Odontologia estética: entenda mais da prática que vem transformando a odontologia!

agosto 3, 2023

Odontologia estética: entenda mais da prática que vem transformando a odontologia!

Os dentistas, como você, sabem como uma rotina odontológica é turbulenta, com muitos procedimentos e pacientes no consultório. Mas as tecnologias estão auxiliando na correria do dia a dia e transformando até mesmo a odontologia estética.

Essa área está tão em alta nesse mercado que, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), de 2017 até 2023, a área de odontologia estética cresceu 300%, com tratamentos e procedimentos inovadores.

Uma das formas pelas quais as inovações têm contribuído na odontologia estética é o planejamento digital do sorriso. Já pensou nessa possibilidade? Para ampliar seus conhecimentos sobre esses temas e te deixar por dentro das tendências, produzimos este conteúdo especial. Continue a leitura! 

O que é a odontologia estética?

Primeiramente, para você conhecer mais sobre a odontologia estética, é preciso entender o que ela é, certo? Então vamos lá:

Também conhecida como odontologia dentística, essa área tem como principal objetivo melhorar a aparência geral dos dentes, da boca e do sorriso dos pacientes. Ou seja, a odontologia estética é um pouco diferente da tradicional, que tem foco na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças bucais.

Procedimentos que um dentista pode realizar na odontologia estética

É importante ressaltar que essa área vai muito além de apenas clareamentos dentais. Você, dentista, irá realizar:

  • Restauração da forma e função dos dentes
  • Uso de resinas e facetas
  • Realização de lifting gengival
  • Clareamentos e restaurações estéticas

Além disso, também existem outros procedimentos que têm ganhado espaço dentro na odontologia estética:

Clonagem dentária

Esse é um procedimento que usa uma resina de cor semelhante à do dente do paciente, que, quando aplicada, é endurecida com a ajuda de uma luz ultravioleta ou laser.

Lentes de contato dental

São conchas finas de porcelana — também podendo ser um material adesivo composto — feitas sob medida, que cobrem a parte frontal dos dentes.

Coroa dentária

Funciona como uma espécie de capa, que substitui os dentes cariados ou danificados, impedindo que eles se quebrem e restaurando sua forma, tamanho, resistência e aparência.

Inlays e Onlays

Apesar do nome difícil, esse procedimento também é conhecido na odontologia estética como “obstruções indiretas”. São criadas em laboratório e coladas no dente danificado.

Implantes dentários

Consiste em parafusos de titânio, inseridos na cavidade óssea da boca para fixar um dente artificial. Talvez esse seja um dos procedimentos mais conhecidos dentro da odontologia estética.

Harmonização facial

Conjunto de procedimentos estéticos para criar uma harmonia maior entre os dentes, a boca e o rosto. 

O Simples Dental — maior software odontológico da América Latina — criou uma funcionalidade ligada diretamente à harmonização facial. Confira em nosso site.

E mais! O Simples Dental tem o material certo para você, caso se interesse em saber mais sobre a harmonização facial: um vídeo completo sobre o assunto.

Nele, Dr. Alexandre Morita, especialista em harmonização orofacial, dá uma aula sobre a rentabilidade na harmonização facial, explicando desde a história desse procedimento, passando pela sua democratização e chegando na facilidade que é vendê-la atualmente.

Bichectomia

Nesse procedimento, é feita a remoção do excesso de volume no saco adiposo de Bichat — localizado em dois compartilhamentos de gordura, no interior da bochecha.

Alinhadores ortodônticos invisíveis

São, basicamente, lâminas de plástico termoformadas a partir de um modelo de imagem digital da dentição do paciente, em que o protótipo foi feito em uma impressora 3D.

Como o planejamento digital do sorriso está integrado a prática da odontologia estética

O Digital Smile Design — ou, em sua tradução, planejamento digital do sorriso — é uma técnica criada pelo Dr. Christian Coachman e consiste em utilizar tecnologia aliada a equipamentos modernos para:

Ou seja, com o auxílio de recursos modernos, os dentistas conseguem estudar melhor cada caso, alcançando um diagnóstico ainda mais preciso e definindo as intervenções necessárias para que os pacientes transformem seus sorrisos de acordo com o que eles desejam e, mais importante, precisam.

Dito isso, essa técnica permite que você possa trazer ainda mais precisão para os procedimentos de odontologia estética. 

Dicas de como realizar esse planejamento digital

Dica N° 1: reúna dados e informações — fotografias, imagens, exames e vídeos, por exemplo —, já isso vai ser a base para o seu trabalho.

Dia N° 2: analise as características do paciente, estudando não apenas a estética, mas também a funcionalidade da arcada dentária e dos ossos da face. Além disso, ouvir os desejos do paciente, o que significa o sorriso para ele e alinhar expectativas também é um passo importante.

Dica N° 3: após esses estudos, é hora de realizar o planejamento digital do sorriso.

Dica N° 4:  quando o sorriso ideal do paciente for decidido, você poderá identificar quais serão os tratamentos e procedimentos necessários para chegar no resultado esperado.

Vantagens que um planejamento digital do sorriso pode proporcionar para sua clínica 

Como já falamos um pouco sobre o planejamento digital do sorriso, não restam dúvidas que ele traz diversas vantagens para a odontologia estética e, consequentemente, para os dentistas e suas clínicas ou consultórios.Mas, explicando ainda melhor, os principais benefícios que podemos perceber, são:

E tudo isso só é possível graças à tecnologia. Isso só prova como ela continua contribuindo para a evolução da odontologia, seja com novos instrumentos ou com softwares de gestão odontológica cada vez mais modernos, como o Simples Dental.  

Transforme orçamentos em tratamentos com o Simples Dental

Como já dissemos anteriormente, o Simples Dental possui uma funcionalidade específica, relacionada à harmonização facial. Com ela, o processo de criação de um orçamento de HOF é aprimorado!

Isso porque a ferramenta disponibiliza:

  • As regiões corretas para os procedimentos de harmonização facial
  • Um faceograma com opções de desenho na face, facilitando a demonstração do que será realizado
  • O campo de inclusão da quantidade de produto utilizada

Assim, a visualização de todos os procedimentos se torna mais fácil e concreta. Ao mostrar para seus pacientes todos esses detalhes, as chances de fechar um orçamento aumentam bastante!

E você já deve ter percebido a semelhança que essa ferramenta possui com o planejamento digital do sorriso, certo? Em ambos os casos, cada paciente é estudado a fundo e tem um diagnóstico exclusivo, definindo o melhor caminho para ele.E se você gostou desse conteúdo, mas gostaria de receber mais informações sobre o mercado odontológico, então não deixe de assinar a nossa newsletter — tudo de forma simples e gratuita.

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

Eventos de Odontologia em 2024: participe dos principais eventos para dentistas

Eventos de Odontologia em 2024: participe dos...

Dentista, já se organizou para participar dos eventos da Odontologia em 2024? P...

Melhor software odontológico: últimos lançamentos deste ano

Melhor software odontológico: últimos lançame...

Acompanhe os lançamentos do maior software odontológico da América Latina e...

CIOSP 2024: tudo sobre o maior evento da Odontologia

CIOSP 2024: tudo sobre o maior evento da Odon...

Preparado(a) para começar 2024 participando da edição 41º do Ciosp, considerado...