Marketing digital para dentistas: entenda como começar e por que investir

Não é segredo pra ninguém que hoje todo mundo está nas redes sociais — inclusive, as chances de você ter chegado até aqui por uma delas é bem grande. E quando se fala em redes sociais, presença digital é tudo. Tá, mas o que isso tem a ver com marketing digital para dentistas? Absolutamente tudo! Afinal, o impacto causado por elas tem um índice de retorno incrível.

Além disso, você tem bem mais chances de cativar os pacientes pelos chamados gatilhos mentais.

Isso porque, o excesso de informação disponível faz com que o cérebro filtre somente aquilo que é especial, genial e que chamou a atenção de alguma forma.

Por isso, os profissionais da odontologia podem usar e abusar desse mecanismo! Pode ser para acertar na hora de atrair mais pacientes ou para destacar-se cada vez mais da concorrência, por exemplo. Porque, enquanto seus concorrentes investem em outro tipos de mídia, você entra diretamente na rotina do paciente!

E assim, fica guardado na memória por meio do marketing digital para dentistas.

Como funciona o marketing digital para dentistas

Quem é empreendedor sabe que o marketing digital vai muito além de uma tendência e de ter uma página no Facebook, né?! É graças a essa ferramenta que profissionais da odontologia possuem a capacidade de divulgar as suas clínicas.

Ou seja, não é mais um luxo, mas quase uma necessidade básica. Principalmente porque o marketing digital para dentistas oferece uma infinidade de possibilidades. Um bom exemplo disso é a chance de estabelecer um eficiente canal de comunicação com os seus pacientes por meio de blog, redes sociais e e-mails.

 Imagine que você finaliza um tratamento ou uma consulta com seu paciente. E então, você entrega uma listinha com as orientações que ele precisa seguir. Mas, e se além disso, você ainda puder falar pra ele conferir no blog da sua clínica as dicas sobre esse processo? Super legal, né?!

Esse tipo de abordagem também funciona muito bem porque compreende a base do marketing digital para dentistas, que é a interação. E, claro, trabalhar dessa forma também ajuda a abrir espaço para divulgar conteúdos de relevância para os seus pacientes.

Alguns exemplos são cuidados com a escovação, métodos para prevenir problemas, produtos de qualidade relacionados com a higiene bucal e vários outros.

A importância de investir em marketing digital para dentistas

Vale lembrar que quando falamos em marketing digital para dentistas, é preciso ir muito além. Não é só criar um portfólio bonito ou um blog cheio de dicas para manter os dentes saudáveis. Esse tipo de oferta já é grande, portanto, é preciso apostar em ganhar o paciente de formas mais criativas.

É nesse sentido que vai a primeira e mais valiosa das dicas: no centro do marketing digital está o seu site. Ele é um pedaço essencial de qualquer plano ou estratégia de marketing. É importante que ele seja realmente eficiente na hora de convencer os visitantes a tomarem alguma decisão.

Um bom site precisa transmitir uma proposta de valor, sem confundir o visitante. Isso pode ser feito com textos informativos e layouts simples. Assim, as chances desse visitante se transformar em cliente é muito maior.

Lembre-se de que o seu site não é, na realidade, sobre a prática da odontologia. É sobre como você atende seus pacientes. O foco está nas necessidades deles! É por isso que é tão importante que a impessoalidade fique no passado. Dê espaço para aproximar o paciente não apenas do consultório, mas também do dentista e de toda a sua equipe. 

Os principais cuidados na hora de investir em propaganda odontológica

E na hora de se lançar nesse mar de oportunidades, não é raro surgir uma pequena pulga atrás da orelha. Afinal, o que pode e o que não pode falar em propaganda nessa área de atuação? Vale tudo? É como qualquer outro negócio?

Lembre-se de consultar o código de ética odontológica nesse momento para livrar o seu consultório de muita dor de cabeça no futuro. Isso porque ele é bem preciso a respeito das restrições que o ramo de atuação possui.

Sensacionalismo, exposição de pacientes com o famoso antes e depois, publicação de materiais sem comprovação científica ou a promessa de resultados para tratamentos são só algumas das práticas proibidas pelo código de ética. Lembre-se: você quer ganhar a fidelidade do paciente, então, cometer esses deslizes certamente não é o melhor caminho para chegar lá.

Claro que este assunto não se encerra por aqui, afinal, a internet possibilita inúmeras formas de atrair novos pacientes. Mas a proposta deste artigo é realmente indicar ações bem diretas e fáceis de colocar em prática. Assim, você pode avaliá-las e ver quais delas realmente fazem sentido para o seu modelo de trabalho.

Como consequência, verá que acertar no marketing digital para dentistas é mais fácil do que parece. É tudo uma questão de se planejar e estar preparado para construir a sua presença no meio digital.

E aí, animado para começar?

Agora é só começar a colocar em prática as dicas acima! Se tiver qualquer dúvida pode perguntar aqui nos comentários que a gente responde!

Vitória Cardoso é publicitária e especialista em conteúdo da Simples Dental.

Vitória Cardoso

Vitória Cardoso é publicitária e especialista em conteúdo da Simples Dental.

Você pode gostar...

Deixe um comentário