5 motivos para fortalecer a relação entre dentista e paciente

fevereiro 17, 2023

5 motivos para fortalecer a relação entre dentista e paciente

5 motivos para fortalecer a relação entre dentista e paciente (+ dica bônus)

Como anda sua taxa de retorno? E a captação de novos clientes? Isso pode ter a ver com a relação dentista e paciente. Veja por quê!

Muito estudo continuado, escolha de materiais e fornecedores de qualidade, preocupações com a gestão do consultório, dos colaboradores, da agenda, das redes sociais… Mas tem conseguido dedicar tempo para fortalecer a relação entre dentista e paciente?

No corre-corre da rotina, é fácil esquecer como é importante criar um relacionamento sólido com o paciente desde o primeiro contato – ou acabar relaxando desse cuidado depois que ele já está frequentando a clínica há algum tempo.

Mas assim como hoje a tecnologia odontológica oferece ferramentas que te ajudam a melhorar toda a gestão da clínica, ela também é uma grande aliada para otimizar a relação dentista e paciente. 

E bons motivos para isso não faltam. Pensou em alguns? Há pelo menos 5deles que você não pode esquecer e uma dica bônus no final.

5 motivos para fortalecer a relação entre dentista e paciente 

Você é um profissional moderno e alinhado com seu tempo, então sabe como a  tecnologia é importante. Mas ela deve vir acompanhada de um atendimento humanizado, que crie um vínculo entre dentista e paciente. Olha por que:

1 – Aumenta a compreensão do paciente 

Vamos ser sinceros: é difícil ter paciência quando estamos com dor. Mas quando há uma conexão entre dentista e paciente ele entende melhor a necessidade de uma espera ou confiança na sua recomendação de um determinado tipo de tratamento. Então, acolha seu paciente para criar laços fortes nessa relação Dentista & Paciente..

2 – Melhora a taxa de retorno 

O item 1 nos leva para este segundo ponto. Quando o paciente se identifica com o dentista, ele passa a ter uma relação de confiança. Com isso a taxa de retorno também aumenta, seja para a continuação de um tratamento ou para novos procedimentos. Você como paciente também não faz escolhas baseada na confiança? Então, cuide bem desse ponto com seus pacientes para que você construa uma relação de longo prazo e sustentabilidade para sua clínica ou consultório.

3 – Há mais respeito profissional 

Com a facilidade de obter informações pela internet, a maioria dos pacientes pesquisam muito antes de ir a um profissional. 

Infelizmente, muitos pacientes acabam se achando verdadeiros especialistas, o que pode gerar conflitos durante o atendimento. Mas quando há uma boa relação entre dentista e paciente, você consegue com mais facilidade abertura para explicar e gera também mais respeito ao seu conhecimento técnico. Afinal, você estudou muito para estar aí. 

4 – Gera um diferencial competitivo

Muitos dentistas oferecem a mesma coisa que você, por isso quando você fortalece o relacionamento entre dentista e paciente na verdade está gerando um grande diferencial competitivo. E você consegue assim aplicar preços diferenciados já que você mostrou seu valor e construiu uma boa relação com seus pacientes.

5 – Facilita a compreensão do paciente 

Já percebeu se com o tempo você não está usando cada vez mais termos técnicos? Isso pode ser até natural para o dentista, mas tende a afastar os pacientes. 

Ao tentar melhorar a relação automaticamente você procura usar uma linguagem mais próxima da usada pelo paciente, evitando esse distanciamento e criando maior identificação. Sem prejudicar sua imagem profissional.

Bônus – Mais indicações 

Tem recebido poucas indicações do famoso (e eficiente) boca a boca? Isso pode ser reflexo de um relacionamento fraco entre dentista e paciente. 

Ao fortalecer essa conexão, seus pacientes automaticamente farão mais indicações da sua clínica para os amigos, aumentando a sua captação de novos clientes.

Como melhorar a relação com os pacientes de forma prática 

A essa altura você deve estar pensando o que está fazendo de errado e como melhorar a comunicação com o paciente, certo? Na prática, há várias formas de fazer isso.

Trabalhando a primeira impressão

Não só a primeira impressão é a que fica, como na maioria das vezes é muito difícil mudá-la quando ela não é boa. Isso acontece por um funcionamento natural do nosso cérebro. Por isso, é muito importante caprichar no contato inicial.

E isso inclui não apenas o dentista, mas a recepção, o contato na hora de marcar as consultas, a primeira experiência que ele tem na sua clínica. Então, cada detalhe importa.

Lembre-se que a vida está cada vez mais ágil, então use a tecnologia para criar experiências cada vez melhores e mais humanizadas. Esteja conectado a seus pacientes e futuros pacientes e mantenha canais de comunicação sempre abertos facilitando a comunicação, como o WhatsApp ou um aplicativo entre você e o seu paciente..

Como melhorar o primeiro contato

O primeiro contato direto entre dentista e paciente é extremamente importante, por isso muita atenção na consulta inicial. Um dos pontos fundamentais para ajudar nessa conexão é a anamnese, onde você vai, efetivamente, conhecer os problemas e expectativas do seu paciente.

A anamnese completa te permite definir um diagnóstico mais preciso e traçar a melhor estratégia de tratamento. Você tem mais segurança e leva mais segurança também ao paciente favorecendo a aprovação do orçamento. 

Criando um relacionamento 

Essa é a parte do dia a dia, ou seja, não só quando o paciente está na cadeira. Criar um relacionamento entre dentista e paciente significa manter um contato ativo – e há excelentes ferramentas para isso. 

Tenha sempre todas as informações muito bem organizadas e acessíveis sobre seus pacientes para enviar mensagens estratégicas por aplicativos de mensagens, como SMS e WhatsApp, por exemplo.

E até a agenda online é uma aliada importante, lembrando você de datas estratégicas, retornos e oportunidades de gerar valor para seus pacientes. No Simples Dental, inclusive, SMS e WhatsApp já estão integrados à agenda digital, facilitando ainda mais a criação de um vínculo sólido.

Sabendo fidelizar o paciente

Nem só de novos pacientes vive um consultório, todo dentista deve ter muito clara a importância da fidelização. E ela vem através de um trabalho muito bem elaborado de pós-consulta.

É quando você mostra que ele não é esquecido quando o tratamento termina, mas que a clínica se importa com a sua saúde, te oferecendo um bom guia de recomendação com dicas valiosas para ficar bem após o tratamento, também o mantém informado sobre promoções e oportunidades, agenda retornos de avaliação, agrega valor com informações especializadas, etc.

Com isso, a taxa de retorno também aumenta, assim como a sua indicação para os amigos e familiares do seu paciente.

Resolvendo conflitos 

Muitos pacientes têm problemas na hora de sentar  na cadeira do dentista, seja por falta de informação, por medo até do barulho do motor, por ter tido más experiências anteriores, etc. 

Enfim, há vários motivos, mas o que importa é que havendo uma boa relação entre dentista e paciente você pode identificar a origem do trauma e trabalhar uma relação de confiança. 

Isso vai se refletir positivamente em todo o tratamento e na gratidão do paciente, que muito provavelmente passará a ser um verdadeiro embaixador da sua clínica. 

Convertendo relacionamento em venda 

Um paciente satisfeito se identifica com a sua clínica. E esse relacionamento saudável e fortalecido entre dentista e paciente se converte em vendas, aumentando a competitividade da sua clínica. 

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, a fidelização de clientes pode representar um aumento de até 95% no faturamento das empresas de qualquer ramo. E não esqueça que uma clínica odontológica é, sim, uma empresa. 

Já a White House Office of Consumer Affairs mostra que conquistar novos pacientes pode ser até sete vezes mais caro do que trabalhar pela fidelização dos que você já tem. Por isso, o relacionamento e as ações pós-consulta são também tão importantes. 

Uma relação profissional com o paciente que só rende bons resultados 

Como você viu, é muito importante dominar a comunicação com o seu paciente para melhorar cada vez mais a experiência do consumidor desde o primeiro contato. Afinal, se você ganhar a sua confiança, ele também te ouvirá e muito provavelmente seguirá todas as recomendações. 

Tudo deve ser natural, em um fluxo que não pressione seu paciente, mas o ajude também a lidar com questões emocionais, como a autoestima.

E conte sempre com a ajuda de um bom software para dentistas. No Simples Dental você encontra todas as ferramentas para criar um relacionamento duradouro entre dentista e paciente, agregando valor aos seus serviços e facilitando a rotina e a gestão da sua clínica.

Experimente gratuitamente o Simples Dental e alavanque as vendas da sua clínica!

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Nenhuma postagem encontrada.