Histórias Simples Dental: como a clínica Cláudia Sens reduziu custos com um software online

janeiro 13, 2022

Cláudia Sens se inspira no SIMPLES DENTAL para inovar no atendimento com agenda e prontuários digitais, reduzindo custos com papel e tendo controle de orçamentos.

Em uma cidade da Grande Florianópolis, antes mesmo de chegar à ilha, capital de Santa Catarina, uma clínica em particular — Cláudia Sens Odontologia, registra, desde o início de sua história, uma parceria humanizada com o Simples Dental.

A importância da empatia com o paciente, a prevenção e a promoção em saúde são os motivos pelos quais a dentista Cláudia Sens se inspira diariamente para exercer a profissão de Odontologia.

O primeiro passo para abrir a clínica foi entender que seu plano sempre foi oferecer a possibilidade do sorriso aos pacientes e considerar, acima de tudo, que é uma profissional de saúde.

A clínica Cláudia Sens Odontologia, localizada em Palhoça, já atendeu mais de 3 mil pacientes e realizou mais de 16 mil consultas, desde que integrou à rotina o uso de um software odontológico.

O começo dessa inovação foi em 2016, quando a dentista, especializada em periodontia, resolveu montar seu próprio negócio e trazer, na mudança, a experiência que já tinha com a agenda do Simples Dental.

A parceria surgiu com a ideia de diminuir gastos com espaço físico e arquivos. O sistema também tem auxiliado a profissional com a digitalização de prontuários, tornando a sua clínica cada vez mais digital.

1 → O começo

Há 10 anos atuando como dentista, Cláudia Sens decidiu pela Odontologia por acreditar no poder da prevenção, quando passou a entender melhor sobre a área e buscar algo que lhe desse autonomia.

Após se formar, aos 21 anos, trabalhou em várias clínicas antes de ter sua própria. Segundo ela, esse período lhe permitiu ter um panorama geral do mercado.

“Essa experiência foi essencial, pois aprendi muito: o que é bom, o que não é, o que eu queria fazer, o que não queria. Então, quando achei que estava madura o suficiente, resolvi montar meu negócio”, explica.

Foi nessa época que Claudia conheceu o Simples Dental, por meio da Dental Cremer, quando uma das clínicas nas quais a dentista atendia resolveu migrar da agenda de papel para a agenda digital.

Cláudia Sens acredita no poder da prevenção e escolheu o Simples Dental para otimizar tempo, espaço e fluxo de pacientes.

A experiência foi positiva e levada para sua própria clínica. A informatização facilitou seu dia a dia e foi um upgrade na forma de enxergar a odontologia.

“Desde que eu abri a minha clínica eu já uso o Simples Dental como agenda, então eu nem sei o que é a pessoa me pedir para agendar um horário e eu não ter acesso à minha agenda”, confirma.

2 → Odontologia humanizada

Entender a realidade do paciente e a situação que estamos vivendo com a pandemia são essenciais para a realização da profissão. Principalmente, para lidar com expectativas do paciente e entender o financeiro.

Atendendo em sua clínica há cinco anos, ela se dedica principalmente à promoção da saúde e acredita que as pessoas precisam se preocupar muito mais com a prevenção do que apenas com a estética, cujos tratamentos vêm chamando mais a atenção nos últimos anos.

“Precisamos lembrar que somos profissionais da saúde acima de tudo e educar as pessoas sobre a odontologia preventiva, para evitar que elas cheguem a nós já com dor e medo, necessitando de tratamentos mais complexos e caros”, comenta.

Perspectivas sobre a Odontologia

Analisando sua própria trajetória, o orgulho vem à tona. “Eu sempre me mantive muito ética na profissão, de ser cuidadosa nos passos que eu dou e fiel aos meus valores. Sinto muito orgulho disso.”

Desde de que se formou, Claudia tem feito muitos cursos de atualização nos tratamentos disponíveis na clínica — periodontia, laserterapia e endodontia.

“São cursos de especialização, de final de semana, de 10 meses. Primeiro, não temos como abraçar todas as áreas. Eu demorei para aceitar essa ideia. Não é porque todo mundo está fazendo que necessariamente eu tenho que fazer e gostar daquilo”.

Se pudesse dar uma dica para os recém-formados em Odontologia, seria: “encontrar uma ou duas áreas que você gosta e focar nisso, não adianta querer abraçar o mundo”, aconselha.

3 → O diferencial com o Simples Dental

Cláudia se tornou cliente do software odontológico em uma Black Friday da Dental Cremer, quando uma das clínicas em que atuava optou pela agenda digital. De lá pra cá, a parceria só aumentou.

Até 2021, Cláudia atendeu 3099 pacientes na sua clínica, em mais 16.504 consultas agendadas com o auxílio do Simples Dental.

Os pacientes costumam ser convertidos geralmente via google, indicação (particulares) ou da lista disponível de convênios.

Depois que conheceu o Simples Dental, as ferramentas de agenda e o prontuário digital se tornaram essenciais na gestão da sua clínica.

Para ela, os diferenciais em ter um software odontológico na clínica estão no atendimento ao cliente, melhorias contínuas no produto, no próprio layout, que é mais intuitivo do que os ofertados no mercado e o custo benefício dos planos.

Agenda online

A agenda online do Simples Dental se tornou um diferencial na gestão das consultas, desde a abertura da sua clínica.

Ainda mais por ter facilitado a mobilidade de acesso à agenda para marcação de consultas, de onde estiver e em qualquer horário, por meio do aplicativo mobile do Simples Dental, para iOS e
Android.

“Já aconteceu de eu estar em um churrasco e alguém me pedir para agendar. Não tem problema e muito menos tempo ruim, você já agenda”, conta.

Para ela, sem dúvidas a agenda online é muito necessária, ainda mais por considerar importantíssimo o avanço tecnológico.

“É um caminho sem volta. Odontologia Digital já é uma realidade, não é acessível ainda 100% a todo mundo, mas já é uma realidade. Se estamos fazendo modelo digital, por que vamos querer manter coisas bem mais básicas no papel? Eu vejo como uma questão das pessoas se adaptarem.”

Prontuário digital

Há pouco mais de um ano, Cláudia Sens começou a utilizar a ferramenta de prontuário digital, digitalizando os prontuários físicos da clínica. A demora para digitalizar os prontuários foi em razão das experiências passadas com outros softwares odontológicos.

“Eu tinha muito pé atrás, porque eu já tinha trabalhado em consultórios que usavam outros sistemas, travavam, tinham layouts muitos poluídos e feios. Eu tenho muita cisma com isso, de não ser um design legal e era muito complicado de lançar as coisas, só que o que aconteceu: eu comecei a ter que mandar fazer armário pra colocar prontuário na clínica. E, olhando hoje, eu penso: “como que eu não mudei antes?”.”

Segundo Ramon Maciel, dentista e CEO da Simples Dental, o primeiro passo para usar o software odontológico é cadastrar os novos pacientes.

Foi isso que aconteceu na Clínica Cláudia Sens Odontologia, a secretária iniciou com o cadastro dos prontuários dos novos pacientes e agora está anexando os antigos no sistema. Conforme seu tempo livre, vai alimentando o software com os documentos.

A mudança tem possibilitado a otimização do espaço físico da clínica e a redução de custos com a não utilização de papel. “Estamos ganhando cada vez mais espaço, em breve quero esgotar todos os prontuários físicos com todos cadastrados no sistema”, planeja.

O uso da ferramenta de prontuário digital tem agilizado os atendimentos e tornado mais prática a rotina na clínica Cláudia Sens. Antes era difícil compreender os agendamentos e os procedimentos a serem realizados.

“Se estou em casa e preciso desmarcar algum paciente, não preciso ir até a clínica. Antes, a minha secretária me perguntava alguma dúvida e eu tinha que falar pra ela pegar o prontuário, bater uma foto e me mandar. Hoje entro direto no app, sei o que precisa ser feito, então pra mim é muito mais prático”.

Além da praticidade, o prontuário digital auxilia na otimização do espaço, investindo em uma odontologia sem papel, como também no planejamento diário da rotina na clínica.

“Só de pensar que faz tão pouco tempo, há pouco mais de um ano, e na questão do espaço, a quantidade de prontuários de papel que eu não criei, já é uma economia. Fico pensando porque eu não usei antes o prontuário online”, relembra Cláudia.

4 → O futuro da clínica Cláudia Sens e da parceria com o Simples Dental

Além da parceria com o software odontológico, em 2022, a profissional pretende investir em mais uma oportunidade de vendas: tráfego pago nas redes sociais, alinhado ao trabalho educacional que já faz no Instagram e no Facebook.

Nas redes sociais, Cláudia tem investido em posts de esclarecimento de dúvidas dos procedimentos realizados na clínica, como também prevenção e cuidados com os dentes. Bem parecido com o seu primeiro projeto de educação em prevenção realizado no canal do Youtube da clínica.

Quando Cláudia Sens pensa sobre a continuidade da parceria com o Simples Dental, não tem dúvidas: “sem utilizar o sistema não é possível fazer a gestão da clínica, a agenda de papel eu não uso há muitos anos, não tem como voltar a usá-la”, finaliza.

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Como a gestão odontológica mudou a minha trajetória

Como a gestão odontológica mudou a minha traj...

O começo da minha carreira não foi muito convencional na carreira de gestão odo...

Histórias Simples Dental: como a Clínica Meu Sorriso tornou-se digital

Histórias Simples Dental: como a Clínica Meu ...

A clínica Meu Sorriso digitalizou milhares de fichas de pacientes, ganhou espaço...