Por que devo usar a assinatura eletrônica em minha clínica? Veja 5 motivos

dezembro 5, 2022

Motivos para usar a assinatura eletrônica em sua clínica

Ainda não tem a assinatura eletrônica na sua clínica? Saiba tudo sobre o assunto e veja porque ela é tão importante para aumentar seus lucros!

Também não aguenta mais ter que lidar com tanta papelada na clínica? Prontuários, exames, boletos, notas fiscais, planilhas… Vamos ser sinceros. Não foi para isso que você se tornou dentista. Mas é por isso que a tendência da odontologia sem papel cresce tanto a cada dia. E a assinatura eletrônica é uma parte fundamental desse processo. 

1. O que é assinatura eletrônica?

Com toda a transformação digital que estamos vivendo, a assinatura eletrônica é uma das maiores conquistas. E não só pra quem é dentista: ela já está em todas as áreas, facilitando a vida profissional e pessoal de muita gente. Ou seja, ela beneficia o dentista, na gestão da clínica e os pacientes

A assinatura eletrônica é uma forma de assinar documentos online com toda a segurança. Você e sua clínica ganham muito mais agilidade e ainda agregam valor à jornada do paciente. 

2. Assinatura eletrônica tem validade jurídica?

E não precisa ter receio: o uso da assinatura eletrônica na odontologia não só tem validade jurídica como é prevista na MP 2.200-2/21

Hoje a assinatura eletrônica já é muito utilizada nos consultórios e clínicas, mas ainda é comum haver uma certa confusão com assinatura digital. Mas elas são duas coisas diferentes. 

A assinatura digital é uma forma de assinar um documento digitalmente. Mas ela precisa ser validada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (Certificado ICP-Brasil). 

Além disso, a assinatura digital é especialmente importante quando o documento precisa de registro oficial e autenticação em cartório. Só que, nesse caso, tanto o dentista quanto o paciente devem ter uma certificação digital. E esse, por sua vez, é uma identidade virtual de uma pessoa jurídica ou física, substituindo o documento de papel tradicional. 

Já a assinatura eletrônica é uma validação de identidade feita através de um meio eletrônico. Ela também precisa coletar dados que comprovem a autenticidade do documento. Isso pode ser feito por senha, token, geolocalização ou outro sistema seguro. Sem precisar de certificado digital, nem do dentista, nem do paciente.

E é bem simples, facilitando a sua vida no consultório. Aqui no Simples Dental nós optamos por usar a assinatura eletrônica coletada por intermédio da empresa Zap Sign, que já tem certificação de segurança jurídica pela ICP-Brasil.

3. Principais aplicações da assinatura eletrônica na odontologia

Por isso, se você usar a assinatura eletrônica para a validação de evoluções e anamneses  estará melhorando a jornada do seu cliente e facilitando sua rotina com toda segurança para todos.

Tudo é feito pelo sistema e enviado diretamente para o paciente por WhatsApp. Então não esqueça que, como essas aplicações precisam da aprovação do paciente, ele também deve fazer a assinatura eletrônica

Então olha só onde ela pode ser usada:

1 – Anamnese

A anamnese é um processo muito importante para entender o histórico do paciente e ter mais assertividade no diagnóstico e no tratamento. Mas é também uma garantia de que você está agindo de acordo com os dados que foram passados por ele. 

E com o Simples Dental tudo é mais fácil. Além dos modelos prontos de questionários integrados ao prontuário digital, agilizando o processo, seu paciente também pode assinar eletronicamente a anamnese, mostrando que assume a veracidade das informações prestadas por ele.

Dessa forma você ganha mais agilidade na rotina do consultório e seu paciente mais conforto. 

4. 5 motivos para implementar a assinatura eletrônica no seu consultório

A assinatura eletrônica não é obrigatória da odontologia, mas adianta muito o dia a dia do dentista. E você vai ver que seus pacientes também vão gostar da novidade, agilizando os procedimentos. 

Mas além dessa geração de valor, você também tem outros motivos para adotar a assinatura eletrônica. Vou te mostrar cinco deles, mas muitos outros você só vai descobrir mesmo na rotina da clínica.

1 – Mais praticidade para você e seu paciente

A assinatura eletrônica evita que o paciente vá até seu consultório só para assinar um documento ou pior que não assine. Tudo bem que os documentos físicos continuam valendo, mas essa praticidade com os documentos digitais é tudo.

2 – Mais agilidade

O consultório fica mais ágil com a assinatura eletrônica

Sua secretária ganha tempo para outras coisas mais importantes, como o atendimento em si. Você consegue arquivar e armazenar no sistema, podendo acessar rapidamente sempre que precisar.

3 – Redução do uso de papel

E vamos ser sinceros, reduzir a quantidade de papel na clínica é cortar gastos e ainda ganhar um espaço precioso, certo? Sem falar que não precisa ficar comprando móveis para guardar, nem parar tudo para organizar os arquivos de tempos em tempos e nem correr o risco de perder algum papel

4 – Mais segurança

Não tem jeito, a tecnologia na vida do dentista é um caminho sem volta. O mundo todo, aliás, já está digitalizado, então não ter uma assinatura eletrônica é como pedir para ser excluído do mercado. 

Até porque a assinatura eletrônica também é mais segura. Ela é tão protegida por senhas e criptografias que é praticamente à prova de fraudes, falsificações e golpes. 

E ainda tem todo respaldo legal. Além da Medida Provisória 2.200-2 de 2001 ainda é fundamentada pelo Código Civil Brasileiro em seus artigos 104, 107 e 225 e pela Lei 14.063 de 2020.

5. Assinatura eletrônica no Simples Dental

E é claro que o melhor software odontológico da América Latina não ia ficar fora dessa. Nós buscamos a forma mais fácil e segura de te ajudar por meio da assinatura eletrônica em alguns processos. Em poucos cliques, você assina eletronicamente alguns documentos necessários e envia para seu paciente por WhatsApp. E para usar é muito prático, basta adquirir saldo na nossa loja como você já faz normalmente com os pacotes de confirmação de consultas automáticas.

Tudo o que vocês combinaram e acordaram fica devidamente registrado e guardado no histórico do paciente.

Houve um mal entendido e quer o documento físico? É só imprimir! 

Que tal testar gratuitamente? Aproveite para conhecer os novos lançamentos da Simples Dental para a sua clínica e revolucione o seu atendimento!

Compartilhe: