Assinatura Eletrônica do Simples Dental: conheça o novo recurso do software

Com a Assinatura Eletrônica, a clínica interage melhor com o paciente e agiliza o fechamento de evoluções direto pelo software odontológico.

A Assinatura Eletrônica mais uma oportunidade de colocar em prática a Odontologia sem papel na sua clínica. Com a assinatura de evoluções de forma digital você tem segurança jurídica, diminui custos, otimiza tempo e ganha em agilidade para finalizar a jornada clínica do paciente.

O novo recurso do Simples Dental veio para otimizar os processos na rotina de Odontologia, melhorar o relacionamento entre você e seu paciente e tornar sua clínica muito mais ágil com tecnologia.

___________________________________________

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → O que é a Assinatura Eletrônica
2 → Os benefícios da Assinatura Eletrônica para dentistas
Otimização de tempo e espaço na sua clínica
Agilidade para sua equipe e economia de papel
Segurança e validade jurídica para os tratamentos
3 → Como funciona a Assinatura Eletrônica do Simples Dental

___________________________________________

1 → O que é a Assinatura Eletrônica

A ferramenta de Assinatura Eletrônica, utilizada por várias empresas, tem validade jurídica e está prevista para o uso na Odontologia pela Medida Provisória nº 2.200-2, em vigor desde 2001.

Apesar de bastante utilizada, a Assinatura Eletrônica ainda gera dúvidas, pois pode ser confundida com a Assinatura Digital. Assim, o primeiro passo para entender sobre elas é saber que são tipos diferentes de assinaturas online disponíveis no mercado.

A Assinatura Digital consiste em assinar um documento digitalmente, com validação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (Certificado ICP-Brasil). Além disso, ela é necessária para comprovação de algum registro oficial e autenticação em cartório.

Além disso, ela é importante porque pode ser necessária para comprovação de algum registro oficial e autenticação em cartório. Ainda, para que possua validade, é preciso que paciente e dentista possuam, individualmente, uma certificação digital.

Em contrapartida, a Assinatura Eletrônica é uma validação de identidade usada no meio virtual. Possui ainda a necessidade de coleta de dados que comprovem a autenticidade do documento.

A Assinatura eletrônica avançada pode ser utilizada quando envolver informações classificadas ou protegidas por grau de sigilo e nos registros perante as juntas comerciais.

Ela é coletada através de senha, geolocalização, token ou outro sistema seguro em relação a dados e questões jurídicas.

Por exemplo, pelo Simples Dental utilizamos a Assinatura Eletrônica coletada por intermédio da empresa Zap Sign, que já possui certificação de segurança jurídica pela ICP-Brasil.

2 → Os benefícios da Assinatura Eletrônica para dentistas

O Simples Dental está sendo atualizado de forma contínua para atender as necessidades dos seus clientes e contribuir com a Odontologia sem papel.

A Assinatura Eletrônica nas evoluções é o primeiro passo para que essa tecnologia seja utilizada no futuro em vários outros documentos dentro do sistema. Confira abaixo alguns dos benefícios da Assinatura Eletrônica do Simples Dental!

Otimização de tempo e espaço na sua clínica

Otimizar tempo e espaço virou uma realidade com a Assinatura Eletrônica do Simples Dental. Isso porque a assinatura nas evoluções dos pacientes, que antes necessitava de impressão, agora pode ser realizada de forma digital.

Além de otimizar o tempo na rotina da clínica, a Assinatura Eletrônica facilita para a pessoa paciente, uma vez que ela não precisa sair de casa para assinar esses documentos. Basta que receba a solicitação pelo WhatsApp Web e assine de qualquer lugar pelo celular.

Com a Assinatura Eletrônica para dentistas do Simples Dental você não perde tempo armazenando ou procurando as evoluções dos tratamentos na ficha de papel do paciente.

Outro benefício é não precisar de mais espaço em seu consultório para guardar esses documentos assinados. Agora você pode acessá-los diretamente no prontuário do paciente e em nuvem no sistema.

“A gente sabe o quanto é chato, principalmente para quem tem muitas fichas de pacientes, ficar armazenando esses documentos Isso ocupa um grande espaço, não é bonito e a gente acaba perdendo tempo”, explica Ramon Maciel, na live de lançamentos 2022.

Agilidade para sua equipe e economia de papel

Com o recurso de Assinatura Eletrônica sua equipe ganha mais agilidade para executar inúmeras tarefas do dia a dia. Por exemplo, ao realizar as assinaturas no formato físico, a secretária ou administrador da clínica despendia tempo armazenando e procurando as fichas de evolução.

Ao utilizar o novo recurso, além de economizar papel, você economiza dinheiro na impressão e na compra de material ou na compra de móveis para armazenamento de documentos.

Mais dinheiro para investir na sua clínica e funcionários significa: mais orçamentos fechados.

Segurança e validade jurídica

Ter Assinatura Eletrônica na sua clínica, por meio do Simples Dental, só foi possível pelas mudanças em algumas leis e medidas provisórias que surgiram nos últimos anos.

A fundamentação para aceitação da Assinatura Eletrônica em documentos é vasta e está presente: no Código Civil Brasileiro (Art.104, 107 e 225), no (Art.369, 411, 440 e 441), na Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e na Lei 14.063 de 2020.

Esta última lei surgiu no período da Pandemia da COVID-19 e acelerou o processo de formalização dos negócios jurídicos em meios eletrônicos, como a Assinatura Eletrônica.

Em resumo, todo e qualquer documento particular assinado de forma eletrônica é válido, como: contratos e rescisões, evoluções, recibos, folha de pagamento, ordens de serviço, atas de reunião e assembleia, entre outros.

Afinal, que tipo de segurança jurídica eu tenho com a Assinatura Eletrônica do Simples Dental? A assinatura que o software odontológico oferece é operada pela empresa Zap Sign, com validade jurídica para você proteger a conduta da clínica.

3 → Como funciona a Assinatura Eletrônica do Simples Dental

Com a Assinatura Eletrônica você consegue assinar as evoluções dos seus pacientes direto pelo Simples Dental, ou seja, sem precisar imprimir o documento. O processo de assinatura fica ainda mais simplificado entre paciente e clínica.

Para utilizá-lo você precisa adquirir saldos à parte na loja do Simples Dental, assim como já faz com os pacotes de confirmação de consultas automáticas. Depois é só seguir as etapas:

  • Aprovar um orçamento de tratamentos em orçamentos ou incluir tratamentos direto pela aba tratamentos;
  • Finalizar a jornada clínica do paciente na aba tratamentos;
  • Descrever a evolução do tratamento finalizado;
  • Selecionar as evoluções para solicitar a assinatura do paciente;
  • O paciente recebe o link de assinatura pelo WhatsApp para fazer cadastro na Zap Sign e assina;
  • Você acompanha a assinatura pela aba tratamentos do prontuário digital.

Como citado, o envio é feito direto pelo sistema e compartilhado por mensagem para o paciente pelo WhatsApp Web.

Os saldos são descontados a cada assinatura do paciente no documento enviado. Assim se quiser enviar várias evoluções do paciente de uma só vez para assinatura, você só paga por uma Assinatura Eletrônica.

O recurso está disponível no plano Gestão e Vendas e, por enquanto, nos documentos de evolução do paciente. As próximas atualizações do sistema, ainda sem data certa, preveem a disponibilidade da ferramenta para outros documentos, como por exemplo Anamnese.

Além disso, quem já é dos planos Gestão e Vendas já possui cinco assinaturas eletrônicas grátis para testar o novo recurso.

Quer entender mais sobre a Assinatura Eletrônica do Simples Dental e saber o passo a passo para assinar documentos? Confira abaixo o vídeo da ferramenta e esclareça suas dúvidas!

E se você perdeu a nossa live de lançamentos? Não fique de fora das novidades, acesse o vídeo da live na íntegra.

banner-posts-plano-vendas

Você pode gostar...

Deixe um comentário