Você tem reparado em como a tecnologia está afetando a sua profissão? Essa tendência de aderir a recursos avançados pode refletir em escolhas que tragam benefícios para você e seus pacientes, como é o caso da impressão 3D na odontologia.
Essa ferramenta pode te auxiliar, por exemplo, no planejamento de pequenas cirurgias, aplicação de implantes e em restaurações, trazendo mais segurança na hora de realizar os tratamentos.
Quer saber mais sobre como ela funciona? Separamos a seguir um passo a passo para você conhecer um pouco mais a respeito dessa tecnologia.
A impressão 3D na odontologia é uma técnica idealizada para viabilizar protótipos mais agilmente no seu dia a dia.
Para isso, é necessário criar um projeto com um formato apropriado e passar as medidas para uma impressora voltada à confecção de materiais tridimensionais e que realiza o processo de tiragem.
Veja a seguir alguns dos tratamentos que podem ser beneficiados por meio das impressões 3D na odontologia:
Seja para auxiliar com as obturações de uma cárie ou com o desgaste dos dentes, as impressões tridimensionais permitem restaurar coroas e blocos, corrigindo fraturas e ajudando a manter um senso estético para os pacientes.
Também é possível usar os recursos em 3D para imprimir próteses dentárias personalizadas para cada paciente, sejam elas fixas ou móveis.
Além de conferir mais detalhes com precisão, a impressora pode ajudar a criar peças para prova dos pacientes antes de uma versão definitiva.
As impressões 3D na odontologia também permitem que você torne cirurgias de pequenos reparos mais simples de serem feitas. Isso se deve à possibilidade de realizar impressões de guias e modelos de teste previamente.
Por fim, a impressora 3D também auxilia na confecção de modelos ortodônticos de aparelhos e alinhadores invisíveis, dando mais oportunidades de personalização e criação desses materiais odontológicos.
Uma vez que você já está por dentro dos usos que a impressão 3D na odontologia pode te oferecer, veja alguns dos benefícios dessa tecnologia:
Como a impressão 3D na odontologia facilita processos produtivos que poderiam demorar mais tempo do que o esperado em procedimentos como restaurações dentárias e aplicação de próteses, ela torna a sua experiência com o retorno do paciente menos demorada.
Embora essa tecnologia possa parecer mais cara inicialmente, devido ao investimento em equipamentos, ela, na verdade, reduz os gastos a longo prazo ao economizar em insumos e materiais.
O motivo é que você passa a utilizar menos materiais odontológicos, o que diminui a demanda de ter estoques variados para cada tratamento, focando apenas nas soluções que a impressora 3D oferece.
Outro ponto de destaque é que ela elimina a necessidade de contatos intermediários como laboratórios externos, resultando em economia geral para o consultório.
Por meio das impressões em 3D, você ainda pode se planejar melhor para saber os próximos passos que precisa tomar nos tratamentos de seus pacientes, por meio de peças de teste e modelos para cirurgias, por exemplo.
A impressão 3D na odontologia ainda pode ser uma forma de atrair mais pacientes que buscam por processos ágeis, tornando-se um diferencial diante dos outros consultórios e clínicas na hora de oferecer seus tratamentos.
Não é apenas você que se beneficiará com a adoção de impressões 3D em seu consultório. Os pacientes também saem ganhando, visto que terão retornos mais rápidos para as consultas.
Com isso, eles podem gerar indicações, recomendações, elogios e também avaliações positivas para o negócio, como parte da gestão de reputação online, uma vertente importante para o marketing de vendas do seu negócio.
Para dar o primeiro passo na hora de começar a utilizar a impressão 3D na odontologia, vale a pena se atentar a alguns cuidados essenciais:
Apesar de uma impressora 3D não ser um investimento acessível para todos, é possível se planejar para conseguir esse aparelho aos poucos, e nesse processo, vale ficar de olho para comparar preços e encontrar oportunidades.
Além da impressora, é importante falar com parceiros, como fornecedores de material para a impressão de prótese, para conseguir melhores preços e produtos para seus pacientes.
É válido também trocar suas experiências com outros colegas de profissão, para entender se eles já utilizaram ou usam a impressora 3D na rotina de trabalho e descobrir como ela pode impactar no seu dia a dia.
Para que você não perca as principais tendências de tecnologia no mercado odontológico, acompanhe o blog do Simples Dental. Nele, você confere um conteúdo variado sobre ferramentas de gestão odontológica e dicas de organização para sua rotina.