Sem categoria

Não sabe como se diferenciar dos concorrentes? Confira 5 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

agosto 20, 2019

Se diferenciar dos concorrentes está cada vez mais difícil. Eu atribuo essa dificuldade a dois itens. O primeiro é que a odontologia está mais concorrida e consequentemente tem mais profissionais fazendo um bom trabalho.  Já o segundo é relacionado ao paciente. Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes e nós precisamos nos adaptar a esse cenário.

Trabalhar eticamente com uma boa equipe técnica não é mais um diferencial, é uma obrigação. E francamente, quem não fizer isso está fadado ao fracasso em um médio espaço de tempo. 

Isso não quer dizer que se você é excelente tecnicamente, não pode considerar isso uma vantagem. É claro que é. Só não esqueça que as pessoas precisam saber que você é excelente. Caso contrário, você vai ser só mais um na fila do pão.

Negócios que disputam mercados competitivos costumam se destacar em pequenos detalhes que, somados, fazem o cliente ter uma visão diferente do negócio. Por isso, resolvi separar aqui alguns itens que podem deixar seu consultório com uma cara diferente.

Também separei uma recomendação de livro que trata um pouco sobre mercados concorridos e como se diferenciar. O livro é Estratégia do Oceano Azul. É barato e fácil de ler. Recomendo a todos aqueles que querem se aprofundar um pouco mais no assunto.

Agora, vamos ao que interessa: como você vai se diferenciar.

Tire fotos do sorriso de seus pacientes

Não precisa ter a melhor câmera do mundo. Você pode começar tirando fotos com o seu celular mesmo e quando puder, comprar uma câmera de alta qualidade.

Depois é só passar essas fotos para um computador e mostrar os detalhes do sorriso para o seu paciente. Mostre e discuta com ele diferentes abordagens de tratamento. Muito importante: você precisa apresentar o tratamento como se estivesse falando de algo realmente grandioso.

Eu gosto de seguir o exemplo de bons corretores de imóveis. Eles sabem que comprar uma casa é mais que apenas comprar uma casa, é a realização de uma vida. E, nós dentistas, muitas vezes não damos a devida atenção que o paciente deveria receber quanto ao que seu sorriso pode se transformar.

Resumindo então: tire fotos do seu celular e discuta o melhor tratamento mostrando a imagem do sorriso do seu paciente. Fale do tratamento como uma mudança realmente maravilhosa na vida dele.

Use uma câmera intraoral

Imagine que você vai comprar uma camiseta online, mas quando abre a página do produto, ele não tem foto. Você compraria mesmo assim? A maioria das pessoas não. Isso acontece porque temos a necessidade de ver e até colocar a mão nos produtos para ter certeza de como eles são.

No consultório isso acontece todos os dias. O paciente ouve sobre o tratamento, mas não sabe como ele realmente vai ficar. Por isso a câmera intraoral é tão importante.

Ter a sensação de visualizar o tratamento deixa o paciente mais seguro e tem mais chances de fechar com você.

Vista-se bem e tenha uma postura atraente 

A sua postura e a sua aparência fazem toda a diferença no consultório odontológico. Principalmente, para quem trabalha com estética. Esteja sempre bem arrumado e apresentável.

Além disso, o cuidado com os seus dentes é fundamental. Afinal, você está fazendo uma venda e se você mesmo não compra o tratamento, por que o paciente vai comprar? Lembre-se: você precisa ser um exemplo positivo.

Ser simpático, solícito e mostrar preocupação real com o paciente também podem ajudar a garantir um orçamento.

Entre em contato com pacientes que fizeram procedimentos cirúrgicos

Sempre recomendo isso a todos os dentistas que fazem procedimentos cirúrgicos. Entre em contato com o paciente logo no dia seguinte da cirurgia. Ele está em recuperação e será muito legal você mostrar que se preocupa de verdade. Você pode fazer isso ligando ou mandando mensagens lembrando ele de seguir as orientações e tomar os remédios.

O Simples Dental, o software odontológico mais usado da América Latina, tem campanhas automáticas de SMS que você pode enviar nesses casos. É só ativar e o sistema envia para todos os pacientes que tiveram um tratamento de cirurgia finalizado no dia anterior. Se quiser saber mais sobre o Simples Dental é só clicar aqui.

Além disso, uma ação que fizemos na minha clínica e funciona muito bem, é dar uma caixa com pequenos presentes depois da cirurgia. Iogurte, chocolate, picolés, alimentos que o paciente vai precisar naquele momento. É um  gesto pequeno, mas que faz você se diferenciar de outros dentistas.

No final do tratamento você pode tirar uma foto e mostrar o antes e depois para o paciente. Mostre como era e como ficou seu sorriso. Com certeza ele vai ficar impressionado. Você ainda pode dar, junto com a foto, uma pasta de dente e uma escova personalizada com seu nome.

contrate o sd premium agora

Mostre em sua redes sociais que você faz tudo isso 

Se você segue todos esses itens acima, com certeza é um dentista super bacana. Então, as pessoas precisam saber disso, né?! Mostre o quão legal é ser atendido por você e como é um profissional diferenciado.

Para isso, você pode usar as redes sociais. Poste sua rotina nos stories, tire as principais dúvidas, mostre seus diferenciais e apresente sua equipe. Muitas pessoas podem te chamar para uma avaliação através dessas postagens.

Chegou a hora de colocar as dicas em prática!

Todas as dicas que falei acima são fáceis de fazer. Então, não precisa esperar muito,  né?! Comece a colocar em prática logo para ver a diferença que vai fazer no seu consultório. Tenho certeza que com elas,  você não será apenas mais um dentista por aí.

E, se depois que já estiver tudo funcionando, você quiser captar mais pacientes, tenho uma dica de estratégia que é fácil de fazer e tem um retorno rápido. Para saber mais, clique aqui.

Espero que você tenha gostado! Se tiver qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que eu respondo com todo prazer.

Fique com Deus e até mais!

Compartilhe: