Sem categoria

Gestão digital: saiba como fazer no seu consultório

janeiro 28, 2019

Você provavelmente já percebeu que o mundo inteiro está se tornando digital. Todos os dias surgem novas tecnologias que prometem facilitar a rotina das pessoas. O próprio smartphone, que quase todo mundo tem, é uma prova disso.

E se você notou essa mudança tecnológica dentro da sua casa, deve ter percebido que no consultório isso também acontece, né?!

Um bom exemplo dessa transformação na área da odontologia é a agenda de papel. Antes, tudo que você fazia no consultório precisava ser anotado em uma dessas. Hoje, já existem softwares que facilitam essa gestão e você pode dar adeus a elas sem medo.

Resultado de imagem para gif paper

Agora, pare um pouquinho e pense:

Você tem aproveitado as ferramentas digitais para deixar tudo mais prático?

Ou está empurrando com a barriga e empilhando arquivos que dificultam todo o controle da clínica?

Se você ainda não tinha pensado nisso, chegou a hora! Aqui neste artigo, você vai conseguir entender melhor o que pode ser mudado na sua clínica para tornar a gestão digital e deixar as tarefas mais simples.

Marketing digital para consultórios odontológicos

Você já pensou em como os pacientes chegam até o seu consultório? No passado, a maioria dos clientes conheciam as clínicas pelos anúncios em muros, outdoors ou ainda em alguma página de jornal. 

Agora, com a tecnologia, a forma pela qual o dentista chega até o cliente também mudou. 

Isso não significa que a divulgação tradicional precisa ser deixada de lado. Em algumas situações ela ainda funciona e precisa ser considerada.  Mas a verdade é que o marketing digital tem o poder de atrair cada vez mais clientes.

Imagine, por exemplo, ter um blog em que você pode falar sobre os tratamentos, tirar dúvidas e esclarecer questões aos seus pacientesOu fazer isso nas redes sociais do seu consultório!

Esse conteúdo pode chamar a atenção das pessoas na internet e levá-las até a sua clínica. Afinal, você está mostrando que é um profissional qualificado ao ajudar os pacientes com essas informações!

Outro exemplo de como a tecnologia pode atrair e fidelizar clientes é o envio de SMS. Essa ferramenta funciona para mostrar ao paciente que você se preocupa com ele.

É possível enviar informações para acompanhamento depois de uma cirurgia ou até parabenizar seus pacientes no dia do aniversário. 

Antes, isso poderia ser feito por telefone. Já hoje, existem softwares que fazem todo esse controle automaticamente, com apenas alguns cliques.

Como a gestão digital melhora o atendimento dentro da clínica

A tecnologia com certeza vai ajudar a otimizar as tarefas dentro da clínica. Mas, quando se fala em atendimento, o fator humano é fundamental. O principal é encontrar uma equipe que tenha simpatia e consiga entender os seus pacientes.

Agora, com os softwares de gestão, a agenda de papel ficou para trás e isso não é nenhum motivo para lamentar. Afinal, você deve conhecer um caso de problemas no atendimento por um erro em uma dessas agendas, né?!

Com poucos cliques, a secretária consegue marcar novos horários, consultar a agenda, confirmar consultas e controlar todos os atendimentos do consultório.

Assim, sobra mais tempo para ela se dedicar a atender melhor os seus pacientes e até ajudar a fechar mais orçamentos.

Além disso, esses softwares permitem que você tenha acesso à agenda de qualquer lugar. Basta ter um celular com acesso à internet!

Isso quer dizer que nunca mais você vai precisar chegar no consultório e descobrir que seu paciente cancelou a consulta. Afinal, você tem todo o acesso antes de sair de casa.

Resultado de imagem para gif comemorar

Além de ajudar na organização da secretária, os softwares também são grandes aliados para o próprio dentista. Você terá acesso a informações detalhadas sobre as consultas anteriores do paciente.

Tudo isso, sem precisar questioná-lo sobre problemas e tratamentos já realizados. Assim, o dentista economiza tempo na consulta e mostra que se preocupa com o paciente.

Essas soluções também guardam informações sobre orçamentos, imagens, atestados e receituários. 

A tecnologia na gestão financeira do consultório

Controlar a parte financeira do consultório sem a ajuda da tecnologia pode ser um pouco complicado, mesmo que você já venha fazendo assim há algum tempo. São, folhas, planilhas, além das horas e horas calculando.

Normalmente, as despesas e receitas do consultório ficam em uma planilha feita à mão ou no computador. Com a tecnologia, os dentistas estão utilizando os softwares para ter em apenas uma ferramenta todas as informações que precisam para gerenciar bem o seu negócio.

Assim, no mesmo espaço, você tem informações sobre as finanças do consultório, dados sobre as consultas e formas de pagamento, ficha do paciente e muito mais.

 

Além disso, com poucos cliques o dentista pode gerar relatórios que auxiliem na tomada de decisão sobre a clínica. Sejam elas simples, como uma mudança de fornecedor, ou mais decisivas para o negócio, como uma nova localização ou forma de pagamento.

Como ter uma gestão digital a partir de agora?

O primeiro passo é começar a usar a tecnologia na gestão do seu consultório. Você pode utilizar softwares odontológicos, por exemplo. O principal é automatizar as tarefas!

Além disso, comece a divulgar a sua clínica no meio digital para atrair clientes também pela internet. Aqui, você pode mostrar como é autoridade no assunto!

Para você começar a trabalhar nisso agora mesmo, dá uma olhada no site do Simples Dental. Nós já somos o software mais usado da América Latina, com mais de 28 mil profissionais. 

É, isso mesmo. Mais de 28 mil pessoas já conseguiram descomplicar a gestão de seus consultórios e torná-la digital. Entre no nosso site clicando aqui e faça um teste grátis!

Se você tiver qualquer dúvida, pode perguntar aqui nos comentários que eu mesmo respondo pessoalmente.

Abraços e até mais!

Compartilhe: