12 ideias de posts para dentistas alimentarem suas redes sociais

julho 1, 2024

12 ideias de posts para dentistas alimentarem suas redes sociais

Todo profissional de odontologia que quer se destacar em meio à concorrência precisa contar com algumas ideias de posts para dentistas. Afinal, a rede social é o cartão de visitas com o qual muitos dos seus futuros pacientes têm o primeiro contato, e mantê-los engajados pode trazer mais confiança ao seu serviço.

Além disso, se você é lembrado pelas suas postagens, significa que sua estratégia de marketing está dando certo, o que pode impactar positivamente nas suas vendas com o passar dos meses.

Por outro lado, a falta de atualizações nas mídias sociais pode acabar afastando potenciais pacientes. Outro ponto é que fazer publicações sem estratégia também pode acabar sendo um problema, espantando o interesse do seu público.

Quer entender mais sobre o assunto? Leia nosso artigo até o final!

Ideias de posts para dentistas: por onde começar?

Se sua criatividade esgotou ou não sabe por onde começar quando o assunto é ter ideias de conteúdo para as redes sociais, não se preocupe. Separamos algumas sugestões para você experimentar no dia a dia. Dá só uma olhada:

1. Dicas de higiene bucal

Um bom ponto de partida para exercitar as ideias de posts para dentistas nas redes sociais é identificar assuntos que você se sente confortável para compartilhar. Muitas vezes, é a partir do seu conhecimento, na prática como dentista, que surgem muitas dessas ideias.

Portanto, algumas dicas de higiene bucal podem servir como inspiração:

  • O jeito certo de fazer uma escovação
  • A forma de passar o fio dental
  • A maneira ideal de realizar o enxágue
  • Entre outros cuidados básicos que se enquadram nesse tema.

Ao mostrar que você possui experiência no assunto, cria-se autoridade e passa confiança aos seus seguidores. Isso também pode influenciar na sua reputação online, que é o conjunto de opiniões de seus pacientes sobre seus serviços.

➡️ Marketing para dentistas: 6 tendências para ficar de olho

2. Antes e depois de tratamentos

Ao longo de sua carreira, você já deve ter realizado uma série de comparações no estilo antes e depois em seus pacientes. E que tal trazer um pouco desse conteúdo para as redes sociais?

Com a autorização do paciente, você pode compartilhar um portfólio de tratamentos realizados, com exemplos de casos em que houve uma mudança visual perceptível. Esse tipo de publicação pode engajar mais pessoas a confiarem nos seus serviços.

Com o Simples Dental, você pode armazenar suas imagens de antes e depois sem limite de espaço.

3. Curiosidades odontológicas

Para atrair novos pacientes, um estilo de publicação que costuma funcionar bem é o de despertar a curiosidade por meio de informações sobre a sua profissão. Você pode usar como base as situações que já aconteceram no seu consultório.

Selecione perguntas que são frequentes entre os pacientes e responda-as por meio de posts estáticos ou vídeos explicativos curtos.

Alguns exemplos para te ajudar a se inspirar para ter ideias de posts para dentistas: 

  • Por que algumas pessoas têm o dente do siso e outras não?
  • Sensibilidade nos dentes é passada em gerações nas famílias?
  • Por que nem todo mundo tem 32 dentes?

4. Perguntas frequentes

Ao criar caixas de perguntas nas redes sociais, você pode:
1. Estabelecer um vínculo de confiança com seus pacientes
2. Ficar por dentro dos assuntos que seu público está mais interessado
3. Engajar os seus seguidores a participarem de suas redes

E por falar em dúvidas, que tal engajar o público online a fazer os questionamentos também? Você pode abrir uma caixinha de perguntas nos stories do seu Instagram ou Facebook, por exemplo, para criar esse portal de dúvidas sobre um determinado assunto.

Isso, além de servir como uma troca de informações para entender mais a respeito do que o seu público quer saber, permite que eles se sintam mais próximos de você, criando mais uma vez o vínculo de confiança.E, com o passar do tempo, criar uma periodicidade desse tipo de interação, colocando temas cada vez mais nichados para as suas especialidades. Por exemplo: perguntas apenas sobre HOF ou somente a respeito de periodontia.

5. Histórias de sucesso de pacientes

Assim como no caso do antes e depois, outra ideia de posts para dentistas que você também pode compartilhar depoimentos de pacientes que foram considerados cases de sucesso. Esse tipo de relato pode trazer mais segurança, humanizando o seu serviço para o seu público.

Mas, vale reforçar, é importante sempre ter o consentimento e autorização do paciente que terá o depoimento divulgado antes de fazer esse tipo de compartilhamento, para evitar problemas jurídicos.

➡️ Direitos dos pacientes: tudo que os dentistas precisam saber

6. Bastidores da clínica

Mostrar o funcionamento do seu consultório ou clínica no dia a dia também pode servir como uma forma de garantir conteúdo para as publicações nas redes sociais. Desde a rotina dos profissionais até interações com a equipe podem servir de material para fomentar as mídias.

Você pode também adequar trendings, ou seja, situações que viralizaram, com o pessoal da sua equipe. Dentro sempre do bom senso e readequando o conteúdo para que faça sentido dentro do universo de possibilidades da odontologia.

Esses bastidores podem levar a uma sensação de proximidade com o seguidor, levando a algo próximo do Marketing de Experiência que seu paciente teria caso estivesse indo até sua clínica.

7. Dicas de alimentação para saúde bucal

Se tem uma área que está diretamente relacionada à saúde bucal, sem dúvidas é a de alimentos. Por isso, você também pode apresentar ideias de publicações voltadas aos efeitos dos alimentos nos dentes, na língua e na gengiva.

Por exemplo, falar sobre alimentos que podem causar cáries, aumentar as placas de tártaro ou outras condições de saúde; também pode ser interessante citar ingredientes que podem manchar os dentes, ou ao contrário, que contribuem com a higiene bucal. 

8. Mito vs. fato

Um formato que pode ser levado em conta para ideias de posts para dentistas é o de mito vs. fato. Selecione assuntos que podem gerar dúvida em seus seguidores e desmistifique com base em fontes que comprovem a sua linha de raciocínio.

Alguns exemplos podem incluir:

  • É verdade que precisamos trocar de escovas de dente a cada três meses
  • Mito ou verdade: o uso do enxaguante bucal deve ser feito antes da escovação
  • Precisamos molhar a escova de dente antes da escovação?

9. Demonstrações de produtos

No seu dia a dia no consultório, é provável que você já possua parcerias com marcas de produtos odontológicos para divulgação com os pacientes. Portanto, também pode ser uma oportunidade de fazer acordos para que as indicações também sejam feitas online.

Além de servir como um reforço da parceria com as marcas, a ação pode engajar os pacientes a terem confiança nos produtos que você utiliza e, consequentemente, pode servir para que outras marcas se interessem pelas suas redes sociais como se fosse uma vitrine, gerando mais engajamento e lucro.

Com o Controle de Estoque do Simples Dental, você:
Firma parcerias com novas marcas
Garante a organização dos seus produtos
Deixa a informação mais acessível a seus pacientes

10. Saúde bucal em diferentes fases da vida

Se você precisa reutilizar assuntos que já foram citados anteriormente nas suas redes sociais, que tal criar um segmento para que ele não se torne repetitivo? Isso acontece quando você separa as pautas de acordo com o público-alvo.

Por exemplo, sugerir dicas de cuidados bucais para crianças e adolescentes. Ou então, para idosos, que necessitam de atenção especial para a dentição se comparado aos adultos mais novos. 

11. Datas comemorativas importantes

Temas sazonais também podem ser uma boa opção para ter ideias de posts para dentistas. Algumas datas festivas, como Páscoa, Carnaval, Natal, entre outras, são repletas de assuntos favoráveis para a odontologia.

Mas para ficar de olho em possíveis datas comemorativas, vale a pena anotar as seguintes no seu calendário:

  • 01 de janeiro – Ano Novo
  • 20 de março – Dia Mundial da Saúde Bucal
  • 01 de abril – Dia da Mentira
  • 07 de abril – Dia Mundial da Saúde
  • 13 de abril – Dia do Beijo
  • 14 de abril – Dia do Café
  • Entre março e abril: Páscoa
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 31 de maio – Dia Mundial da Luta contra o Tabaco
  • Mês de junho: Festas Juninas
  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 7 de julho – Dia do Chocolate
  • 10 de julho – Dia da Pizza
  • 05 de agosto – Dia Nacional da Saúde
  • Segundo domingo de agosto: Dia dos Pais
  • 15 de setembro – Dia do Cliente
  • 23 de setembro: Dia do Sorvete
  • 01 de outubro – Dia Nacional do Idoso
  • 03 de outubro – Dia Mundial do Dentista
  • 04 de outubro – Dia Mundial do Sorriso
  • 31 de outubro – Halloween
  • Mês de novembro: Black November/Black Friday
  • 25 de dezembro – Natal

12. Conselhos para superar o medo de dentista

Por fim, é normal que muitas pessoas ainda sintam receio de ir ao dentista. Normalmente por medo dos tratamentos, esse receio pode ser revertido por meio de criação de conteúdo educativo nas redes sociais.

Para demonstrar que é possível sentir menos temor, você pode demonstrar que muitos dos procedimentos são indolores e acessíveis, por exemplo. Ao criar essa empatia, seu público pode crescer nas mídias.

Saiba como usar as ideias de posts para dentistas a favor de sua clínica 

Se você ficou interessado em conhecer mais a respeito de marketing para dentistas, que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto, de forma gratuita? O Simples Dental, junto com a Dra. Ariely Caramori, odontopediatra e especialista em posicionamento de marcas para dentistas, oferece a você um Guia Completo de Marketing para Dentistas.

Conquiste mais pacientes para a sua clínica, dentista!

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

A importância da cibersegurança em clínicas odontológicas

A importância da cibersegurança em clínicas o...

Você costuma investir na cibersegurança de sua clínica ou consultório odontológ...

5 dicas jurídicas que todo dentista precisa saber

5 dicas jurídicas que todo dentista precisa s...

Em meio à rotina na clínica ou no consultório, é importante que você, dentista,...

Controle de estoque para clínicas odontológicas: como fazer?

Controle de estoque para clínicas odontológic...

Você costuma fazer o controle de estoque da sua clínica ou consultório odontoló...