O que é odontologia digital e quais os seus benefícios

outubro 26, 2022

Odontologia Digital

Você conhece todas as formas que a odontologia digital pode ajudar o seu consultório? Veja quantos benefícios sua clínica pode ter com a tecnologia!

Esse assunto é sério e pode mudar sua vida e do seu consultório: a odontologia digital. Se você, dentista, sente que mal tem tempo para almoçar e, talvez,  ainda não entende bem o alcance e as facilidades reais do que é ser verdadeiramente digital. Vamos juntos que nesse artigo a gente vai te ajudar a dar o próximo passo em sua carreira.

Muita coisa mudou e continua mudando, isso ninguém pode negar. Você provavelmente já pediu comida via aplicativo, pode utilizar aplicativos de transporte para se deslocar, faz compras de produtos para sua clínica de modo online, mas às vezes não se dá conta de que já existem outras facilidades  para quem trabalha na odontologia

Hoje a área conta com recursos bem específicos, que ajudam demais na captação de novos pacientes, no apoio a precificação, na organização do consultório e na gestão financeira da clínica.

Quando você entender como ela funciona, vai ver que os benefícios vão fazer uma diferença imensa em sua rotina. 

O que é a odontologia digital?

Principalmente na última década, a tecnologia revolucionou tratamentos, equipamentos, exames, produtos e materiais para facilitar e oferecer novas alternativas para sua atuação no mocho. E também criou formas de organizar tudo isso. 

O fato é que o trabalho do dentista é minucioso, preciso, praticamente uma obra de arte, concorda? E cada paciente é um universo diferente, ainda que  dentro de uma mesma especialidade.

Então a odontologia digital permite que o dentista junte conhecimento e habilidade a recursos tecnológicos que melhoram o planejamento e a realização de todos os procedimentos.

E, usando a tecnologia para organizar melhor seus dias, você fica com mais tempo para pesquisar novas técnicas e buscar novas áreas de atuação, por exemplo ou oferecer a primeira consulta com mais tempo para gerar o encantamento e ter mais orçamentos fechados.

Principais benefícios da odontologia digital

Basicamente, a odontologia digital otimiza todos os processos do dentista. E só isso já é um benefício e tanto, certo? 

Mas ter a tecnologia como aliada para modernizar seu consultório ou clínica traz tantos benefícios específicos que é difícil contabilizar todos eles. Então vamos tentar explicar alguns dos principais.

Precisão no diagnóstico

O sucesso do tratamento depende muito da precisão do diagnóstico, certo? Os equipamentos digitais fornecem dados mais exatos, proporcionando mais clareza sobre o problema. As radiografias digitais e as imagens 3D são alguns deles.

Rapidez e segurança nos tratamentos

Um diagnóstico rápido e assertivo possibilita que você faça um bom planejamento, reduzindo também o tempo de tratamento. Além disso, os equipamentos tecnológicos são mais ágeis, mais simples, mais seguros e menos invasivos. 

Uma restauração, por exemplo, pode ficar pronta no mesmo dia! Essa economia de tempo é boa para todo mundo, inclusive para o paciente.

Gestão de consultório prática e ágil 

Cuidar da gestão do consultório toma um tempo precioso, não é mesmo? Mas não precisa ser assim. Na odontologia digital você pode automatizar diversos processos, amarrar fluxos e rotinas com um bom software odontológico

O sistema também ajuda a organizar consultas, contatos e até a se comunicar mais facilmente com seus pacientes e colaboradores. E como as informações ficam todas centralizadas e fáceis de acessar, você ganha muito mais tempo e praticidade.

Aumento da qualidade dos serviços

Claro que tudo isso permite que você melhore ainda mais a qualidade dos seus serviços e aumente a fidelização de seus pacientes. Você ganha mais tempo para se aperfeiçoar, se preocupa menos com a gestão da clínica e ainda oferece tratamentos mais rápidos e confortáveis. 

Com isso, seus pacientes ficam mais satisfeitos – o que também gera mais indicações no boca a boca. E também pode aumentar o ticket médio da sua clínica.

Odontologia digital nos tratamentos

Gostou da ideia? Então olha só algumas das soluções da odontologia digital para os tratamentos que você pode oferecer.

Radiografia digital

A diferença é que, enquanto no modelo tradicional são usadas chapas de filme que são relevadas com substâncias químicas reagentes, no modelo digital os raios-x são capturados por uma placa com circuitos sensíveis à radiação. 

A imagem digital gerada é enviada ao computador conectado ao equipamento. Assim, há menos necessidade de espaço, além da redução de custos com materiais e de falhas humanas. 

E você acessa as imagens em poucos segundos pelo computador – que ainda podem ser integradas com outras tecnologias.

Tecnologia CAD/CAM

A tecnologia CAD/CAM é um sistema para a criação de modelos de coroas, pontes, próteses, etc, com qualidade superior aos modelos produzidos tradicionalmente.

O sistema CAD (Computer Aided Design) cria e analisa imagens via computador, e o CAM (Computer Aided Manufactoring) cria a linguagem numérica utilizada pela impressora/fresadora para confecção da prótese.

Então depois de mapear a arcada do paciente através de um scanner intraoral captura todos os detalhes, a tecnologia CAD/CAM é utilizada para fazer o design e a produção das peças protéticas em impressoras 3D ou fresadoras.

Câmeras intraorais

A odontologia digital também proporciona aos dentistas as câmeras intraorais, que transmitem ao vivo e capturam imagens e vídeos da região oral. 

São leves, fáceis de manusear e têm diversos controles que melhoram a visualização (zoom, iluminação, foco, etc). No dia a dia elas são uma grande ajuda para diagnósticos e acompanhamento de tratamento. 

Laserterapia

Outro tratamento que vai fazer você se destacar entre seus pacientes é a laserterapia odontológica. A técnica é certificada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e é uma espécie de coadjuvante, mas altamente agregadora de valor.

A laserterapia é realizada com laser de baixa intensidade e tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e biomoduladoras. Mas se você associar a laserterapia com alguns corantes específicos, ela passa a ter potencial antimicrobiano (capacidade de matar bactérias).

Além disso, a laserterapia também é indicada para tratamento periodontal, hipersensibilidade dentinária, de aftas, úlceras e lesões em geral na mucosa, na harmonização orofacial, etc.

Odontologia digital na gestão

E agora, vem a parte burocrática da rotina do dentista: cuidar de diferentes áreas da clínica. Mas com a odontologia digital até isso ficou mais fácil. Mesmo que você trabalhe sozinho ou apenas com uma secretária.

Agenda online

Sabe aquela confusão de horários sobrepostos, horários desmarcados, marcações erradas ou ficar um tempão confirmando pacientes no Whatsapp? Nada disso acontece com a agenda online

Esqueça tudo isso, porque na agenda online toda marcação e alteração é visualizada com muita facilidade. E o sistema da Simples Dental ainda automatiza o processo de confirmação, poupando tempo e trabalho a partir do Whatsapp ou SMS com pacotes à parte ou de forma gratuita pelo Whatsapp Web com poucos cliques. 

Então mesmo que a secretária esteja ocupada ou esqueça de confirmar, se ativado o pacote contratado, a agenda online faz isso automaticamente. E abre uma nova possibilidade de atendimento em caso de desistência do paciente.

Software para gestão e controle financeiro

Ficou na dúvida sobre quanto ganha, lucra ou quanto gasta todo mês? Nada de passar aperto. É só acessar o financeiro do software de odontologia e ver as informações que precisa com toda clareza em uma tela só.

E nem se preocupe se a secretária esqueceu de fazer a cobrança. O Simples Dental faz praticamente tudo por você! Da emissão automática de boletos ao acompanhamento da inadimplência, do controle de caixa aos indicadores de lucratividade e tíquete médio. Até mesmo cálculos de comissão.

Assim você pode focar no que sempre quis: cuidar de seus pacientes.

Prontuário digital

E, por falar nisso, nada como um bom prontuário digital para fazer o dentista feliz. Tudo ali ao alcance dos dedos, da anamnese aos exames de imagens, dos últimos procedimentos ao receituário. E se quiser o velho e bom papel é só imprimir, rapidinho. Automatize processos rotineiros e ações repetitivas com o Prontuário Digital do Simples Dental! 

Ferramentas de vendas

Não tem jeito, como qualquer outro profissional, o dentista também precisa fazer sua divulgação, captar pacientes, mostrar seu conhecimento, divulgar seus projetos e tratamentos, mudanças na clínica e por aí vai. 

O bom é que a odontologia digital também pode automatizar várias tarefas através de algumas ferramentas de marketing e vendas. Assim você pode manter um relacionamento com seus pacientes e público em potencial além da cadeira do dentista e gerar mais valor para o seu atendimento.

Odontologia digital com o Simples Dental

Viu como a odontologia digital tem muito mais benefícios do que você imaginava? E você não viu nada, no consultório vai encontrar ainda muitas outras vantagens. 

Com o Simples Dental você tem essas e muitas outras funcionalidades em um único software, tornando tudo ainda mais fácil. Você também conta com assinatura eletrônica, odontograma e orçamento parcial para melhorar ainda mais seu atendimento.

Isso sem falar no app Meu Doutor, que garante uma interação ainda maior com seus pacientes. Estimulando a fidelização e aumentando a praticidade para todos. A verdade é que, até aquele cara que morre de medo de dentista vai se sentir muito mais seguro vendo você tão antenado com a tecnologia

E então, pronto para experimentar? Clique aqui e faça um teste gratuito por 7 dias!

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Simples Dental celebra 10 anos e quer acabar com papel em clínicas

Simples Dental celebra 10 anos e quer acabar ...

Ramon Maciel, CEO e co-fundador da Simples Dental, melhor software odontológico,...

Software odontológico: como ajuda na gestão da clínica

Software odontológico: como ajuda na gestão d...

  Você quer levar o seu negócio para o próximo nível? Um software odont...