Histórias Simples Dental: como a Clínica Meu Sorriso tornou-se digital

novembro 25, 2021

Histórias Simples Dental: como a Clínica Meu Sorriso tornou-se digital

A clínica Meu Sorriso digitalizou milhares de fichas de pacientes, ganhou espaço físico, otimizou tempo e dinheiro ao optar pelo Simples Dental.

Inovar com as surpresas do destino sempre foi o cotidiano dos odontólogos Nayara Nehring e Thiago da Silva. Há onze anos, eles se formaram no curso de Odontologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e se reencontraram nas suas primeiras experiências como profissionais formados, em Gravatá, no interior de Pernambuco (PE).

Após sete meses de trabalho em PE, eles deram os primeiros passos no que seria a idealização da sua própria clínica. Hoje, Nayara e Thiago são sócios na Clínica Meu Sorriso, e também uma família.

A clínica fica na “Capital da Louça” – Campo Largo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, onde há dez anos o casal constrói uma história de amor pela Odontologia.

E para se destacar entre as mais de 4 mil clínicas localizadas no estado do Paraná, eles investiram, há três anos, no Software Odontológico da Simples Dental. O foco inicial, relata Nayara, era melhorar a gestão, diminuir o uso de papel e modernizar seu trabalho.

1 → Reencontros com a Odontologia

Assim como o início da parceria, o amor pela Odontologia aconteceu de forma inesperada na vida de Nayara. “Passei por um procedimento odontológico que me fez conhecer melhor a área”, conta. Foi assim que ela se interessou pela Odontologia e, o destino transformou uma consulta em sua paixão.

As primeiras experiências profissionais foram repletas de curiosidades e grandes surpresas. Após a formatura, ela trabalhou no litoral do Paraná e em seguida no Nordeste do Brasil.

A ideia, segundo a dentista, era adquirir vivência prática no interior de Pernambuco, em Gravatá. Lá, além da prática, reencontrou Thiago. E, desde então, juntos vêm construindo um sonho e suas carreiras profissionais.

2 → A Odontologia em fazer o bem

O olhar apaixonado pela profissão vai além do consultório e das dimensões geográficas. Para Nayara, a odontologia é um ato de fazer bem ao próximo.

Ela é voluntária em um projeto social que leva a saúde bucal para as áreas ribeirinhas do Paraná, que atende centenas de pessoas . Segundo Nayara, o próximo passo é informatizar o projeto com o Simples Dental.

Para ela, fazer parte desses projetos resgata a odontologia por amor, tão presente na escolha pela profissão e no dia a dia da sala de aula.

“Depois de formados, vivemos um outro mundo aqui fora. Para mim fez bastante diferença quando eu comecei nos projetos sociais. Retomei esse amor pela profissão e vi como é bonito conseguir resgatar o sorriso de alguém”, conta Nayara.

Agora a ideia é levar a experiência do Simples Dental para a rotina do projeto, a fim de otimizar o cadastro dos pacientes e prontuários, a partir da agenda online. A apresentação do sistema aos voluntários deve acontecer ainda em novembro, após ação do projeto.

O software odontológico, segundo a dentista, irá auxiliar na consolidação dos dados dos pacientes, sem a necessidade do uso de papel. Como também, ajudar futuramente em pesquisas e trabalhos acadêmicos, desenvolvidos com o quantitativo e qualitativo das consultas realizadas pelo projeto social.

3 → Tecnologia no dia a dia na clínica odontológica

Qual o estrago que uma tempestade pode causar em uma clínica? Na prática vários, desde alagamentos até problemas no telhado, que acabam afetando não apenas o patrimônio da empresa, mas também seus dados, principalmente, se eles estão armazenados em papel.

E, foi uma forte tempestade que afetou toda a comunicação e estrutura da cidade, e também destruiu o telhado da clínica, molhando arquivos, fichas de pacientes e outros documentos.

Além do fechamento da clínica para reforma, o fato foi um alerta para buscar uma solução de gestão digital segura e descontinuar o uso de papel.

Durante a migração do papel para o digital, Nayara conta que foram testados vários aplicativos. Pela usabilidade amigável, robustez e segurança do software, o Simples Dental foi escolhido.

“O Simples Dental foi o que nos adaptamos melhor, não perdemos mais tempo e arrumamos todo o estoque certinho no sistema”.

Outro diferencial da escolha foi o atendimento ao cliente. “Todas as dificuldades que tínhamos, entrávamos em contato com a Simples Dental e eram resolvidas. A empresa sempre está de prontidão para ajudar, essa é uma qualidade muito importante”, elogia.

Com a implantação do Simples Dental o principal valor percebido foi a extinção do papel na clínica.

“Deu super certo, não usamos mais nada de papel, nem mesmo para a documentação ortodôntica, pegamos tudo do software”.

Simples Dental e o diferencial no mercado odontológico

Antes do Simples Dental, Nayara conta que era necessário despender esforços diários em tarefas manuais. O maior gasto de tempo estava na organização das fichas dos pacientes e na confirmação de consultas.

A profissional conta que a separação das fichas era feita sempre um dia antes das consultas e acabava impactando na qualidade do atendimento aos pacientes em espera. “Nós sempre tivemos muitas fichas na clínica e investíamos muito tempo em organizá-las em ordem alfabética”.

O espaço físico da secretaria da Clínica era composto por três armários: um para documentação de panorâmica, outro para documentação ortodôntica dos pacientes e mais um para as fichas destes. Algo que ficou no passado com o uso do software: “Facilitou muito na logística da Clínica”, confirma Nayara.

Outro benefício do Simples Dental é a resolução de problemas sem precisar de deslocamento para a Clínica. “Ajudou muito com o uso do celular e online. Ainda mais agora que eu estou trabalhando menos para cuidar dos meus filhos, que são pequenos, com a agenda online consigo auxiliar de casa a clínica, responder os pacientes e marcar horários”, completa.

Além disso, o software odontológico facilita a administração financeira da Clínica.

“Com o Simples Dental conseguimos finalizar os pagamentos direto do aplicativo, sem a necessidade do uso do papel ou de registro no livro-caixa”, complementa.

4 →Adaptação na Pandemia e futuro da clínica

A pandemia veio em um momento de mudança, quando Nayara se tornou mãe pela segunda vez. Na clínica, ficaram poucos dias sem atendimento, como é um serviço essencial retornaram ao trabalho atendendo principalmente às emergências. “O medo de atender era presente, porque não tem como ter distanciamento social na nossa profissão e o paciente usar máscara, mas nos protegemos com o uso de EPI’s e os cuidados necessários”.

Durante o período que a pandemia estava mais acelerada, as consultas de rotina tornaram-se nulas. “O que faz a clínica são as consultas de rotina, manutenções, limpezas, e até hoje estamos nos recuperando da Pandemia. Estamos otimistas com o retorno gradual dos pacientes, após a vacinação”, afirma.

E como seria o futuro sem o Simples Dental? Nayara não tem dúvida: “A parte digital não largamos mais. O uso de papel está ficando em desuso, não tem como ir contra isso. A Pandemia agilizou muito a parte tecnológica”, finaliza.

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Como a gestão odontológica mudou a minha trajetória

Como a gestão odontológica mudou a minha traj...

O começo da minha carreira não foi muito convencional na carreira de gestão odo...

Histórias Simples Dental: como a clínica Cláudia Sens reduziu custos com um software online

Histórias Simples Dental: como a clínica Cláu...

Cláudia Sens se inspira no SIMPLES DENTAL para inovar no atendimento com agenda ...