Descubra como transformar o relacionamento com o seu cliente em um sucesso

Ter um bom relacionamento com seus clientes é um diferencial positivo em todos os nichos de mercado, inclusive nos consultórios odontológicos. Mais do que serviços de qualidade, seus pacientes buscam um profissional que passe segurança do que está fazendo e, claro, que se sintam à vontade para falar o que estão buscando e quais são suas expectativas.

Se houver empatia e proximidade entre profissional e paciente, além de clientes fiéis, você certamente terá um exército de porta vozes do seu trabalho. Quer propaganda melhor para o seu negócio que isso?! 🙂

Você já investe na relação com seus clientes? Veja nesse post, como melhorar ainda mais esse relacionamento.

Nem sempre a primeira impressão é a que fica, mas ela faz diferença

Já na primeira conversa a relação com seu paciente começa a ser construída, é  neste momento que ele decidirá se levará ou não o tratamento adiante.  Então, para garantir que o atendimento seja bem sucedido é preciso que você se comunique com eficiência.

Lembre-se que ele não se formou em odontologia, então procure explicar os procedimentos de maneira simples, evitando termos técnicos para que ele realmente entenda o que você está dizendo e se sinta seguro com o tratamento.

Para ajudar nessa tarefa, use macro modelos (aqueles que tem implantes, tratamentos endodônticos e dentes inclusos). Os pacientes adoram pegar os modelos na mão.

Você também pode usar fotos e vídeos. Se as fotos os vídeos forem seus agrega ainda mais valor. Mostrar fotos de um outro caso  seu semelhante ajuda muito a convencer o paciente que você é um ótimo profissional.   

Certifique-se de tirar todas as dúvidas possíveis de seu futuro paciente e seja sempre solícito. Gastar alguns minutinhos a mais neste atendimento pode lhe render mais do que apenas um atendimento, pode te dar um cliente para a vida toda!

Fale menos! Ouça mais! 

Um princípio da negociação moderna é ouvir mais do que falar. Então, entenda o que o seu paciente está buscando. Faça várias perguntas relacionadas ao que o paciente está buscando, o que ele espera do tratamento, quais são dúvidas ou medos. Construa sua argumentação em cima dessas perguntas.  Quando você escuta e responde as dúvidas de outra pessoa você cria muita empatia.

Pedir um feedback do atendimento e buscar entender como ele está se sentindo a cada nova sessão é também uma ótima maneira de convidá-lo a falar.

Transpire empatia

Procure exercitar a empatia diariamente, todo mundo gosta de se relacionar com gente simpática e solícita. Um sorriso, uma gentileza, um agradecimento, uma demonstração de preocupação com o bem-estar do cliente são pequenos gestos que estreitam o relacionamento a ajudam na construção de laços de confiança.

Não restrinja sua comunicação a quatro paredes brancas

Para completar sua estratégia de relacionamento com clientes, aumente seu poder de comunicação.

Isso pode ser feito de várias maneiras! Em redes sociais, publicando assuntos de interesse dos seus pacientes, com colunas em jornais da região ou com seu próprio site. 

Mostre para seu paciente que ele é importante e que você e não esqueceu dele. Envie e-mails, cartas ou SMS parabenizando-o pelo aniversário, ou em datas comemorativas como Natal e Ano Novo, você também pode perguntar como ele está depois de algum procedimento cirúrgico ou mesmo convidando para uma consulta de rotina.

Assim ele se sentirá acolhido e terá certeza de que está sob os cuidados de um excelente profissional. 

Para facilitar e automatizar essas comunicações fora da clínica, o Simples Dental tem as campanhas de SMS. Para conhecer todas elas, cadastre-se agora e experimente o sistema grátis por 7 dias.

E você? Como você faz para transformar o relacionamento com seus clientes? Compartilhe com a gente 🙂

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Ramon Maciel

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Você pode gostar...

Deixe um comentário