Marketing odontológico: 5 dicas infalíveis para atrair mais pacientes

Conheça e coloque em prática essas dicas de marketing para dentistas e descubra como elevar a divulgação da sua clínica ou consultório odontológico ao próximo nível de excelência

Não sei se você chegou a viver isso, mas antigamente era quase um insulto falar em publicidade na área de saúde. Mas esse tempo já vai longe e hoje é justamente o contrário. Um marketing odontológico bem feito ajuda dentistas e pacientes a encontrar soluções que melhoram a qualidade de vida de ambos. E isso é especialmente importante quando você está começando no mercado.

Na verdade, o marketing odontológico é bem mais do que a publicidade e propaganda. É um conjunto de estratégias e ações que levam soluções para os pacientes, agregando valor ao trabalho do dentista ao mesmo tempo em que divulgam seus serviços. E, é claro, tudo isso dentro de todos os códigos de ética definidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). 

E para quem está iniciando na profissão, apesar de fáceis, essas dicas vão fazer uma diferença imensa no seu consultório. Elas são bem mais fáceis do que você imagina e logo estarão trazendo resultados incríveis! Vale também para quem já tem uma carreira consolidada mas percebe a necessidade de inovar e buscar novas maneiras de se manter atual na profissão.

___________________________________________________________

MENU DE NAVEGAÇÃO

O que é Marketing odontológico?

Base estratégica para o marketing odontológico

Importância do marketing para atrair mais pacientes

Confira as 5 dicas de marketing odontológico  para aplicar hoje mesmo

Investimento que gera resultados

___________________________________________________________

O que é marketing odontológico?

Quer começar no mercado com o pé direito? O marketing odontológico coloca nas mãos do dentista uma grande oportunidade de atrair pacientes e iniciar um relacionamento saudável com eles, mas também de educar e informar o público. É uma conexão em que todos saem ganhando!

E essa conexão é um grande diferencial para o dentista se destacar no mercado, que nunca esteve tão concorrido. Só que para essa conexão acontecer é preciso criar algumas estratégias e usar técnicas de marketing.

Como sabemos, esse conhecimento não é algo aprendido na faculdade. Por isso a gente ajuda você a entender como usar essas técnicas a seu favor para ter sucesso em seu consultório ou clínica odontológica. 

Então o primeiro cuidado é evitar mensagens que “atropelem” o público, que causam interrupção ou desconforto ao paciente. É preciso usar o marketing digital para atrair as pessoas para sua clínica (marca), colocando-se à disposição para ajudar em suas dúvidas e problemas do dia a dia, explicando os tipos de tratamentos, benefícios e oferecendo seus serviços.

Base estratégica para o marketing odontológico

Para entender melhor como funciona, é interessante ficar por dentro de alguns conceitos básicos do universo do marketing que precisam ser seguidos antes de iniciar qualquer estratégia. Esses pilares são atualizações de técnicas, como os 4P’s (produto, preço, praça e promoção), que podem ser aplicadas no meio digital.

Quem

Um ponto muito importante no marketing odontológico é a definição do seu público-alvo. Para quem você vai direcionar seus serviços? Qual a faixa etária e o poder aquisitivo? 

A definição do perfil das pessoas que você pretende atender impacta a escolha dos tipos de tratamentos que você vai oferecer e os diferenciais escolhidos para entregar aos clientes a melhor experiência possível. 

Onde

Estudar a região  em que o seu consultório se encontra também faz diferença de várias formas. Uma delas é observando a quantidade de pacientes em potencial que existe na região. E também é interessante saber pesquisar quais os procedimentos mais procurados nessa localidade o para adequar a sua oferta à procura. 

Quanto

É a precificação, formada pelos custos fixos do consultório (aluguel, impostos, salário dos funcionários, etc) e custos variáveis (comissões de dentistas da clínica, custos com água, luz, matérias-primas, etc).

Mas também é preciso considerar outros fatores, como a qualificação profissional, o preço praticado pelos concorrentes diretos, o perfil do seu público-alvo e até o valor de depreciação do seu equipamento.

A ideia é chegar a um valor de hora-clínica, ou seja, o valor mínimo que cada hora de trabalho deve custar para que a sua atividade seja financeiramente sustentável.

Como encontrar os pacientes certos

É o processo de divulgação da sua clínica, desde o famoso e eficiente boca a boca, que é quando os pacientes ficam satisfeitos com o seu trabalho e o indicam para amigos e familiares, até as ações de divulgação, como um programa de indicação que dá algum benefício em quem indica e quem é indicado

Hoje a internet pode ser uma extensão do seu consultório. E você pode levar seu conhecimento para além da cadeira. Por isso, é importante ter um site ou blog e conteúdos interessantes nas redes sociais. Nesses ambientes digitais as pessoas podem consultar informações, descobrir como entrar em contato, conhecer sua clínica através de tour virtual, etc.

E não esqueça que há momentos bastante estratégicos em que as promoções podem atrair um grande público, aumentando sua visibilidade e levando novos pacientes para o seu consultório. 

É o caso de datas como a Black Friday, Dia das Mães, Natal, Carnaval, Dia dos Namorados, etc.

Importância do marketing para atrair mais pacientes

Esses itens te ajudam a criar um conjunto de ações que refletem a sua personalidade como dentista, reforçando a sua identidade de marca. E, assim, gerar reconhecimento, autoridade e valor para o seu público.

Essa conexão criada pelo marketing odontológico traz vários benefícios. Os conteúdos que você cria, por exemplo, geram uma familiaridade com a marca e um senso de confiança que ajuda a fidelizar seus pacientes

Por outro lado, o conteúdo personalizado otimizado para ferramentas de busca aumenta a sua visibilidade online, alcançando um público que jamais seria possível sem o marketing.

Além disso, o marketing odontológico também faz com que seu público reconheça a sua autoridade no tema, mostrando porque a sua clínica deve ser a primeira opção de escolha. E assim você cria diferenciais competitivos.

E tudo isso pode ser medido, da quantidade de visualizações às marcações de primeira consulta para poder tomar as melhores decisões sobre onde continuar investindo tempo e dinheiro na divulgação do seu trabalho..

Confira as 5 dicas de marketing odontológico para aplicar hoje mesmo

Se você está começando, pensar em seguir uma estratégia de marketing odontológico do início ao fim pode parecer um desafio, não é mesmo? Ainda mais quando a gente pensa em todas as coisas que precisam ser conciliadas em um consultório.

Mas quando você tem um alvo específico para fundamentar sua estratégia tudo fica mais fácil. Então há três pontos básicos que você deve focar:

Atraia seu público, ganhar visibilidade de mais e mais pessoas e realizar uma boa venda e pós-venda com seu paciente.  

Então, se você está começando, aproveite essas cinco dicas que vão fazer uma diferença incrível no seu consultório!

1. Foco no público-alvo

Você deve conhecer seu público-alvo a fundo para que todas as estratégias tragam resultados reais. Para isso, faça um levantamento completo de informações  para definir o perfil: idade, região, poder de compra, dores e necessidades, etc.

Ele pode ser feito perguntando diretamente aos pacientes que já frequentam o consultório, através de pesquisas online ou até mesmo por meio de plataformas e serviços de pesquisa especializados.

E vale lembrar que para quem trabalha com um nicho específico, esse conhecimento do público-alvo ganha ainda mais importância. Só assim você poderá entender o que ele precisa e o que você pode oferecer de solução – e como melhorar a jornada de compra do paciente.

2. Esteja no digital

Atualmente, seja qual for a área de atuação, quem não está no digital não existe para o consumidor. E por que seria diferente para o dentista? Você tem que marcar sua presença online para, por exemplo, aparecer na busca do Google.

Aliás, por falar em Google, uma ferramenta muito interessante e gratuita é o Google Meu Negócio, que coloca seu consultório, literalmente, no mapa. Assim, quando alguém pesquisar o nome da sua clínica, o buscador mostra todas as informações sobre ela.  

Mas se a busca for por um serviço, produto ou mesmo área de atuação, o Google exibe uma lista de empresas mais próximas de quem está pesquisando ligadas ao tema pesquisado.

E não podemos esquecer que também é importante marcar presença nas redes sociais, que falaremos mais adiante. 

3. Crie um relacionamento com seus pacientes

Para criar um relacionamento, ser lembrado e vender, o marketing de conteúdo é fundamental. É quando você fala sobre assuntos importantes para o seu público-alvo, dando dicas e soluções em blogs e redes sociais que agregam valor e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que embasam a qualidade dos seus serviços.

A propósito, de acordo com o iMedia Connection, 60% dos consumidores têm uma visão mais positiva sobre as marcas depois de consumir conteúdos produzidos por elas. Olha só o que você pode fazer:

. Criar um perfil profissional nas redes sociais. Ele garante muito mais credibilidade do que quando você usa seu perfil pessoal.

. Organizar um calendário para as postagens, gerando conteúdo a partir das dúvidas dos pacientes, de datas comemorativas, novidades que estão chegando no seu consultório, assuntos do momento, etc.

Dica bônus: Faça fotos profissionais para o seu perfil das redes sociais e também crie vídeos curtos apresentando sua clínica ou consultório. 

4. Atrair mais pessoas

Você pode atrair mais pessoas para a sua clínica tanto através de campanhas pagas (como os anúncios no Facebook Ads e no Google Ads) quanto orgânicas (marketing de conteúdo nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, etc).

Mas outra forma de atrair mais pessoas para a sua marca é aumentando sua rede de contatos fisicamente. Compareça a feiras e congressos, participe de encontros para dentistas e também vá a churrascos, festas de amigos. Tudo pode te ajudar a ser visto e indicado futuramente. . 

5. Mostre resultados

Sabe aquela receita de antes e depois dos dentes ou do procedimento estético? Funciona. Sabe por quê?. Com os resultados do seu trabalho, você mostra autoridade no assunto. E a autoridade atrai público e faz você e sua clínica serem lembrados como experts na especialidade que você escolheu. 

Quando você é conhecido como um expert, é lembrado com mais facilidade pelas  pessoas, quando surge o assunto numa roda de conversa ou quando alguém precisar do serviço que você oferece.

Para apoiar nessa questão, utilize os depoimentos de seus pacientes satisfeitos, que servem como validação social. Eles podem ser colocados em seu site, usados como case de sucesso, nas redes sociais, vídeos com o próprio paciente falando no Instagram, etc. Só não esqueça de pedir a autorização para uso da imagem, ok?

Investimento que gera resultados

Viu como o marketing odontológico é um investimento que gera muitos diferenciais para você e sua clínica? Agora é hora de colocar em prática esses aprendizados e conta com o apoio de uma solução que ajude a automatizar e integrar vários processos da clínica para tornar seu dia a dia mais leve e livre para fazer novas ações de divulgação. 

O software certo é fundamental para conseguir os melhores resultados. Com a funcionalidade Marketing e Vendas para Dentistas do Simples Dental você melhora a atenção com seus clientes, emite orçamentos personalizados rapidamente e se torna um dentista nota 10!

Venha conhecer e leve sua clínica a um novo nível de excelência!

banner-posts-plano-vendas

Você pode gostar...

Deixe um comentário