Por que usar um sistema odontológico no seu consultório?

Entenda as principais vantagens de investir em um sistema odontológico para sua clínica.

Ao abrir um consultório, além do conhecimento técnico que a profissão exige, o dentista administrador precisa aprender sobre gestão, fluxo de caixa, estoque e outras áreas do dia a dia.

Durante muito tempo a administração de clínicas era feita de forma manual, com o apoio de inúmeros papéis e planilhas controlando as informações, o que tornava a missão ainda mais difícil.

Mas, com a inegável crescente da tecnologia, podemos observar o surgimento de softwares especializados em odontologia. Estes sistemas vêm acompanhando as necessidades do mercado e estão cada vez mais focados em simplificar a vida dos dentistas, permitindo controlar todas as áreas do seu negócio em um único lugar.

Pensando nessa evolução tecnológica e no impacto positivo sobre a odontologia, vamos discutir neste artigo os principais motivos de investir em um software odontológico.

___________________________________________

MENU DE NAVEGAÇÃO

1→ A nova onda da odontologia digital

2→ Controle sobre os processos de gestão

3→ Otimização de tempo e produtividade

4→ Potencializar vendas e ganhar mais

          Funil de vendas na odontologia

5→ Gestão de documentos

6→ Segurança de dados

___________________________________________

1→ A nova onda da odontologia digital

Ser um dentista digital vai além de ter um scanner de última geração no consultório. Tão pouco tem a ver com enviar e-mails ou mensagens via WhatsApp para seus pacientes.

A grande virada tecnológica da odontologia vem acompanhada de processos automatizados, e podemos tirar uma prova real dessa afirmação olhando para alguns números.

Segundo uma pesquisa de mercado realizada pela Simples Dental em 2020, dentistas que usam um sistema de gestão faturam até 44% a mais por ano.

Esse aumento está relacionado, principalmente, ao fato de os sistemas odontológicos automatizarem tarefas do dia a dia, como confirmação de consulta e cobrança de inadimplentes. Tirando, também, a sobrecarga de trabalho tanto do dentista administrador, quanto da secretária.

Em uma pesquisa interna realizada com clientes que usam o Simples Dental, concluímos que uma secretária gasta, em média, 8h semanais apenas confirmando consultas.

E automatizar tarefas, a economia de um dia de trabalho, traz mais tempo para executar outras estratégias, como fazer follow-up com pacientes que não fecharam orçamento, ou então, ligar para os retornos.

Ainda na mesma pesquisa de mercado citada acima, descobrimos que clínicas que trabalham controlando o retorno de seus pacientes podem faturar entre R$20 mil e R$50 mil a mais por ano. O que deixa clara a importância de focar energia em atividades que ainda não tem uma solução digital personalizada.

2 → Controle sobre os processos de gestão

Uma gestão eficiente pode evitar a falência do seu negócio, segundo o IBGE. Um estudo da instituição aponta que apenas 39,8% das empresas abertas no país sobrevivem além dos 5 anos e esta taxa está diretamente relacionada à falha de gestão nos anos iniciais dos empreendimentos.

Como principais motivadores da mortalidade dos negócios podemos citar a falta de planejamento, o desconhecimento do mercado e a falta de capacitação dos gestores e funcionários.

Por isso é importante ressaltar que quando uma gestão é bem aplicada a um negócio, é possível prever problemas e caminhos a serem seguidos para solucioná-los a fim de conquistar os objetivos almejados com maior eficiência.

Um sistema odontológico é sem dúvidas a ferramenta de apoio mais segura e rápida para gerir um negócio. Através dele é possível acompanhar os principais indicadores de uma clínica como:

  • ticket médio;
  • fluxo de caixa;
  • porcentagem de orçamentos aprovados;
  • produtividade, entre outros.
  • Uma comparação que Ramon Maciel, CEO da Simples Dental, costuma fazer para tornar mais fácil a compreensão da importância destes indicadores é entre um software odontológico e o painel de um carro.

    Por exemplo, o painel da maioria dos veículos aponta a velocidade, quantidade de combustível e temperatura do motor. Caso a luz que aponta a entrada da gasolina na reserva acenda, o motorista já entende que é preciso se preparar para um novo abastecimento.

    E o mesmo pode acontecer em um software. Ao perceber pontos de melhoria e atenção dentro do sistema, o administrador da clínica ou consultório pode prever possíveis problemas e traçar soluções mais assertivas.

    Logo, ter essas informações em mãos é fundamental para observar oportunidades de melhorias e pontos fortes que podem ser replicados em outros setores de um negócio.

    3→ Otimização de tempo e produtividade

    Uma das principais vantagens do uso de um sistema odontológico é a organização e otimização do tempo. Isso acontece porque ter os processos de uma clínica organizados gera mais tempo útil para o dentista e sua equipe. E isso impacta diretamente no aumento da produtividade.

    Um software completo pode influenciar positivamente em toda a produtividade do consultório ou da clínica por uma questão muito simples e que já citamos aqui em cima: automatização de processos e tarefas.

    Com um sistema, por exemplo, o envio de campanhas de marketing para fidelização de um paciente pode ser realizado automaticamente com o envio de mensagens de dentro do próprio software.

    E, como aponta o professor e economista Philip Kotler, fidelizar um cliente pode ser até 7 vezes mais barato que a captação de novos.

    Porém, conhecendo a realidade de muitas clínicas odontológicas através da pesquisa, é possível afirmar que: mesmo sendo um número expressivo, muitas vezes não há mãos suficientes para se colocar uma estratégia de retenção para funcionar.

    Assim, sem precisar se preocupar com esse e outros processos que geram lucros reais para uma clínica, a equipe e secretária podem se concentrar em outras atividades que necessitam de maior atenção e que não podem ser automatizadas, produzindo mais e melhor.

    4 → Potencializar vendas e ganhar mais

    Segundo o CFO, hoje no Brasil existem quase 350 mil cirurgiões dentistas ativos. Este dado mostra, entre outras coisas, que a concorrência no mercado é alta e pode influenciar diretamente no valor dos serviços prestados e, consequentemente, na facilidade em vendê-los.

    Ainda que os profissionais da odontologia estejam atentos para a importância da tecnologia em seus consultórios, apenas ⅓ usa algum software de gestão.

    Porém, o uso de uma ferramenta de apoio para o controle dos processos de venda de um negócio pode ser decisivo para o sucesso de suas ações.

    Antes de pensar em fechar mais orçamentos, que tal pensar em como funciona a venda na odontologia? Para explicar melhor, abaixo você verá o funil de vendas desenvolvido pelo Ramon Maciel, CEO da Simples Dental, ao longo de seus anos de experiência.

    Funil de vendas na odontologia

    Um funil de vendas é basicamente uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato até o fechamento de um orçamento.

    Visto isso, podemos dividi-lo em basicamente 4 processos:

  • Aquisição: é a busca ativa ou passiva por potenciais clientes, podendo ser dar por ações online e offline de marketing e captação.
  • Agendamento: o próximo passo após a aquisição é agendar a primeira consulta do paciente. Este é um dos pontos mais importantes, afinal, apenas com um orçamento em mãos será possível realizar a venda de um serviço.
  • Venda: depois do orçamento pronto, chegou a hora de começar uma cadência de vendas que pode envolver desde o dentista responsável até a secretária.
  • Financeiro: esse é o passo onde é lançada a informação de venda ou o cancelamento do orçamento.
  • Softwares mais completos, como o Simples Dental, já possuem a ferramenta do funil de vendas pré-pronta dentro do próprio sistema. Por lá, você consegue listar pacientes que estão em qualquer uma das fases do funil.

    Além de manter o seu processo de venda organizado, os sistemas odontológicos com essa função podem apontar as principais oportunidades conforme for alimentado com informações.

    Outra questão importante é a integração do funil de venda com outras funções do sistema, como o fluxo de caixa, onde é lançado o cancelamento ou a aprovação do orçamento automaticamente no financeiro da clínica.

    5 → Gestão de documentos

    Atualmente, com possibilidades de backup em nuvem, torna-se cada vez mais obsoleto o uso de papel na gestão dos negócios. É inegável que manter os dados de uma clínica em arquivos online é mais simples e seguro, com riscos quase nulos de perdas com incêndios e furtos, por exemplo.

    Do ponto de vista financeiro a discrepância também é enorme. Os softwares mostram rapidamente os clientes pagantes e inadimplentes. Além de uma série de outras funcionalidades, como a emissão de boletos bancários já dentro do próprio sistema.

    É cada vez mais difícil encontrar argumentos que ainda sustentam a utilização de prontuários ou outros arquivos de papel, tanto pelo risco quanto pela falta de funcionalidades.

    Com um software odontológico completo e um treinamento adequado, em pouco tempo é possível ver a diferença na organização dos documentos e no aumento da produtividade da equipe pela facilidade em se trabalhar com arquivos disponíveis em qualquer dispositivo a qualquer momento.

    6 → Segurança de dados

    Outra vantagem do uso de softwares de gestão está na segurança dos seus dados. A maioria já realiza o armazenamento de dados na nuvem, como citamos acima, onde as informações são protegidas por criptografia, garantindo acesso apenas por meio de login e senha.

    Esta medida garante o sigilo total das informações, ataque de hackers ou utilização indevida por outras pessoas, algo primordial para evitar a perda de dados sensíveis sobre pacientes.

    Concluindo

    O mercado odontológico está se tornando cada vez mais acirrado na concorrência e optar por incluir a tecnologia e digitalização em uma clínica pode ser um grande diferencial. Além disso, a automação de processos e atividades é, com certeza, um divisor de águas na organização e produtividade de uma equipe,

    Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o uso de um software odontológico na sua clínica.

    Bons negócios!

    Você pode gostar...

    Deixe um comentário