5 benefícios de software de gestão para clínicas odontológicas

Fazer uso de um software de gestão é essencial para integrar os diversos processos e informações em um único lugar. Dessa forma, é mais fácil lidar com toda a parte administrativa das clínicas odontológicas.

Além de dar total controle, autonomia e visão ampla sobre áreas diferentes do consultório, esta ferramenta também pode auxiliar na taxa de sucesso dos processos.

Afinal, um software de qualidade consegue dar conta de todas as áreas de um consultório.

Desde o estoque até o monitoramento dos procedimentos, é possível otimizar toda a gestão. Continue lendo e descubra quais são os 5 principais benefícios de utilizar um software de gestão.

beneficios de software de gestao

Descubra quais são os 5 melhores benefícios de um bom software

Felizmente, com o avanço da tecnologia, existem bons softwares no mercado que foram desenvolvidos para atender todas as demandas de um consultório de odontologia.

Ele é capaz de contribuir não apenas nos processos e tarefas realizadas por toda a equipe, como também na criação e na padronização das operações.

Com isso, os principais benefícios de um software de gestão em uma clínica odontológica são:

1. Dados reunidos em um só lugar

Utilizar um software de gestão pode fazer com que seja possível ter todas as informações de sua clínica em um só lugar.

Ou seja, todos os dados ficam centralizados dentro deste sistema para que seja possível acessar tudo que é utilizado em um consultório, como:

  • Processos;
  • Estoque;
  • Agendamentos;
  • Dados de fornecedores;
  • Armazenamento de exames.

Dessa forma, será possível ter acesso desde uma consulta para implantação de lente de contato até mesmo a checagem de folha de ponto da equipe.

2. Ajuda na recepção

Toda tecnologia ou ferramenta é criada a fim de facilitar e otimizar a mão de obra do trabalhador.

Considerando este cenário, softwares mais modernos podem ser acessados na nuvem de qualquer lugar e a qualquer hora.

Isso facilita muito não só a vida do dentista como também de quem está na recepção.

Afinal, não será mais preciso procurar entre diversos papéis qual foi o valor fornecido em uma consulta de orçamento para um paciente que desejava saber quanto custa um clareamento.

Por meio de um único clique, é possível ter em mão informações importantes sobre processos, tarefas e pacientes.

3. Automação de processos

A automação e padronização de processos são as formas mais eficientes de promover a facilidade e a otimização na rotina de uma clínica odontológica.

Ter um método fixo para realizar os processos na clínica e no consultório permite que as atividades não sejam esquecidas, perdidas ou até mesmo realizadas sem um padrão.

Por exemplo, imagine que um paciente já realizou radiografia em sua clínica e agora deseja apenas confirmar o valor do implante dentário para começar a realizar o procedimento.

No entanto, se não houver padronização, as chances de perder estes exames pode ser alta.

Vale lembrar que a equipe que vai gerenciar o software precisa estar devidamente treinada para conseguir atuar com eficiência em eventuais momentos de adversidade, corrigindo e otimizando os mais variados processos.

4. Controle de estoque

Se tratando de um consultório odontológico, o estoque é algo sério e não pode ser mal organizado e monitorado!

O controle de estoque precisa ser cirúrgico, pois se ele falha, todo o resto é consequência, já que é impossível realizar determinadas tarefas se não houver equipamentos necessários armazenados e higienizados.

Afinal, uma pessoa que vai até um consultório, seja para uma cirurgia ou apenas para realizar uma avaliação para saber sobre o valor de um clareamento a laser, é preciso ter materiais esterilizados e disponíveis.

Imagine que um dentista precisa realizar um tratamento, porém não possui luvas em estoque?

Graças ao software de gestão, dá para ter todo o controle do que entra e o que sai. Possibilitando controle e, até mesmo, a economia. Afinal, um bom gerenciamento de estoque evita gastos desnecessários que podem prejudicar a saúde financeira de sua clínica.

Considerações finais

São diversas as vantagens de fazer uso de um software de gestão em seu consultório.

Uma vez que a gestão existe justamente para garantir que os objetivos de uma empresa sejam alcançados sem muitas complicações, a tecnologia sempre será uma aliada.

Dentro da odontologia, é essencial ter uma excelente organização.

Pesquise, veja quais são as possibilidades disponíveis para o seu cenário e comece agora mesmo a garantir um melhor desempenho de sua clínica de odontologia!

* Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

 

banner-posts-plano-vendas

Você pode gostar...

Deixe um comentário