Gestão além do Dente: o que a odontologia moderna exige de um dentista atualmente?

junho 20, 2023

Gestão além do Dente: o que a odontologia moderna exige de um dentista atualmente?

A gestão é uma face importante da odontologia moderna, pois envolve o planejamento estratégico e a organização eficiente de uma clínica ou consultório odontológico, sendo essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade da clínica ou consultório.

Para isso, atualmente o dentista precisa de outras habilidades além do exercício principal de sua profissão, e neste artigo trataremos das cinco principais para ajudar você a se desenvolver.

Mas, antes, que tal relembrar o que é a gestão na odontologia e por que esse é um tópico tão importante? Veja:

Gestão odontológica: o que é e qual a sua importância?

A gestão odontológica é a aplicação de técnicas de gestão administrativa específicas para clínicas e consultórios odontológicos, que abrange diversas áreas relacionadas à administração e organização desses negócios, tais como:

  • Finanças;
  • Recursos humanos;
  • Estoque;
  • Marketing;
  • Qualidade;
  • Tecnologia.

É por meio de uma gestão eficaz que a odontologia moderna tornou-se capaz de simplificar tarefas corriqueiras e entregar maior qualidade nos atendimentos dos pacientes.

Isso porque o olhar voltado para a gestão agrega também eficiência operacional, adoção de tecnologias e, automaticamente, permite que haja mais tempo para garantir a satisfação dos pacientes.

Confira 5 habilidades que todo dentista deve ter na odontologia moderna

Existem habilidades de gestão na odontologia moderna que se tornaram imprescindíveis para os dentistas, e vão além dos conhecimentos técnicos necessários para a prática odontológica. Essas habilidades são essenciais para o sucesso do consultório ou clínica, conheça as principais:

1. Gerenciamento financeiro da clínica ou consultório

A gestão financeira adequada é fundamental para o sucesso de um consultório odontológico.

Habilidades como o conhecimento de princípios contábeis, análise de indicadores financeiros, elaboração de orçamentos e estratégias de precificação são necessárias para garantir a sustentabilidade financeira.

Isso irá auxiliar em:

  • Saúde financeira equilibrada;
  • Tomada de decisões assertivas;
  • Controle de custos;
  • Planejamento a longo prazo.

2. Conhecimento de estratégias de marketing

Outra habilidade importante é conhecer sobre estratégias de marketing, pois essa é a área que será responsável por atrair e reter pacientes, construir uma reputação positiva da clínica, além de criar relacionamentos duradouros.

Diversas ações podem ser tomadas, trabalhando desde o marketing de indicação, influência, disparo de e-mails e avisos, entre outras possibilidades. Aqui, o importante é desenhar uma estratégia, executar e depois refinar.

3. Aprendizado sobre oferta e venda de serviços odontológicos

Além do marketing, a oferta e venda de tratamentos também é uma habilidade que a odontologia moderna exige, para garantir que a clínica ou consultório seja um negócio sustentável.

Isso porque essas atividades fazem parte de um processo redondo que envolve identificar potenciais pacientes, estabelecer contato, entender suas necessidades, oferecer soluções e converter essas oportunidades em vendas. 

4. Controle e gestão de tempo

A gestão odontológica introduziu processos eficientes e padronizados para otimizar as tarefas diárias dos dentistas, e isso inclui a definição de fluxos de trabalho, agendamento de consultas, organização do tempo e recursos, o que resulta em uma melhor gestão do tempo e maior produtividade.

Para isso, a tecnologia é essencial. Contar com uma agenda online, por exemplo, pode agregar muito à eficiência operacional de uma clínica ou consultório, principalmente quando integrada a um software odontológico.

5. Compreensão de leis e processos jurídicos da odontologia moderna

Por fim, é preciso que o dentista tenha compreensão das principais leis da odontologia moderna, para que possa se precaver da possibilidade de ter problemas e processos jurídicos.

Para isso, é imprescindível conhecer os principais órgãos responsáveis pela mediação destas questões:

  • Conselho Federal de Odontologia (CFO);
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

Assim, é preciso conhecer e cumprir as normas e regulamentos estabelecidos pelos órgãos regulamentadores mencionados acima, como o CFO, ANVISA e os CROs, incluindo seguir as diretrizes éticas e técnicas, cumprindo as normas de biossegurança e higiene, e manter a documentação e registros em ordem.

Essas são as principais habilidades que um dentista precisa ter para conseguir gerir bem sua clínica ou consultório, mas é importante frisar que a melhor estratégia é aquela que você consegue monitorar e acompanhar para saber o resultado.

Curiosidades Simples Dental

Odontologia moderna + soft skills: entenda quais são importantes 

As soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, são competências não técnicas relacionadas às características pessoais e sociais de uma pessoa.

Elas se referem às qualidades e atributos que influenciam a forma como uma pessoa interage e se relaciona com os outros, bem como sua capacidade de:

Soft skills na odontologia

As soft skills são muito importantes para o dentista, principalmente porque adotar um comportamento próximo e humanizado irá trazer retornos positivos de satisfação para estes e, além disso, habilidades como a liderança e ensinamento também irão agregar diferenciais e autoridade para o consultório ou clínica.

Algumas das principais soft skills são:

  1. Resiliência 
  2. Visão sistêmica
  3. Curiosidade para aprender sempre
  4. Comunicação assertiva
  5. Trabalho em equipe
  6. Gestão de pessoas

Dentista, entenda mais sobre Marketing Odontológico

Como vimos, a odontologia moderna exige que o dentista se desenvolva além daquilo que a sua formação de base pede, é preciso também entender sobre gestão e marketing.

O marketing odontológico vai auxiliar de forma assertiva a gestão geral do consultório, e facilitar algumas das etapas mais importantes de vendas.

Quer saber mais? Conheça nosso material rico, preparamos especialmente para te ajudar com o marketing odontológico:

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Eventos de Odontologia em 2024: participe dos principais eventos para dentistas

Eventos de Odontologia em 2024: participe dos...

Dentista, já se organizou para participar dos eventos da Odontologia em 2024? P...

Melhor software odontológico: últimos lançamentos deste ano

Melhor software odontológico: últimos lançame...

Acompanhe os lançamentos do maior software odontológico da América Latina e...

CIOSP 2024: tudo sobre o maior evento da Odontologia

CIOSP 2024: tudo sobre o maior evento da Odon...

Preparado(a) para começar 2024 participando da edição 41º do Ciosp, considerado...