Gestão de contas a receber: conheça 5 estratégias para manter seu fluxo de caixa saudável

agosto 15, 2024

Gestão de contas a receber: conheça 5 estratégias para manter seu fluxo de caixa saudável

A gestão de contas a receber é um processo de organização indispensável para você dentista, especialmente se está em busca de ter um fluxo de caixa mais equilibrado e se preza pela saúde financeira de sua clínica ou consultório odontológico.

Afinal, é por meio desse controle que você consegue prevenir situações de inadimplência com os seus pacientes, e assim, pode tomar decisões mais assertivas e seguras para o planejamento dos próximos passos de seu negócio.

Quer saber a melhor forma de gerenciar essas contas? Basta seguir com a leitura para conferir algumas dicas valiosas:

Quais são as principais contas a receber para dentistas?

As contas a receber, na área da odontologia, podem ser consideradas qualquer transação monetária ou comercial que sua clínica receberá

Ou seja, isso inclui tanto os tratamentos acordados em caráter particular com o paciente como também os pagamentos feitos por meio de convênios e de seguradoras de saúde, por exemplo.

Muitas vezes, na hora de organizar o fluxo de caixa, esses valores podem ser confundidos com as contas a pagar, como gastos como insumos e equipamentos e também despesas de serviços públicos, como energia e água.

Contas a pagar
Instrumentos e insumos de atendimento aos pacientes
Despesas mensais como água, esgoto e energia elétrica
Contas a receber
Tratamentos e consultas particulares
Pagamentos feitos por seguradores e convênios

E no dia a dia, o ideal para manter uma boa organização é saber equilibrar as contas a receber com as que precisam ser pagas, equilibrando os dois lados para tornar o ciclo de entrada e saída do dinheiro descomplicado.

Por que é importante gerenciar as contas a receber?

Para que qualquer negócio mantenha a saúde financeira a longo prazo, é necessário ter sob controle o faturamento médio e as contas pagas em dia para evitar problemas judiciais.

E nesse sentido, saber administrar as contas a receber é uma etapa importante, visto que esse dinheiro será destinado de diferentes formas na sua clínica ou consultório odontológico. 

Veja a seguir alguns motivos que comprovam a importância desse processo:

Mais organização na rotina

Ter um fluxo financeiro organizado permite que você possa lidar melhor com as finanças, além de otimizar o tempo que seria gasto com essa arrumação para outras demandas.

➡️ 7 dicas infalíveis para gerir as finanças do consultório

Longevidade do negócio

Com um acompanhamento contínuo das contas a receber, você também consegue ter uma visão mais estratégica sobre a longevidade do seu negócio.

Por exemplo, ao ver que o retorno financeiro está abaixo do esperado, você pode ajustar valores de futuros tratamentos, dentro das suas possibilidades. Ou então ao contrário, ao ver que o número de pacientes reduziu, pensar numa readequação dos preços.

➡️ 8 dicas para acertar na precificação de serviços odontológicos

Planejamento tangível

Com a boa administração das contas a receber, também é possível pensar com mais clareza nos próximos passos que a sua clínica ou consultório odontológico poderá dar.

Por exemplo, optar por investimentos financeiros, por mudanças na infraestrutura do local, na compra de novos equipamentos e tecnologias, como scanners intraorais, anestesia eletrônica, entre outras possibilidades.

Contas a receber: Fazer um bom fechamento de caixa pode ser mais fácil do que você imagina, dentista.

Prevenção de inadimplentes

Por fim, a capacidade de analisar a taxa de inadimplência de forma mais próxima também é um motivo fundamental para organizar as contas a receber. Ao tomar as decisões com esse dado em mente, você conseguirá buscar pela recuperação de valores em aberto.

5 estratégias para gerenciar suas contas a receber

Agora que você já conhece as principais razões que um bom controle financeiro das contas a receber pode te oferecer, que tal colocar essa organização em prática? Confira as melhores estratégias para se adotar a seguir:

1. Mantenha a comunicação clara

Em primeiro lugar, um dos pontos mais importantes para gerenciar da forma certa suas contas a receber é saber se comunicar com os seus pacientes

A dica é encontrar soluções plausíveis para ambos os lados e fazer acordos claros e precisos com os devedores para que sua gestão fique mais organizada e com menos pendências em aberto.

2. Priorize uma boa política de recebimento

Outro fator indispensável está em se assegurar diante de suas políticas de pagamento para tratamentos e consultas. 

Ao estabelecer um contrato seguro desde o começo, você garante que terá respaldo contra possíveis ações judiciais por parte de pacientes devedores. 

Contas a receber: Tenha à sua disposição o melhor contrato de prestação de serviços para o seu negócio.

3. Delegar o fluxo de caixa para sua secretária

Se você se preocupa em arrumar tempo para gerenciar seu fluxo de caixa devido às diversas atividades no dia, uma opção é repassar essa demanda para um colaborador de sua confiança.

Com isso, seu papel fica mais na função de supervisão, estratégia e gerenciamento, para ver se o entra e sai das contas está de acordo com o esperado para a sua clínica ou consultório odontológico.

4. Continue com o monitoramento

Seja de forma direta ou com auxílio de sua secretária, o monitoramento é uma prática que precisa se tornar uma rotina. Até porque, verificar a saúde financeira do seu negócio é vital para tomar decisões no dia a dia.

Para isso, você pode checar as suas contas a receber por meio de ferramentas de gestão financeira.

Dentre as opções mais robustas do mercado, é possível também fazer o disparo de campanhas de pagamento automatizadas e que enviem lembretes de pagamentos aos pacientes, por exemplo.

Gestão de contas a receber
Faça a confirmação de consultas digitalmente e reduza as faltas de seus pacientes.

5. Contar com um bom software odontológico

Algumas tecnologias também podem facilitar a organização das contas a receber na prática. É o caso de utilizar um software odontológico, por exemplo, que auxilia clínicas e consultórios em sua gestão diária, por meio de painéis de inteligência com dados das vendas e visão detalhada de receitas e despesas.

O Simples Dental pode te ajudar a gerenciar suas contas a receber

Para te auxiliar na administração do seu fluxo de caixa, nada melhor do que poder contar com o maior software odontológico da América Latina. O Simples Dental oferece as ferramentas perfeitas para sua gestão financeira, como:

  • Painel de inteligência com seus dados financeiros em tempo real
  • Maquininha de cartão integrada
  • Emissão de boletos bancários simplificados
  • Sistema automatizado de campanhas de cobranças para seus pacientes
Com o Simples Dental, você controla a saúde financeira do seu negócio

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Fotos de antes e depois dos pacientes: por que e como fazer?

Fotos de antes e depois dos pacientes: por qu...

Para conseguir mais vendas e atrair o público em sua clínica ou consultório odo...

Por que e como trabalhar com protetores bucais esportivos? Saiba como vender mais e proteger atletas

Por que e como trabalhar com protetores bucai...

Uma das principais preocupações que um atleta necessita ter em relação à sua sa...

Investimentos em tecnologia odontológica: como decidi-los de forma inteligente?

Investimentos em tecnologia odontológica: com...

Fazer investimentos em tecnologia se mostrou cada vez mais necessário nos últim...