Quer diminuir o índice de faltas e atrasos do seu consultório?

As faltas e atrasos são alguns dos problemas mais frequentes de consultórios odontológicos e podem ter uma solução bem simples! Semanalmente, dentistas se deparam com uma considerável quantidade de consultas perdidas: pacientes marcam horários, ocupam a agenda e não comparecem.

Além de comprometer o tratamento dos pacientes, essas faltas também tem impacto direto no faturamento da clínica ou consultório, pois esses horários poderiam ser utilizados para o atendimento de outros pacientes.

Quer saber como reduzir o índice de faltas e atrasos da sua clínica? Continue lendo!

Motivos das faltas e atrasos

Primeiramente é necessário entender os motivos que levam o paciente a se atrasar ou não comparecer na consulta. Desta forma você poderá definir melhor quais meios e frequência serão mais eficazes para lembrá-los de seu compromisso. Os atrasos mais comuns são os imprevistos pessoais ou profissionais que surgem de uma hora para outra, mas a maioria dos pacientes acaba esquecendo a consulta e gerando assim as ausências.

Telefonemas

Por ser mais pessoal, a maneira mais utilizada para lembrar o paciente da consulta é por ligação, porém essa forma acaba consumindo muito tempo das secretárias e recepcionistas, além de elevar os custos de telefonia. Muitas vezes o paciente não atende a ligação e acabam considerando as ligações invasivas.

E-mails

Uma forma automatizada de enviar lembretes de consultas, é através do e-mail, porém há o risco do paciente não ler a mensagem a tempo, isso porque nem todos lêem seus e-mails diariamente. Além disso, existe ainda o risco do lembrete cair na caixa de SPAM e nem chegar a ser visualizado.

SMS

A forma mais eficaz para diminuir as faltas e atrasos dos pacientes são os lembretes via SMS. Pesquisas mostram que o envio de mensagens no dia anterior pode diminuir em até 30% a taxa de não comparecimento. Possuem baixo custo de envio, não consumem tempo das secretárias e recepcionistas, podem ser automatizadas e não são invasivas, pois o paciente abrirá somente quando tiver tempo e a probabilidade de leitura é alta, já que as pessoas estão sempre com o celular a mão.

Procure estabelecer uma política de lembretes para atender seus pacientes utilizando esses canais de forma conjunta. Existem muitas ferramentas para facilitar a vida de profissionais automatizando o processo. O disparo de mensagens via SMS  é uma funcionalidade oferecida pelo Simples Dental, além de várias outras coisas que te ajudam na rotina da clínica.

Se você quiser conhecer todos os recursos do Simples, faz o seu cadastro clicando aqui. Você terá 7 dias para experimentar o sistema gratuitamente.

Se você conhece outras maneiras de lembrar seus pacientes a comparecerem às consultas marcadas, compartilhe suas ideias com a gente nos comentários abaixo!

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Ramon Maciel

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Você pode gostar...

Deixe um comentário