Sem categoria

Dentista, você sabe qual o seu objetivo e o que precisa fazer para alcançá-lo?

abril 23, 2021

Olá! Eu me chamo Mardjore, faço parte do time de Suporte aqui do Simples Dental e encontrar oportunidades para dentistas é parte do meu trabalho no dia-a-dia.

Atendendo os chats do Simples, me deparo diariamente com profissionais completamente perdidos, sem saber onde estão e onde querem chegar, acomodados, sem um plano ou um objetivo claro, uma gestão bagunçada, com mais baixos do que altos na jornada odontológica.

Algumas pesquisas de mercado feitas pelo Simples, mostram que mais da metade dos dentistas ganham menos do que gostariam e passam mais tempo “tapando os buracos” da clínica/ consultório do que realmente atendendo e fazendo o que gostam.

Sabe o que esses dentistas que ganham menos do que gostariam têm em comum?

Eles não têm um objetivo estabelecido, nem metas traçadas para chegar onde gostariam para vender mais, se destacar, conquistar espaço no mercado. 

Como está o seu cenário hoje? Você está feliz com o seu faturamento e gestão do seu consultório? 

Aposto que mesmo não estando feliz com o resultado atual, você ainda tem sonhos e espera alcançá-los, mas talvez não saiba como começar. Então, separei algumas dicas que podem te ajudar a dar um grande primeiro passo para tornar o seu sonho realidade.

1 – Estabelecer metas te faz sair da zona de conforto

Você sabe a importância de ter um objetivo com metas definidas?

Trabalhar só por trabalhar não faz muito sentido, você ficou anos na faculdade, fora especializações, cursos complementares, longas horas longe da família, dos amigos, deixando de fazer um milhão de coisas para se tornar um bom profissional, então faça isso tudo valer a pena. 

  • Estabeleça um objetivo, como por exemplo: Dobrar o faturamento do trimestre passado, agendar o dobro de consultas dos últimos 30 dias, fechar 10 orçamentos a mais no próximo mês.
  • Depois crie metas para alcançar esse objetivo, o que você precisa fazer para chegar lá? Se a sua meta for faturar mais, você precisa vender mais, para isso vai precisar melhorar a divulgação do seu trabalho, com: bom marketing, levantamento de orçamentos em aberto na clínica que podem ser melhor trabalhados, etc. E determine quantos pacientes quer alcançar em um determinado período.

 Outro dia eu li um artigo que falava exatamente sobre isso, algo como – “Os objetivos servem como guias, para que os seus sonhos sejam finalmente realizados” e “As metas são os passos que precisamos dar, para chegar a esse objetivo”, faz sentido, não faz?

>>LEIA MAIS: Não sabe como se diferenciar dos concorrentes? Confira 5 dicas para colocar em prática hoje mesmo!<<

2 – Tenha uma gestão organizada, que te ajude a acompanhar os resultados.

Se você quer competir no mercado odontológico, começar por ter um bom controle de gestão vai diferenciar sua clínica, saber corretamente o que entra, sai, lucro e custos, te colocam na direção do objetivo. Eu conheço muita gente que tinha tudo para ter um negócio bem sucedido, mas perdeu tudo por falta de organização e uma gestão falha, principalmente da área financeira, certamente você já ouviu sobre isso também, certo? 

  • Estude sobre gestão e administração. Esse não é assunto abordado na faculdade de odontologia mas, para manter um negócio e ser um ótimo dentista, não basta! Você precisa ser um ótimo administrador, também.
  • Procure ferramentas que possam te ajudar nessa gestão, ferramentas automatizam processos e otimizem o seu tempo. Busque algo que calcule o seu ticket médio, e você possa tirar relatórios para acompanhamento.

3 Pare de “tapar buracos” e encontre mais oportunidades para dentistas

Apenas querer mudar a realidade e não trabalhar para que isso aconteça não adianta. Você precisa se mexer, sair do lugar e buscar oportunidades. Um dos passos mais importante para sair da zona de conforto e chegar a algum lugar, é identificar o problema.

Qual seria o principal furo que te impede de vender mais? Não saber controlar os resultados? Informações desorganizadas? Perda de tempo nos processos rotineiros da clínica, como marcar consultas, confirmar, reagendar? Oportunidades de vendas estão passando batidas por você? 

  • Observe os processos de venda e gestão de pacientes na sua clínica/consultório hoje e identifique qual a maior falha. Seria na jornada do paciente enquanto você tenta fechar um orçamento com ele? Ou, seria na hora de agendar uma consulta? Analise as vendas que deram errado e tire os pontos que você pode fazer diferente na próxima tentativa. 
  • Faça avaliação de satisfação com seus pacientes.
  • Entenda a razão do seu paciente cancelar uma consulta e procure resolver isso para ele. Seja responsável pelo agendamento, você é o dentista e sabe quando e porquê ele deve ir à consulta!
  • Porque o paciente não fechou o orçamento? De que forma eu posso fazer com que ele enxergue valor e não só preço nesse orçamento? Melhorando a abordagem, a estrutura da clínica, agregando serviços? Descubra e ação! 

Nenhum dos seus problemas serão resolvidos com mágica, a magia está no trabalho duro! Seu objetivo não vai ser alcançado de um dia para o outro. Essa é uma caminhada que pode levar tempo, mas vale muito a pena!

>>SAIBA MAIS: 5 benefícios de software de gestão para clínicas odontológicas.<< 

Dica de ouro:

Para te ajudar ainda mais nessa jornada, tenho uma última dica que pode revolucionar a sua caminhada. O Simples Dental agora tem o Plano Vendas, nele você encontra a ferramenta Vendas, ele foi criado com o intuito de te fazer vender mais, serve justamente para facilitar e agilizar o caminho até as suas metas, além de automatizar processos, essa ferramenta identifica os furos da sua clínica/consultório por você e transforma eles em oportunidades de vendas, de forma simples!

Você está disposto a correr atrás dos seus sonhos?

Então eu te convido a conhecer o Plano Vendas e descobrir o que ele pode fazer pelo seu sucesso.

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas no Whatsapp ou envie um e-mail para duvidas@simplesdental.com, que vai ser um prazer te ajudar!

Um forte abraço e até a próxima! 

Compartilhe: