Agendamento online: praticidade para pacientes e dentistas

junho 15, 2023

Agendamento online: praticidade para pacientes e dentistas

No dia a dia de quem atua em clínicas ou consultórios odontológicos, nem sempre é fácil acompanhar o status de cada paciente de forma ágil, o que acaba atrapalhando a rotina. É por isso que dentistas ou funcionários contratados para o atendimento aos pacientes devem considerar o uso do agendamento online

Com isso, se as informações estão em papéis, fica difícil ter agilidade no controle sobre mudanças de horários, cancelamentos, faltas e remarcações, né? 

Além disso, aproveitar a tecnologia para ter uma agenda digital não é nada complexo e ainda pode ajudar a contornar diversos problemas comuns na gestão de negócios odontológicos. 

Vantagens do agendamento online para clínicas e consultórios 

Se tempo é dinheiro, ter mais controle sobre os horários é fundamental para você ganhar mais e poder atender melhor seus pacientes. Ou seja, o agendamento online ajuda clínicas e consultórios nesse desafio, além de promover benefícios também para os pacientes.

Confira algumas vantagens:

Tenha um aplicativo disponível para a comunicação entre paciente e clínica

Disponibilize um aplicativo completo, com informações sobre a clínica ou consultório e que os pacientes possam confirmar ou cancelar consultas.

Acesse a agenda a qualquer momento, em qualquer lugar

Ou seja, ao ter uma agenda online, você e/ou pessoas específicas ligadas ao consultório podem conferir as informações sobre as consultas em qualquer lugar com acesso à internet, até mesmo pelo celular. Por isso, chega de perder tempo confirmando consultas ao ligar para os pacientes ou chamar no WhatsApp.

Conquiste visão ampla sobre consultas e produtividade

Desde já, se você optar por manter todas as informações sobre consultas em um só lugar, isso vai ajudar você e sua equipe a terem uma visão clara sobre brechas na agenda, dias que serão mais agitados, entre outros pontos ligados à produtividade. No caso de clínicas, também fica mais fácil identificar os profissionais que estão realizando mais atendimentos. 

Acompanhe com facilidade mudanças de horário e cancelamentos 

Nesse sentido, existem no mercado softwares que permitem que você receba alertas caso ocorram mudanças de horário ou cancelamentos. Assim, é possível ir, de forma imediata, em busca de pacientes que estejam precisando de horários e preencher esses espaços de tempo. É uma ótima forma de não ter cadeiras vazias.

Crie alertas automáticos para remarcações de pacientes

Assim como no ponto anterior, ter um software possibilita que você programe alertas relacionados a pacientes que precisam retornar em determinados períodos. Caso ele não venha em busca dessa consulta, é possível tomar a frente e entrar em contato, aumentando chances da remarcação acontecer. 

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios de contar com uma agenda online, mas muitas outras vantagens relacionadas ao gerenciamento de tempo da sua clínica ou consultório podem ser aproveitadas se a ferramenta escolhida for de qualidade, como é o caso do maior software odontológico da América Latina, o Simples Dental. 

Experiência pessoal: confira o depoimento de um usuário da agenda online 

O agendamento online é uma das principais funcionalidades do software Simples Dental. Mas como somos suspeitos para falar, chamamos um de nossos clientes para contar sobre sua experiência na plataforma. 

Agendamento online: praticidade para pacientes e dentistas

O gestor da it.odonto de Manaus, Fernando Trigueiro utiliza o Simples Dental. Segundo o especialista, a funcionalidade de agendamento online ajuda a fazer uma gestão mais eficaz. “A gente consegue, de uma forma muito visual e muito intuitiva, entender como está a agenda e o que tem de espaços. Por causa das cores, isso realmente fica mais fácil”, explicou.

agendamento online

Ele também acredita que o agendamento online do Simples Dental ajuda a ter previsibilidade. “É possível ter uma noção ‘para frente’ e também olhar para trás, ver como estava a agenda, fazer comparações — inclusive com o indicador percentual de presença”.

cadeira 2 agendamento online

Melhorias de resultados 

O dentista contou que percebeu uma evolução com o uso da ferramenta. No início, utilizam apenas de forma básica, para marcação dos pacientes. Com o uso de cores e observações, as mudanças começaram a ocorrer. 

“Quanto mais a gente aplicava as funcionalidades, melhores os resultados.  Diminuímos a quantidade de faltas, não temos mais atrasos, e melhoramos receita e faturamento, já que a gente conseguiu otimizar o tempo fazendo mais atendimento”, afirmou. 

Visualização completa e dinâmica

Trigueiro explicou que com a agenda online também fica tudo muito fácil de ser visualizado. “Todo mundo consegue saber o que está acontecendo, independentemente de estar lá ou não. Vejo também como benefício muito grande não precisar estar lá presente no negócio para fazer essa análise de como estão os indicadores e o desempenho das equipes”, explicou.

O gestor ressaltou que isso também dá mais agilidade, já que tudo é em tempo real. “Se alguém desmarcou, já ficamos sabendo. Isso permite que a equipe já preencha esse espaço vazio”. 

Fidelização dos clientes

Por fim, o dentista ainda destacou que a agenda online do Simples Dental permite não apenas olhar para agendamentos e cancelamentos, mas também criar alertas de retorno. “Isso favorece a fidelização do paciente que tem que voltar a cada 4 meses ou a cada 6 meses, por exemplo. A gente consegue fazer isso de uma forma muito organizada”. 

cadeira 1 agendamento online

Segundo Trigueiro, essa funcionalidade ajudou também a realizar a venda de pacotes, algo que não conseguia antes, e a recuperar consultas de pacientes faltosos. Assim, é possível notar o impacto positivo na receita da clínica. 

Simples Dental: muito além do agendamento online

Em suma, a agenda online do Simples Dental tem outros diferenciais importantes que não podemos deixar de citar. Nele é possível: 

  • Criar confirmações automáticas por WhatsApp e SMS, o que economiza até 30% do tempo de secretárias.
  • Cadastrar e controlar alertas de retornos direto pela agenda. 
  • Enviar lembretes de retorno para os pacientes.
  • Cadastrar a agenda de quantos dentistas e secretárias for necessário, sem limites.

Assim, você pode conferir que o nosso software também vai muito além. No Simples Dental você encontra as seguintes funcionalidades: 

  • Prontuário digital: livre-se da papelada com históricos clínicos dos pacientes sempre disponível, assinatura eletrônica, odontograma, documentos personalizados, etc
  • Gestão e controle financeiro: você pode ter domínio total da sua clínica ao acompanhar dados financeiros em tempo real, simplificar o recebimento de boletos, obter um sistema inteligente de cobranças e muito mais. 
  • Marketing e vendas: vai ficar simples transformar agendamentos em vendas, emitir orçamentos rápidos e personalizados, controlar comissões e até aprovar orçamentos completos ou parciais. 
  • Aplicativo Meu Doutor: disponibilize um aplicativo completo com tudo o que pacientes precisam saber sobre sua clínica ou consultório.

Resumindo, para ficar ainda melhor, você pode testar nosso software gratuitamente. Clique no banner abaixo, faça seu cadastro e experimente os benefícios já aproveitados por mais de 60 mil usuários. 

experimento o maior software odontológico

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

7 dicas para reduzir faltas no consultório e lucrar mais

7 dicas para reduzir faltas no consultório e ...

Preocupado com as faltas no consultório? Veja 7 dicas que vão te ajudar a fazer ...

Simples Dental Agenda: como funciona

Simples Dental Agenda: como funciona

Utilizar uma agenda odontológica online é essencial para organizar a rotina da s...