Odontologia Digital: 8 tendências tecnológicas para sua clínica

Os avanços tecnológicos têm transformado a sociedade a cada dia, trazendo consigo mudanças de hábito e de comportamento significativas.

A digitalização tem o poder de derrubar barreiras físicas, facilitar o acesso à informação, modificar o consumo de produtos e serviços e revolucionar os modelos de trabalho tradicionais.

Isso também ocorre no segmento odontológico, onde a Odontologia Digital surge, sobretudo, com o intuito de facilitar o dia a dia dos profissionais da área, contribuindo consideravelmente no processo diagnóstico, decisão de tratamento e gestão de consultório.

Ao longo deste artigo, você vai conferir as diversas vantagens da Odontologia Digital, as principais tendências tecnológicas do mercado atual e como elas podem potencializar a sua prática profissional.

___________________________________________

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → Benefícios da Odontologia Digital
          Precisão no diagnóstico
          Rapidez e segurança nos tratamentos
          Gestão de consultório prática e ágil
          Aumento da qualidade de serviços
2 → Tecnologia para tratamentos odontológicos
          Radiografia digital
          Tecnologia CAD/CAM
          Câmeras intraorais
          Laserterapia
3 → Tecnologia para gestão do consultório
          Agenda online
          Software para gestão e controle financeiro
          Prontuário digital
          Ferramentas de marketing e vendas
___________________________________________

1 → Benefícios da Odontologia Digital

A Odontologia Digital tem como principal objetivo transformar a prática odontológica e a forma de gerir um consultório ou clínica.

Ao abordarmos o conceito da Odontologia Digital, estamos considerando a enorme variedade de equipamentos, soluções digitais, softwares e demais recursos tecnológicos desenvolvidos para simplificar a rotina no consultório.

Tudo isso proporciona ao dentista e sua equipe maior eficiência e segurança nos tratamentos e melhor desempenho na gestão do negócio.

Dentre as principais vantagens, podemos levar em conta:

Precisão no diagnóstico

Realizar um diagnóstico preciso é fator de extrema relevância para o sucesso do tratamento.

Ter equipamentos digitais que te auxiliam na análise do caso clínico de seu paciente, além de tornar o processo diagnóstico mais rápido, garante maior assertividade na escolha do tratamento.

banner odontologia digital

Rapidez e segurança nos tratamentos

Equipamentos de alta tecnologia oferecem mais segurança e agilidade no tratamento odontológico. Os procedimentos costumam ser simples, precisos e menos invasivos, promovendo uma experiência extremamente positiva para o seu paciente.

Gestão de consultório prática e ágil

Ao adquirir sistemas e softwares de gestão odontológica é possível automatizar tarefas e rotinas que antes eram feitas de forma manual, e ainda centralizar informações e torná-las facilmente acessíveis.

Isso impacta no aumento da produtividade, melhoria na comunicação, agilidade nos processos e redução de custos de seu consultório.

Aumento da qualidade dos serviços

A Odontologia Digital é uma forte aliada dos profissionais que desejam promover uma Odontologia de excelência.

Ao utilizar recursos digitais compatíveis com o seu negócio, você vai perceber mudanças significativas, tanto na parte clínica como operacional, tendo como resultado a satisfação de seus pacientes e, consequentemente, aumento da fidelização.

2 → Tecnologia para tratamentos odontológicos

Graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, os equipamentos e soluções digitais para uso odontológico têm se mostrado cada vez mais eficientes e sofisticados, ganhando espaço na prática de diversos profissionais da área.

Dentre as principais tendências da Odontologia Digital voltadas para o tratamento odontológico, podemos destacar:

Radiografia digital

Com grande contribuição no processo diagnóstico, a radiografia digital tem sido uma técnica alternativa para realização de exames de imagem com alta tecnologia.

Diferente das radiografias tradicionais que demandam tempo, espaço, gastos contínuos com material, sem falar das falhas comuns neste tipo de técnica, o método digital só traz benefícios para o tratamento odontológico.

A radiografia digital pode ser feita de forma direta, utilizando sensor ou placa, e em poucos segundos o dentista poderá visualizar digitalmente imagens anatômicas de seu paciente com alta precisão, permitindo um correto diagnóstico e indicação de tratamento.

Tecnologia CAD/CAM

A tecnologia CAD/CAM é utilizada para o design e produção de peças protéticas, por meio de impressoras 3D ou fresadoras.

Tudo começa com o mapeamento da arcada do paciente, que através de um scanner intraoral captura todos os detalhes.

Seguido da utilização do Computer Aided Design (CAD), que projeta a construção digital 3D da peça, e finalmente do Aided Manufacturing (CAM), que cria a linguagem numérica utilizada pela impressora/fresadora para confecção do elemento.

Dessa forma, a tecnologia CAD/CAM permite a criação de diversos tipos de modelo, como coroas, pontes e próteses, de forma rápida e com qualidade superior aos modelos produzidos a partir da moldagem tradicional.

Câmeras intraorais

Outro equipamento que leva alta tecnologia para os atendimentos odontológicos é a câmera intraoral, ferramenta que dá a dentistas maior poder de visualização da região oral.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado, além de transmitir ao vivo, também capturam imagens e vídeos da região bucal do paciente para posterior observação.

Do mesmo modo, costumam ter opções de foco, zoom e controle de intensidade da luz, facilitando ainda mais a análise clínica e diagnóstico, bem como o acompanhamento da evolução do tratamento odontológico.

Por ser leve e de fácil manuseio, pode ser utilizada no dia a dia, concedendo ao profissional ainda mais credibilidade e confiança na execução dos tratamentos propostos.

Laserterapia

Não poderíamos falar de tecnologia sem mencionar o uso de laser de baixa potência na Odontologia.

Essa técnica, certificada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), vem ganhando cada vez mais destaque nos consultórios e pode ser aplicada nas mais diversas especialidades odontológicas.

A Laserterpia é indicada principalmente para redução de inflamação e analgesia e aceleração do processo de cicatrização, e geralmente empregada no pós-operatório para controle da dor do paciente.

Trata-se de uma terapia que atua como coadjuvante em diversos tratamentos, auxiliando por exemplo, no tratamento periodontal, na hipersensibilidade dentinária, no tratamento de aftas/úlceras e demais lesões na mucosa, em procedimentos de harmonização orofacial, entre outros.

Conheça os benefícios da laserterapia na Odontologia.

3 → Tecnologia para gestão do consultório

A tecnologia também contribui nas rotinas de trabalho no consultório odontológico.

Afinal, levando o consultório para o digital, as atividades clínicas e gerenciais se tornam bem mais fáceis de controlar e administrar.

Todavia, você deve se perguntar quais são as tecnologias fundamentais para uma gestão de consultório organizada, produtiva e eficiente.

Bem, podemos considerar como essencial o uso de uma agenda online, para marcação e controle das consultas, bem como um sistema para gestão e controle das finanças do seu consultório.

Além disso, ter um prontuário digital irá agilizar os seus atendimentos odontológicos e o acesso às informações de seus pacientes.

E não podemos esquecer, é claro, da importância de uma ferramenta que auxilie no controle, captação e fidelização dos seus clientes.

A seguir vamos entender melhor o papel de cada uma delas em seu consultório.

Agenda online

Devido à quantidade e diversidade de pacientes atendidos diariamente no consultório, ter uma agenda online é uma ótima aposta para quem deseja manter a ordem.

A agenda online torna tudo mais fácil, pois permite que informações sejam consultadas por diferentes profissionais de forma rápida e simultânea, bem como viabiliza a marcação e alteração de horários, levando em conta a quantidade de cadeiras disponíveis na clínica.

No caso do Simples Dental, isso fica ainda melhor, pois o software automatiza o processo de confirmação de consultas agendadas, dando mais tempo para a sua secretária focar em tarefas de maior relevância.

Software para gestão e controle financeiro

Quando o assunto é finanças, manter a organização é fundamental, afinal, a parte financeira do consultório abrange muitos detalhes, que envolvem desde controle de fluxo de caixa, emissão de boletos e parcelamentos, até o acompanhamento da inadimplência.

Dessa maneira, utilizar um software para gestão e controle financeiro se torna uma excelente opção, assim você fica livre das planilhas, das informações que não se integram e dos dados de difícil compreensão.

A ferramenta permite consultar informações financeiras rapidamente, acompanhar indicadores de sucesso do seu negócio, como lucratividade e ticket médio, e realizar cobranças por meio de automação.

Prontuário digital

Já imaginou ter acesso a todas as informações do seu paciente, incluindo fichas de anamnese, imagens, exames e demais informações clínicas em apenas um clique? Com um Prontuário Digital você pode.

O uso dessa tecnologia possibilita maior rapidez nos atendimentos odontológicos, além de manter as informações dos pacientes mais seguras, com o armazenamento na nuvem.

Também padroniza o processo de emissão de receituários, solicitações de exames, atestados e termos variados. Do prontuário digital para a impressora em poucos segundos!

Ferramentas de marketing e vendas

Marketing e vendas são essenciais para uma empresa bem-sucedida, e no consultório odontológico não seria diferente. É claro que, por se tratar de um estabelecimento que oferece serviços de saúde, alguns cuidados precisam ser tomados.

Pacientes são consumidores, então é preciso entender suas necessidades, oferecer os tratamentos ideais, realizar boas negociações e manter um relacionamento a longo prazo, para que assim eles sejam fidelizados.

Por isso, utilizar uma ferramenta que permite otimizar e até mesmo automatizar algumas dessas etapas, com certeza, irá contribuir para o sucesso da clínica.

São várias as tecnologias que ajudam a potencializar a gestão do seu negócio, não é mesmo? A boa notícia é que você não precisa adquirir diferentes tipos de softwares para ter todas essas inovações em seu consultório.

O Simples Dental é um software odontológico completo que agrega todas essas funcionalidades.

E não para por aí! Neste ano, além dos benefícios que já apresenta, o software traz várias novidades para deixar a gestão de consultório ainda mais eficiente, como assinatura eletrônica, orçamento parcial e odontograma.

Além disso, com o novo APP do Simples Dental, você terá acesso à agenda e aos dados dos seus pacientes pelo celular, de qualquer lugar.

O Simples Dental inova ainda mais com a criação de um aplicativo para pacientes: o app Meu Doutor. Nele, seu paciente poderá confirmar ou cancelar consultas, conferir pagamentos e entrar em contato com a sua clínica de forma simples e rápida.

Para conhecer todas as vantagens de ter o Simples Dental na gestão do seu negócio, clique aqui.

banner-posts-plano-vendas

Você pode gostar...

Deixe um comentário