Anamnese completa: por que e como fazer na odontologia

Veja como a anamnese completa pode ajudar a melhorar seu atendimento e o desempenho do seu consultório no dia a dia!

A primeira vez que um paciente chega ao dentista é um dos momentos mais importantes. É nesse início de relação a hora certa para fazer uma anamnese completa

Procedimento que merece a devida importância. Pois, irá evidenciar os diferenciais de atendimento que vão te destacar no mercado! Aprenda neste artigo como fazer uma anamnese completa de seus pacientes.

___________________________________________________________

MENU DE NAVEGAÇÃO

O que é anamnese odontológica?

Importância de ter o registro dos pacientes

Como fazer uma anamnese completa e personalizada?

3 Dicas do que não fazer na entrevista do paciente

Por que substituir os registros físicos pelos digitais?

Melhore seu atendimento e destaque-se com a anamnese digital do Simples Dental!

___________________________________________________________

O que é anamnese odontológica?

A anamnese odontológica é um documento com o registro de todos os dados importantes de um paciente. Ela deve conter informações como o motivo que levou o paciente ao consultório, a história da progressão da queixa, histórico médico, medicamentos em uso, cirurgias, alergias, histórico familiar, hábitos, vícios e todos os seus dados de identificação, claro, entre outros.

Essas informações vão guiar as suas ações, então quanto mais completa e detalhada, mais subsídios o dentista terá para acertar no diagnóstico e no tratamento, certo?

Importância de ter o registro dos pacientes

Assim, qualquer informação que possa interferir no tratamento do paciente deve constar na anamnese completa, ajudando a identificar antecipadamente possíveis intercorrências e as chances de sucesso.

Por isso, o documento também é uma espécie de proteção ao dentista em casos de processos éticos, administrativos, civis e criminais. A anamnese pode ajudar a minimizar riscos jurídicos, servindo como defesa do profissional, porque ela pauta o trabalho do dentista de acordo com o que está escrito e assinado pelo paciente.

Vale destacar que o dentista não é responsável se o paciente omite, esquece ou mente sobre algum dado. Então é muito importante que a anamnese completa seja assinada (assinatura eletrônica, no caso da anamnese digital) pelo paciente ou responsável e devidamente guardada com toda a documentação.

Agora, em relação ao tempo que o documento deve ser guardado, não há uma resposta objetiva. Primeiro porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o paciente tem um prazo de cinco anos para reclamação após o conhecimento do fato. Ou seja, a partir do momento em que o problema for evidenciado.

Já a Lei 13787/2018, que trata da digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente, estabelece o prazo de 20 anos a partir do último registro para que os prontuários possam ser eliminados.

Assim, O CFO (Conselho Federal de Odontologia) recomenda que a anamnese completa e o prontuário sejam guardados, por no mínimo, dez anos após a última consulta, já que podem ser utilizados como prova documental em defesas judiciais e administrativas.

Como fazer uma anamnese completa e personalizada?

Basicamente há duas formas de fazer uma anamnese completa: a aberta, em que você pergunta e o paciente responde livremente, e a fechada, quando ele pode responder apenas “sim” ou “não”. 

A anamnese fechada não permite muita margem de interpretação, o que pode não ser muito interessante. O ideal é que o dentista colete dados concretos, mas também entenda um pouco sobre a forma de ser daquela pessoa. 

E lembre-se que o histórico dela e da família também pode ajudar bastante a conhecê-la melhor! Então é muito importante considerar essas informações e alinhá-las com uma escuta ativa, com real interesse no que está sendo dito.

A escuta ativa envolve ainda uma aproximação corporal e o uso de expressões verbais que o encorajam a continuar falando para que você possa identificar a sua real necessidade. 

Assim, se você perceber que a pessoa está nervosa, pode ser mais fácil se o motivo é a eventual dor que está sentindo ou por medo de dentista, por exemplo. E conversar para garantir um atendimento mais tranquilo, gerando mais confiança no seu trabalho.

Analisar a linguagem corporal do paciente também é parte de uma anamnese personalizada. Especialista em Estomatologia e mestre em Diagnóstico Bucal, o dentista Caetano Baptista Neto indica alguns sinais de ansiedade no estudo “Avaliação geral do paciente (parte III): comportamento humano e a linguagem corporal”:

  • Olhar para os olhos ou seguir todos os movimentos que você faz;
  • Tique nervoso de piscar os olhos de forma intensa ou forçada;
  • Balançar a perna constantemente;
  • Tamborilar ou estalar os dedos;
  • Respiração rápida e curta;
  • Comportamento inquieto;
  • Massagear as mãos;
  • Tremor nas mãos;
  • Roer unha.

3 Dicas do que não fazer na entrevista do paciente

Mas sabia que também há erros que podem ser cometidos na anamnese? Veja o que você deve evitar:

  • Não se atentar ao histórico de saúde

Recorra sempre às informações guardadas, não tente lembrar tudo de cabeça! Afinal, o dia a dia do cirurgião-dentista é corrido, com vários pacientes, então não confie que vai se lembrar de tudo! 

Por isso o ideal é que seja feita uma anamnese digital, que possa ser acessada com facilidade, otimizando sua rotina.

  • Não considerar hábitos ou vícios

A história social e o estilo de vida falam muito sobre uma pessoa e podem ajudar a formar diagnóstico e prognóstico corretos, fatores como o uso de cigarro, bebidas ou falta de cuidado com os dentes, influenciam nesse resultado.

  • Não adicionar todos os documentos do paciente

Vários documentos devem ser adicionados à anamnese completa, melhorando a organização e a gestão do consultório.

O plano de tratamento e as anotações sobre sua evolução e intercorrências, por exemplo, precisam ser anexados. Além dos documentos pessoais, ficha clínica, exames clínicos, prontuário e as receitas.

Por que substituir os registros físicos pelos digitais?

Agora imagine ficar lidando com esse monte de papéis a cada paciente? A anamnese completa é extensa e o dentista perde um tempo valioso buscando as informações que precisa em vários arquivos diferentes. Por isso, substituir os registros físicos pelos digitais é muito mais prático.

E irá liberar espaço no consultório, já que não há necessidade de armários e fichários. Assim, além de um espaço mais bonito e agradável, há também economia de papel, impressora, toner e gastos com mobiliário, por exemplo.

Isso sem falar que os registros digitais duram para sempre.

Assim, você preenche quantas anamneses digitais quiser no prontuário digital e todas as informações estarão sempre prontas para serem acessadas quando você precisar. 

Da mesma forma, aliás, que a agenda digital, onde o dentista acessa rapidamente as consultas, sabe em tempo real se houve alguma substituição ou cancelamento, envia lembretes e confirmações automáticas, e registra o  histórico das consultas de cada paciente.

Principais benefícios da anamnese digital

A anamnese digital ajuda você a conhecer melhor seus pacientes e melhorar cada vez mais seu atendimento, humanizando o relacionamento ao mesmo tempo em que otimiza a sua rotina. Mas tem muitas outras vantagens.

Histórico clínico sempre disponível

Você pode consultar o histórico clínico sempre que quiser, atualizando facilmente o material quando precisar. Assim o dentista tem uma fonte segura para planejar as ações, acompanhar e avaliar a evolução do paciente.

Segurança

No Simples Dental, todas as informações estão seguras. E não há preocupação em perder os dados armazenados em nossos servidores, hospedados na Amazon.

Não necessita de grandes espaços para armazenamento

E, ao contrário da papelada, a anamnese completa digital não ocupa espaço nenhum. Já os arquivos físicos são caros para aquisição, onerosos para manutenção, trabalhosos para o manuseio no dia a dia e ainda ocupam espaço na clínica que poderia ser utilizado para fins mais estratégicos.

Melhore seu atendimento e destaque-se com a anamnese digital do Simples Dental!

Como você viu, a anamnese completa é fundamental no dia a dia do dentista, mas você agrega muito mais vantagens com a anamnese digital.

Venha conhecer todas as ferramentas que seu consultório precisa para crescer com o Simples Dental e conheça todas as funcionalidades do prontuário digital!

banner-posts-plano-vendas

Você pode gostar...

Deixe um comentário