Como captar pacientes sem fazer convênios

julho 22, 2014

ConfiançaA falta de pacientes é um problema cada vez mais comum na área, o que faz com que muitos dentistas optem por aderir a convênios. Na maioria dos casos os convênios pagam baixos valores pelos tratamentos e tem processos muito burocráticos.

Esse post vai dar algumas dicas de como melhorar o processo de captação de clientes, para que você tenha mais opções antes de recorrer aos convênios.

Faça parceria com empresas

Fazer parcerias com empresas pode parecer um prática antiga, mas funciona muito bem. Você pode oferecer um desconto para alguns tratamentos e cobrar o preço normal em outros. Assim a empresa ganha por estar dando um auxílio odontológico para seus funcionários e você ganha novos clientes.

Esse tipo de parceria não acontece sozinha, então você precisa gastar a sola do sapato e visitar as empresas de sua cidade ou região. Peça indicação de amigos para apresentar pessoas influentes de determinadas empresas, isso sempre facilita a negociação. Muitas pessoas buscam por um plano odontológico pessoa física pois não tem o benefício empresarial, logo, visitar empresas é sempre uma oportunidade de encontrar novos pacientes.

Indicações profissionais

Algumas pesquisas mostram que indicações profissionais são um dos mais eficientes meios de captação de clientes. Para você conseguir indicações é muito importante que você seja especialista em uma área, por exemplo endodontia ou odontopediatria. Muitos dentistas não atendem crianças ou não fazem endo de molar e poderão indicá-lo. Outra coisa muito importante é manter uma boa relação com outros profissionais. Uma boa relação pode transformar alguns de seus concorrentes em grandes parceiros. Pense nisso!

contrate o sd premium agora

Indicações pessoais

Indicações pessoais estão diretamente relacionadas a qualidade do seu atendimento, cliente feliz indica seu trabalho para outras pessoas. Mas você pode abordar estratégias mais ativas na indicação de pessoas, como pedir para seu paciente deixar o nome e o telefone de algum amigo ou familiar ao preencher uma pesquisa de satisfação. O cliente que o indicar também pode ganhar algum tipo de benefício. Também é muito importante que você seja uma pessoa conhecida, por isso participe de associações, clubes, pratique esporte com outras pessoas, almoce em restaurantes da região e nunca esqueça de ser simpático.

Esteja presente nas redes sociais

O Facebook é a maior rede social da web e consequentemente a maior ferramenta de publicidade para a sua empresa. Criar uma fanpage dá destaque e visibilidade. Você pode utilizar as redes sociais para publicar conteúdos interessantes, coisas que seus pacientes queiram saber, além de ser um outro canal de comunicação. Se quiser saber mais sobre o assunto dá uma olhada nesse outro post.

Surpreenda

Não esqueça que não adianta só captar o cliente, ele também precisa ser fidelizado. Por isso tente superar as expectativas de seu pacientes. Ofereça um kit de higiene bucal, um bombom na páscoa ou apenas mande um e-mail ou SMS em datas com aniversário, dia dos pais e das mães. Mostre que você esta ali e se lembra deles. Se você quiser fazer isso de maneira automática e sem perder tempo conheça o Simples Dental.

Você tem mais alguma ideia de como captar pacientes sem fazer convênios? Fique a vontade para comentar!

Compartilhe: