativa para você bater suas metas de 2020?
Os aplicativos são muito comuns para qualquer pessoa que utilize um smartphone, e a odontologia tem ocupado seu espaço no seu contexto. De acordo com Henrique Mendes, Diretor BU Lab & Digital Dental Cremer, os profissionais da área estão dando muita atenção para este tipo de solução.
“As empresas digitais estão ganhando espaço e existem centenas de aplicativos para trabalhar com odontologia, desde a escaneamento 3D, como o Bellus3d, além de orto, implante, prótese, imagem, etc. A riqueza do futuro desse business passa diretamente por esse tipo de software”, aponta.
Henrique destaca dois aplicativos que tem uma função parecida: conectar clínica e laboratório numa esfera totalmente digital.
UDLab: uma plataforma inteligente para conectar dentistas e protéticos.
LabConnect: propõe ampliar o escopo de serviços e ser um ponto de encontro para profissionais não desejam investir em softwares e equipamentos periféricos.
Segundo ele, não é raro ver empresas desse modelo de negócio, com faturamento inferior a empresas tradicionais, e com valor de mercado muito superior.
Para todas as idades, como indica a gerente de Atendimento, Customer Success e Regularização do Simples Dental, Maiara Mattos. Das gerações mais recentes até os Baby Boomers, em que cerca de 85% já possui smartphone, é praticamente impossível encontrar alguém que não se rendeu ao digital.
O movimento não é diferente nos consultórios odontológicos: os dentistas estão cada vez mais rendidos à tecnologia.
“O Simples Dental tem investido muito para trazer as melhores experiências que um software pode oferecer para um dentista. Em 2019 vários projetos nasceram e, sem dúvidas, isso mudará a rotina de muitas clínicas”, avalia a gestora.
Entre as novidades no sistema estão a maquininha de cartão integrada ao financeiro, a nova agenda e, por último, a integração com o WhatsApp para confirmação de consultas.
Para Felipe Bez Fontana, UX do Simples Dental, os avanços tecnológicos são o principal fator de mudança do mercado.
“Quando uma tecnologia passa a ser acessível conseguimos observar com mais clareza estes “saltos tecnológicos”. A popularização da impressora 3D aliada às tecnologias de escaneamento dental são um verdadeiro motor de inúmeras mudanças. As soluções deste tipo tornaram os tratamentos ortodônticos ainda mais fáceis e atraentes para os pacientes”, explica.
A Dra. Aline Baltazar é uma das parceiras do Simples Dental e, além da vida no consultório, é mentora do treinamento Dentista 30k. A proposta do método é aproximar os dentistas do marketing de forma inteligente e atrativa para os pacientes.
“Não basta apenas falar e mostrar dentes. Os dentistas focados estão além da odontologia. Eles entendem todo contexto dessa conexão e geram valor para o paciente além do tratamento. É preciso oferecer uma experiência para os pacientes antes deles pensarem que precisam de um dentista”, indica.
Vitória Cardoso, gerente de Marketing do Simples Dental, reforça o ponto de vista da Aline.
“Constantemente produzimos conteúdos com estratégias para conseguir mais pacientes e estruturar uma boa administração da empresa, e os resultados são certeiros: os dentistas sabem que precisam fazer muito mais do que serem especialistas na técnica”, garante.
Em um contexto onde a informação está por todo lado, e as pessoas procuram produtos, empresas e profissionais o tempo inteiro na internet, é fundamental um dentista se ver além da técnica: o profissional precisa ser um empreendedor e administrador da sua carreira e do seu consultório.
“Não sei quanto gasto e não tenho controle sobre valores que entram e saem. Preciso melhorar o meu financeiro e a minha gestão”.
É o que a Rayani Fernandes, especialista em Implantação, mais escutou em 2019. Sua missão é ajudar os dentistas em seu primeiro contato com o Simples Dental e, segundo ela, a preocupação dos dentistas com a parte financeira do consultório é o que mais ficou claro em 2019. Muitos profissionais acompanham a inflação e sabem que os problemas do Brasil espelham na confiança das pessoas e seus investimentos, por isso, a busca por previsibilidade é inegociável.
“Como na maior parte das vezes eles não tem um salário fixo, e nem sabem calcular o pró-labore ideal, a previsibilidade tem um valor muito grande para os dentistas. É comum escutar pessoas dizendo que preferem atrasar as contas pessoais do que os compromissos com o consultório. Então, quando buscam um software eles batem muito na tecla da mudança financeira”, explica.
A satisfação do paciente anda lado a lado com a busca pela economia, em tempo e materiais, e o objetivo é claro: aproveitar melhor os retornos e o relacionamento com os pacientes.
Acreditamos que sim, você certamente tem muitas dicas para compartilhar com seus amigos e colegas de profissão.
Adotou um novo processo ou metodologia? Conheceu um app diferenciado que facilita muito a vida no consultório? Compartilhe com a gente no espaço de comentários e ajude outros dentistas a enxergarem o mercado de uma forma diferente.
Um abraço e fique com Deus.