Para conseguir mais vendas e atrair o público em sua clínica ou consultório odontológico, é importante conhecer algumas técnicas de marketing que podem facilitar sua vida, dentista. Uma delas é a de fotos antes e depois de seus pacientes.
Essa técnica funciona como uma espécie de portfólio para que outras pessoas conheçam mais a respeito de seus tratamentos e serviços, como uma forma de comprová-los visualmente.
E para entender um pouco mais sobre como fazê-la de maneira segura juridicamente, separamos algumas dicas a seguir:
Registrar e guardar as fotos de antes e depois de seus pacientes pode te oferecer benefícios que vão além do marketing. Veja a seguir algumas vantagens que podem te convencer a optar por essa técnica no seu dia a dia:
Ao divulgar imagens dos tratamentos por meio desse estilo de comparação, você pode demonstrar que tem autoridade nos procedimentos que realiza e ser reconhecido por isso, garantindo mais segurança para que futuros pacientes confiem na sua técnica.
Por exemplo, ao visualizarem o resultado de uma cirurgia complexa ou mesmo as mudanças feitas por meio da odontologia estética, seus pacientes podem se sentir mais confortáveis para optar por tratamentos que estavam com receio de realizar.
Como consequência dessa maior troca de confiança entre seus pacientes e você, dentista, outro benefício associado ao uso de fotos antes e depois é o crescimento de suas vendas com o passar do tempo.
Isso se deve ao fato de que mais pacientes podem conhecer seus serviços por meio do recurso e se sentirem confortáveis ao optarem por tratamentos após verem casos de sucesso.
Além disso, o paciente também pode recomendar seus serviços para outras pessoas, criando uma rede de contatos por meio de indicações boca a boca, divulgando seu negócio organicamente.
➡️ Programa de indicação para clínicas odontológicas: como aplicar?
Uma das formas de divulgar as fotos de antes e depois é por meio das suas redes sociais. Com isso, você pode conseguir mais engajamento, alcançando mais pessoas a seguirem seu perfil e acompanharem o seu trabalho, além de, quem sabe, virarem potenciais pacientes.
E ao invés de publicá-las diretamente, você pode incrementar os posts para torná-los mais atrativos ao seu público, como, por exemplo, criando vídeos no formato de reels ou carrosséis com a comparação no Instagram.
Ter à sua disposição as fotos de antes e depois também pode contribuir com a sua segurança jurídica, uma vez que elas servem como registro em caso de eventuais processos judiciais movidos por pacientes.
➡️ 5 dicas jurídicas que todo dentista precisa saber
E por falar em segurança jurídica, uma dúvida comum em relação às fotos de antes e depois é se são permitidas por lei. Desde 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) liberou uma resolução que autoriza esse tipo de divulgação para pessoas físicas.
Porém, é necessário ter uma autorização formal por parte do paciente ou de seu responsável legal, com os devidos fins de utilização bem claros no acordo, a fim de evitar o uso indiscriminado do recurso.
Agora que você já conferiu alguns dos benefícios de tirar algumas fotos antes e depois, é hora de colocá-las em prática na sua clínica ou consultório odontológico, dentista. Saiba como fazer isso:
Primeiramente, é importante que você defina quem será o responsável por tirar as fotos. Caso você, ou algum de seus funcionários, não se sinta à vontade ou apto para esse serviço, vale a pena procurar por fotógrafos profissionais que realizem o trabalho.
Porém, as regras são as mesmas: é necessário ter autorização por parte do paciente e também, no caso do fotógrafo, uma creditação, caso ele exija. Mas leve em consideração que os valores podem variar de acordo com cada profissional.
Outra opção é se aperfeiçoar em cursos profissionalizantes de fotografia e edição de imagem, um investimento que pode trazer bons frutos para a sua carreira.
Leve em consideração também que podem ser necessários equipamentos de fotografia e edição nesse processo. Portanto, você pode precisar de uma câmera fotográfica ou de um celular com lentes de alta resolução para tirar as fotos.
Além do equipamento e do profissional, fatores como a iluminação e as cores do ambiente podem influenciar. Por isso, você pode precisar de uma luminária ou ring light para que a luz da foto possa influenciar no resultado.
Programas de edição também podem requerer investimentos, principalmente os com funções de design mais avançadas. Porém, tome cuidado para que a edição não fique exagerada a ponto de o tratamento parecer superficial para o seu público.
Evite também programas de edição pirateados, pois podem colocar em risco a segurança digital do seu consultório.
➡️ A importância da cibersegurança em clínicas odontológicas
Não só o momento de tirar as fotos conta, mas também o armazenamento apropriado das imagens. Por isso, procure por um local seguro para guardar todo o material fotográfico em sigilo.
Isso não só protege os dados de seus pacientes como também preserva a sua carreira como dentista. Outra dica é deixar os documentos de autorização no mesmo local de acesso das fotos.
Por fim, considere um armazenamento com espaço ilimitado, para não ter dores de cabeça com o tamanho e resolução das fotos tiradas.
Veja a seguir a dica do CEO do Simples Dental, Ramon Maciel, sobre como otimizar seu armazenamento de documentos em um só lugar:
Por fim, não se esqueça de divulgar o trabalho com responsabilidade, sempre seguindo o que foi acordado com seu paciente. Utilize meios como sites, redes sociais e materiais de marketing para que mais pacientes se sintam incentivados a conhecerem seus serviços.
Conte com ajuda do maior software da América Latina para armazenar suas fotos antes e depois sem limites! Com o Simples Dental, sua carreira está segura e não há impedimentos para crescer, seja com fotos de 10, 1.000 ou mais pacientes!