Você já parou para pensar em quantas pessoas passam a maioria do dia trabalhando, sem conseguir flexibilidade para ir ao seu consultório? É pensando nesses pacientes que existe a área de odontologia do trabalho, que serve como uma solução para levar cuidados bucais diretamente às empresas.
Além de ser uma forma de expandir o seu campo de atuação, essa especialização permite atender pacientes que dificilmente teriam tempo para cuidar da saúde bucal durante a semana.
Quer saber mais a respeito dessa área? Preparamos um guia para você tirar as principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
A odontologia do trabalho é uma especialidade voltada ao atendimento de funcionários de empresas e corporações. Ela é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e busca promover cuidados com a saúde bucal dos trabalhadores.
Por meio de ações voltadas à prevenção e atuação nessa área, o foco principal dela é de diminuir os danos ao ambiente de trabalho, beneficiando tanto os colaboradores das empresas quanto os donos.
É importante lembrar que o ambiente de trabalho é um local propício para os trabalhadores estarem expostos a condições que favoreçam problemas bucais, como estresse, ansiedade, traumas, entre outros.
Se você busca se especializar em odontologia do trabalho, saiba que a área possui diversas possibilidades de atuação nas empresas. Veja o que um profissional desse ramo pode fazer no dia a dia:
Assim como acontece em clínicas e consultórios convencionais, um dentista que atua com a odontologia do trabalho pode realizar a identificação de problemas bucais, encaminhando o paciente para avaliações, exames e acompanhando-o em cada etapa posterior.
O dentista especializado nesse nicho também pode prestar auxílio técnico em questões relacionadas à saúde e segurança dos funcionários.
Por exemplo, ele pode fazer apontamentos sobre a higiene do local, a ergonomia dos funcionários, entre outras questões que impactam, direta e indiretamente, na saúde bucal.
Em trabalhos que exigem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, ele pode dar orientações de como proteger a arcada dentária de maneira adequada.
O especialista dessa área pode ainda contabilizar dados e estatísticas ligadas à saúde e risco de mortalidade na empresa, em busca de um ambiente mais seguro de trabalho, além da ocorrência de acidentes ligados à saúde bucal e de dados socioeconômicos dos colaboradores.
Outra competência que o profissional de odontologia do trabalho pode exercer é a criação de campanhas informativas e materiais de divulgação sobre doenças ocupacionais e riscos ligados à saúde bucal no ambiente de trabalho.
Agora que você já conhece algumas das possíveis áreas de atuação da odontologia do trabalho, fica a pergunta: será que vale a pena se especializar? Apesar de ser uma resposta individual, é válido avaliar as vantagens e desvantagens por trás dessa decisão.
Entre os benefícios, você pode:
Ao ampliar o seu nicho para empresas, indústrias e outros tipos de negócios, você pode captar pacientes que não teriam tempo hábil para visitar seu consultório ou clínica de forma particular.
Além disso, esses pacientes podem acabar se interessando por mais serviços seus e até mesmo recomendando o seu trabalho para familiares e amigos, gerando um fluxo maior para o seu atendimento.
Outro benefício é a possibilidade de ampliar seu networking com as marcas e conhecer parceiros estratégicos para a sua clínica ou consultório odontológico. Por exemplo, você pode oferecer serviços voltados à odontologia do trabalho com descontos para empresas que te garantem benefícios em troca, como agências de publicidade, escritórios de contabilidade, serviços de dedetização, entre outros.
Por outro lado, é preciso ficar de olho em questões que podem impactar na escolha de se especializar em odontologia do trabalho:
Embora exista um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que busca tornar obrigatória a assistência odontológica em empresas, não há garantias de que os empreendedores irão acatar o seu trabalho para firmar as parcerias.
Assim como em outras áreas de especialização na odontologia, existem dentistas que já atuam no ramo empresarial e que possuem parcerias estratégicas de longa data. É importante avaliar o seu benchmarking e compreender quais empresas podem se beneficiar com seus serviços.
Quer descobrir como fazer para encontrar novas parcerias de empresas que precisam de um profissional da odontologia do trabalho? Então não deixe de ler o nosso conteúdo com dicas de prospecção para a sua clínica ou consultório.