Sem categoria

Conquiste mais pacientes com 5 dicas campeãs

julho 9, 2015

Descubra como conseguir mais pacientes com 5 dicas campeãs

O sucesso na carreira odontológica depende de uma série de fatores que ultrapassam a capacidade técnica do profissional da área. Em um mercado cada vez mais concorrido e frente a pacientes ainda mais exigentes é preciso ir além do atendimento de qualidade: é preciso investir continuamente na captação e fidelização de clientes. Para isso, o dentista deve atuar em dois âmbitos: dentro do consultório, no relacionamento com clientes e futuros clientes e fora do consultório, através de estratégias de marketing eficientes.

Quer entender como fazer isso na prática? Veja neste post cinco dicas campeãs para conseguir mais clientes!

Seja persuasivo para o seu público-alvo

A persuasão é uma das armas mais poderosas na hora de cativar novos clientes. Saber se comunicar com segurança, demonstrando autoridade, coerência e simpatia são partes imprescindíveis da comunicação persuasiva. Porém, antes de tentar desenvolver um discurso persuasivo é preciso ter clareza de quem é seu público-alvo, o que ele está buscando, quais são seus desafios e expectativas. Esse cuidado te ajudará a entender como se comunicar com eficiência com seu público.

Mostrar fotos e vídeos de como funcionam os procedimentos, falar sobre seus casos semelhantes e mostrar os resultados para seus pacientes é um ótima maneira de convencê-los. Se você ainda não bate fotos do seus casos está na hora de comprar uma câmera. O resultado é o argumento mais eficiente. Faça um teste tenho certeza que seus pacientes vão adorar. Pessoas adoram ver o comparativo de antes e depois das coisas.

Aposte na construção de sua imagem

Como em quase todos os nichos do mercado, uma boa indicação vale mais que qualquer propaganda. Assim, invista na construção de uma imagem positiva junto aos seus clientes, afinal, eles são a melhor vitrine do seu consultório. O discurso persuasivo aliado ao bom atendimento e à empatia com seus pacientes é uma maneira muito eficaz de construir uma imagem de peso no mercado. Não esqueça que um bom atendimento tem que ser feito por todas as pessoas do seu consultório. Ensine sua secretária a se preocupar com seus pacientes da mesma maneira como você se preocupa.

Ofereça algum benefício aos seus pacientes

Um dos princípios da persuasão, de acordo com Robert Cialdini, autor do livro “As armas da Persuasão”, é a reciprocidade. Isso significa, na prática, que quando oferecemos algo a uma pessoa ela se sente automaticamente impelida a retribuir, de alguma forma.

Então, não poupe esforços na hora de beneficiar seus pacientes com pequenos brindes como kits de higiene bucal ou mesmo um desconto para pacotes de tratamento ou algum tipo de benefício por não se atrasar nas consultas. Estímulos como estes certamente serão recompensados com indicações do seu trabalho.

Tenha uma presença digital relevante

Até aqui limitamos nossas dicas ao que pode ser feito dentro do consultório. Porém, existem estratégias que podem te ajudar bastante a conquistar novos clientes fora do ambiente de trabalho. E o marketing digital é uma delas.

Ter uma presença digital relevante, com a atuação constante nas redes sociais, site e blog corporativo é o primeiro passo para construir uma imagem que vá além do seu ciclo de contatos diretos. Lembre-se que hoje em dia muitas pessoas baseiam suas decisões de consumo em pesquisas prévias realizadas pela internet. E, claro, para ser encontrado você precisa estar na rede, preferencialmente com canais abastecidos com conteúdo de qualidade.

Aposte em textos com dicas de cuidado e higiene bucal, convide seus pacientes a darem um depoimento sobre seu atendimento nestes canais, apresente sua clínica com imagens e vídeos, enfim, use o marketing digital a seu favor!

Invista em marketing de relacionamento

A melhor forma de fidelizar clientes e ganhar boas indicações é investindo na construção de um relacionamento com pacientes cativos. Isso é o que mantém sua agenda com um fluxo produtivo, se você é um daqueles dentistas que está querendo atender mais pacientes particulares e menos de um convênio dental, por exemplo.

Para isso, aposte no marketing de relacionamento através de ações como envio de SMS e e-mails.

Eles podem ir de uma simples confirmação de consulta a mensagens de felicitação, lembretes anuais de check up e limpeza dentária e também divulgação de conteúdos que possam interessar sua base de contatos. O Simples Dental pode te ajudar a tornar essas tarefas mais simples com as campanhas de SMS.

Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica para compartilhar também? Deixe o seu comentário!

Compartilhe: