Como vencer as dificuldades de gestão do consultório odontológico?

Se você é um dentista que atende em seu próprio consultório, já sabe o quanto é importante ser também um empreendedor. Afinal, abrir um negócio é um grande passo, mas só mesmo um empreendedor é capaz de fazer com que ele cresça e prospere. Mas como vencer as dificuldades da gestão do consultório odontológico?

Há várias respostas para essa pergunta! Porém, a receita certeira para ter sucesso na gestão do consultório soma três ingredientes: a busca por informação, o apoio de especialistas e o uso da tecnologia. Partindo desses três princípios, fica muito mais fácil gerenciar a sua clínica. Quer saber como? Continua a leitura com a gente! 

Foque na gestão financeira do consultório odontológico

Esse assunto é de extrema relevância para o bom andamento do consultório. Alguns termos podem ser complicados de entender, assim como podem ser difíceis de lidar quando o seu objetivo é oferecer um bom serviço aos pacientes.

Porém, o principal é lembrar que você precisa garantir a saúde financeira do seu consultório e isso exige que tenha cuidado com as finanças dele.

Por isso, busque informações sobre esse tema. Existem cursos rápidos sobre o assunto e sites confiáveis também são uma boa opção para entender melhor como gerir os recursos da clínica. E não esqueça do segundo ingrediente da nossa receita: o apoio de especialistas.

Se possível, converse com pessoas da área financeira e tire dúvidas nas questões que você ainda tem dificuldade.

Por último, abandone o papel e a caneta! Use planilhas ou, melhor ainda, softwares de gestão para fazer o controle financeiro do seu consultório. Essas soluções, como o Simples Dental, são uma grande mão na roda para simplificar a rotina!

Imagem relacionada

Além disso, podem ajudar em outros serviços, como a emissão de boletos, a análise de dados sobre os atendimentos e as formas de pagamento, por exemplo.

Dê atenção ao atendimento

O dentista empreendedor precisa estar ligado em tudo o que acontece no seu consultório para sempre aperfeiçoar o seu atendimento.

Nesse sentido, o primeiro passo é contratar profissionais que consigam cumprir com eficiência as suas atribuições. Um exemplo é a secretária, que tem papel fundamental no consultório e que, por isso mesmo, deve ser escolhida a dedo!

Para começar, com uma equipe qualificada, os clientes são melhor atendidos. Sem contar que o próprio dentista também acaba encontrando parceiros para conversar e entender o que pode ser melhorado no consultório.

Claro que no começo pode ser difícil, mas um bom gestor sabe que é preciso treinar seus funcionários. Ofereça capacitação para a equipe e sempre busque melhorar o atendimento do seu consultório.

Fique atento à análise de resultados 

Imagine que você já tem um consultório funcionando a todo vapor, as contas estão em dia, profissionais e clientes estão satisfeitos. Mas, não tem ideia de como o seu negócio está se saindo.

Você se identifica com essa realidade? Ou acha ela estranha? Bom, na verdade isso é mais comum do que você pensa! Às vezes os dentistas esquecem de analisar as informações sobre o consultório e acabam ficando perdidos sobre o rumo que ele está tomando.

Por exemplo: você sabe quantas consultas são realizadas por mês? Como os pacientes chegaram até a sua clínica? A média de orçamentos que você fecha e que não fecha no consultório? 

Informações como essas são fundamentais para que o dentista gestor esteja atento ao panorama do seu consultório. E, melhor ainda, para que tome decisões assertivas para o futuro do negócio com base nesses dados. Outra vez, os softwares de gestão são boas ferramentas para fazer esse controle.

Considere o ditado: Quem não é visto não é lembrado!

Outro problema que pode ocorrer é ter um consultório que oferece um ótimo atendimento, mas que está sempre vazio por um único motivo: a falta de marketing.

Já diz o ditado que quem não é visto não é lembrado, e isso também vale para os consultórios odontológicos. Invista em um conteúdo interessante nas suas redes sociais e, se possível, tenha um blog. Os pacientes que leem informações relevantes nos seus canais com certeza se lembrarão de você quando precisarem de uma consulta.

Além disso, mais uma vez os softwares são aliados ao permitir o envio de SMS. Por exemplo, parabenizando os pacientes em datas especiais e lembrando-os sobre compromissos importantes, como consultas de retorno.

Pode confiar: ações assim podem até parecer simples, mas têm um peso super legal no engajamento com os pacientes 🙂

Em resumo, como começar agora?

Para você começar a vencer as dificuldades de gestão aí do seu consultório o primeiro passo é conversar  com profissionais qualificados e que podem te ajudar em algumas áreas mais específicas. Além disso, busque informação constantemente e utilize a tecnologia para facilitar o seu dia a dia e ter dados precisos.

E você, como está se saindo aí no seu consultório? Deixe um comentário compartilhando sua experiência. Sua opinião, dica ou sugestão é sempre bem-vinda! 😉

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *