Software online é seguro?

janeiro 5, 2022

Software na nuvem

Entenda como funciona o sistema em nuvem e como os recursos de segurança são praticamente ilimitados se comparados ao modelo tradicional offline.

A tecnologia de sistema em nuvem tem sido uma grande aliada no crescimento de clínicas e consultórios odontológicos e, além de ser o primeiro passo em direção à odontologia digital, o uso de softwares online se tornou também um diferencial competitivo.

Entre os benefícios do investimento, uma solução online impulsiona a eficiência operacional da clínica, constrói uma cultura organizacional e conecta todos os setores.

Entretanto, apesar de estar no mercado há algum tempo, a tecnologia ainda sofre com desconfianças por conta da segurança, já que as informações e dados não ficam em domínios físicos.

Mas, diferente do que se possa pensar, a segurança dos dados é muito maior quando se utiliza um software online, uma vez que os provedores dessa gestão seguem padrões internacionais de segurança, como ISO, SSL, criptografia avançada, etc.

Para saber como funciona um software na nuvem e ter certeza de que os dados de sua clínica e pacientes estão seguros, confira o artigo abaixo!

1 → O que é um software online

Um software online é qualquer tipo de ferramenta, programa ou solução que funciona utilizando a computação em nuvem por meio da internet.

As informações e dados são acessados de qualquer dispositivo através da execução das requisições de usuário, sem a necessidade de máquinas, servidores ou data centers locais.

Em outras palavras, com um login e uma senha, você faz tudo online.

2 → Como funciona o sistema de nuvem

O sistema em nuvem é executado em uma plataforma de cloud computing, em português computação em nuvem.

O cloud computing se refere à tecnologia que fornece serviços usando a conectividade em grande escala para hospedar os mais variados recursos, programas e informações, sem exigir o download e instalação de qualquer arquivo.

Para exemplificar: se você já editou um documento no Google Drive, assistiu a um filme na Netflix ou ouviu uma música no Spotify, você usou a computação em nuvem.

Entre esses serviços, destacam-se três principais modelos:

  • SaaS: Software as a Service, em português Software como Serviço. Nesse formato um software é acessado pela internet, sem a necessidade de instalação, configuração e investimento em licenças e infraestrutura.
  • PaaS: Platform as a Service, em português Plataforma como Serviço. Nesse modelo um ambiente completo de desenvolvimento é contratado, no qual é possível criar, modificar, otimizar e aperfeiçoar aplicações Web ou móveis.
  • IaaS: Infrastructure as a Service, em português Infraestrutura como Serviço. Esse formato permite a contratação de uma capacidade de hardware, que corresponde a memória, armazenamento e processamento, como servidores, roteadores, racks, entre outros.

Em resumo, softwares online normalmente são caracterizados como modelo SaaS.

3 → Afinal, software online é seguro?

Ainda é normal se pensar que quando algo está na internet, está “desprotegido” e pode ser acessado por qualquer pessoa má intencionada. Porém, essa não é a realidade dos softwares online.

Softwares na nuvem são protegidos contra vulnerabilidades e todos os dados que trafegam no sistema são criptografados e monitorados para evitar invasões e ataques.

Outro ponto que garante a segurança dos dados são as constantes atualizações e correções disponibilizadas pela empresa prestadora do serviço, que geralmente são realizadas de forma automática, além dos backups periódicos.

Com as informações salvas na nuvem, a segurança também é garantida em casos de furtos, perdas, danos a equipamentos, ações do tempo e situações inesperadas, como enchentes e incêndios.

No caso de Drª Nayara Nehring, ortodontista e sócia da Clínica Meu Sorriso, em 2014 uma tempestade afetou toda a comunicação e estrutura da cidade onde a clínica está localizada, em Campo Largo (PR).

O incidente destruiu o telhado da clínica, molhando arquivos, prontuários de pacientes e outros documentos importantes.

Além do fechamento para reforma, o fato foi um alerta para buscar uma solução de gestão digital segura e, na época, descontinuar o uso do papel.

Desde então, a dentista utiliza o software odontológico totalmente online da Simples Dental.

Segurança de acordo com a LGPD

Com as sanções em vigor desde agosto de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como objetivo assegurar a proteção das informações de todos os indivíduos, enquanto pessoas físicas.

A lei não faz qualquer distinção de mercados, portanto ela também impacta os serviços de Odontologia, área que lida no dia a dia com dados, inclusive sensíveis, de pacientes.

O aspecto pelo qual mais deve se ter atenção e cuidado é relacionado à prevenção de vazamentos de dados ─ que, caso ocorram, são penalizados de acordo com sua gravidade.

Nesse sentido, utilizar um software online ajuda a garantir a segurança no tratamento de dados de pacientes e demais pessoas físicas que a clínica possui, permitindo:

  • A gestão do acesso
  • O controle do número de dispositivos
  • O acesso dos usuários a determinados recursos

Com isso, é possível assegurar a confidencialidade das informações ─ não apenas dos dados de pacientes, como também de indicadores financeiros da clínica ─, além de reduzir os riscos de vazamento de dados.

4 → Outros benefícios em usar um software online na sua clínica

Para clínicas e consultórios odontológicos, investir em um software na nuvem significa otimizar processos e tarefas diárias e agregar valor ao negócio.

Além dos dados e informações serem compartilhados pelas pessoas autorizadas com maior eficiência e segurança, tudo pode ser gerido em tempo real, eliminando erros e falhas, principalmente relacionados à tomadas de decisões.

Confira abaixo mais algumas vantagens em utilizar a ferramenta no seu negócio.

Redução de custos

Uma das grandes vantagens em utilizar um software online é a redução de custos, pois não é preciso gastar com infraestrutura, manutenção, profissionais de TI para suporte e reparo do sistema e licenças para cada usuário.

Com o sistema na nuvem, a clínica paga apenas uma mensalidade por funcionalidades que atendam suas demandas, economizando em equipamentos, espaço, energia e até mesmo com papel e materiais de escritório.

Mobilidade

Conferir prontuários de pacientes antes de sair de casa, agendar consultas em qualquer horário e local ou acompanhar os indicadores financeiros e resultados da clínica enquanto está no trânsito são mais alguns dos benefícios promovidos pela tecnologia em nuvem.

A mobilidade proporcionada ao investir em um software online traz flexibilidade para o dia a dia, em que as tarefas sequer precisam ser realizadas no ambiente de trabalho, bastando apenas ter em mãos o acesso ao sistema por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Escalabilidade

A escalabilidade se refere à capacidade de ampliar o serviço de acordo com o crescimento do negócio.

Nesse sentido, um software online acompanha o crescimento da clínica com maior flexibilidade na entrega de recursos a um custo menor, comparado ao modelo tradicional de software local.

Ou seja, sempre que necessário, a clínica pode ampliar, ou até mesmo reduzir, o que foi contratado. Isso garante a qualidade de seus serviços mesmo que a demanda aumente repentinamente, por exemplo.

Compatibilidade

Como os softwares na nuvem são executados remotamente, via internet, basta ter um navegador moderno para utilizá-lo, sem a necessidade de instalações e configurações específicas de máquinas.

Essa compatibilidade torna muito mais fácil e prática a integração da ferramenta na rotina dos profissionais.

Melhoria da gestão

A ferramenta permite centralizar todos os dados da clínica ou consultório: desde a agenda até o financeiro.

Isso possibilita à pessoa administradora analisar os resultados de forma facilitada e perceber, por exemplo, quais são os gargalos do negócio, quais os procedimentos mais lucrativos, de onde vêm os pacientes, entre outras informações.

Esses indicadores fornecem uma base para tomadas de decisões mais assertivas, aumentando o faturamento e ajudando a alcançar uma gestão de excelência.

Além disso, com a agenda online qualquer alteração fica visível para dentistas e secretárias em seguida à edição, o que torna a comunicação muito mais ágil.

Maior foco em atendimento

Todas as vantagens acima trazem ainda mais um benefício para a clínica: um foco maior no atendimento de pacientes.

Uma vez que os processos se tornam mais ágeis, seguros e práticos, a utilização de um software online permite que tanto dentistas quanto secretárias e recepcionistas dediquem mais tempo à experiência de seus clientes.

5 → Como funciona a nuvem do Simples Dental

O software odontológico Simples Dental é caracterizado como um modelo SaaS, ou seja, a ferramenta é acessada via internet, de qualquer dispositivo, por meio de um login e uma senha.

Todo dado e informação inseridos dentro do Simples Dental são armazenados em servidores que ficam hospedados na Amazon Web Services (AWS).

A AWS é o serviço de hospedagem oferecido pela Amazon, uma das maiores empresas de comércio digital do mundo, utilizado também por grandes marcas como Netflix, Ifood e Nokia.

De acordo com Beatriz Vicente, coordenadora de desenvolvimento da Simples Dental, por utilizar essa tecnologia de ponta, o software armazena todas as informações dos clientes de forma instantânea e segura.

Mesmo a instabilidade do final de 2021, que fez com que boa parte da internet do mundo tivesse problemas, por exemplo, é um caso pontual e muito raro de acontecer, mas que ainda assim não afeta a segurança das informações”, explica.

Além disso, na Simples Dental nossos clientes contam com uma equipe responsável pela segurança das informações e por toda a infraestrutura da ferramenta, sempre mantendo tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Contamos com times de especialistas tanto para atender nossos clientes quando necessário, quanto focados em manter a segurança do nosso sistema. Esse tipo de demanda é sempre prioridade”, reforça Beatriz.

Para saber mais sobre o Simples Dental e suas funcionalidades, acesse o site e descubra como tornar a sua gestão 100% digital.

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

“O Simples Dental aposentou o papel na nossa clínica” por Design Ottoboni

“O Simples Dental aposentou o papel na ...

Acompanhe como foi a trajetória e o relato da equipe da Clínica Design Ottoboni...

“Usar o Simples Dental desde o início ajudou muito no meu crescimento”- dentista Kamila Luz

“Usar o Simples Dental desde o início a...

Acompanhe neste artigo o depoimento da dentista Kamila Luz formada há apenas do...

Lançamento 2024: Análise de Crédito para pacientes

Lançamento 2024: Análise de Crédito para paci...

No Brasil, a Análise de Crédito para pacientes é uma ferramenta importante ...