Tá pensando em abrir um consultório? Saiba como ser um dentista empreendedor!

Você já viu o filme o Lobo de Wall Street? Se ainda não, pode anotar aí para assistir em breve. O protagonista não é nenhum mocinho, mas a história é muito legal para entender como a determinação pode levar ao sucesso.

Por esse motivo, essa é uma boa dica de filme para quem deseja empreender! Já que, mais do que paixão pela profissão, o dentista empreendedor precisa ter muita determinação, persistência e saber aproveitar todas as oportunidades. 

E aí, pronto para descobrir como se tornar um dentista empreendedor?

Resultado de imagem para let's go gif

Porque você deve ser um dentista empreendedor

Abrir um consultório é um grande passo na carreira de todo dentista. Mas, no momento em que se abrem as portas desse sonho, um milhão de dúvidas e inseguranças passam pela cabeça. Isso é super normal, pode ficar tranquilo! Afinal, abrir um consultório exige bastante do profissional e é preciso ter conhecimento em várias áreas.

Uma clínica odontológica é como qualquer outra empresa: precisa ter um ótimo serviço e ser bem gerenciada. Muitos dentistas encontram dificuldade em aliar essa parte de gestão à prática da profissão. E isso ainda acontece bastante!

Por mais que o consultório próprio seja o caminho da maioria, as faculdades começaram a abordar essa parte de gestão a pouco tempo. Por isso, é preciso ir além do que ensinam na graduação e buscar conhecimento em outras áreas.

Alguns exemplos são: gestão de pessoas, marketing e gestão financeira.

 

Se você é um apaixonado pela profissão, sabe que não é fácil parar de estudar a odontologia, né?! Só que com o foco apenas na sua área, você será destaque em atendimento, mas as chances de ser tão bom na administração de negócios não são grandes.

Quer dizer, o profissional será apenas mais um e verá seu consultório ir por água abaixo por falta de preparo. Então, para ser protagonista na sua região, você precisa ser um dentista empreendedor. Que tal entender melhor quais são os desafios que você pode encontrar? 

Os desafios do dentista empreendedor

É fato que toda profissão possui desafios. E, quem deseja empreender, precisa saber quais são eles.

No caso dos dentistas, um dos maiores desafios é lidar com a concorrência. Muitos profissionais se formam a cada ano e isso faz com que o número de consultórios aumente com frequência.

Por causa disso, se destacar no mercado é fundamental! Assim, você não corre o risco de ser apenas mais um ou de fechar as portas. 

Seu consultório precisa atrair e fidelizar os clientes e isso depende de um dentista empreendedor. Você pode aplicar estratégias de marketing e oferecer diferenciais que tornem o seu consultório a melhor opção. Seja em relação ao tratamento, ao atendimento ou às formas de pagamento.

O importante é mostrar porque você é a melhor solução para os pacientes. Lembre-se também que é importante estudar o mercado e analisar o seu público em potencial para saber como conversar com eles. 

Outra situação que costuma dar dor de cabeça é a alta carga tributária. Nesse caso, o ideal é pedir ajuda a um especialista para ficar em dia com a legislação. É importante ter o mínimo de noção sobre o assunto, mas conte com ele para manter tudo sob controle.

Além disso,  um grande desafio para o dentista empreendedor é lidar com a gestão financeira. Muitos profissionais misturam finanças pessoais e empresariais. Não deixe isso acontecer, viu?

Esse tipo de situação faz com que o dentista perca o controle sobre o fluxo de caixa do consultório. Esse é um grande problema que pode, inclusive, levar à falência. 

Por isso, além de buscar conhecimento sobre o assunto, contar com pessoas habilitadas também é uma boa opção nessa área.

As oportunidades do dentista empreendedor

Os desafios existem sim, mas pode ficar tranquilo que as oportunidades também! 

Resultado de imagem para gif uhul

Para driblar os desafios é preciso conhecer o mercado.  E para aproveitar as oportunidades não é diferente. É essencial entender o que é realmente uma oportunidade de crescimento dentro da sua região.

Imagine que uma cidade do interior não conte com nenhum consultório especializado em implantodontia. Qual seria uma grande oportunidade para um dentista nessa cidade? Se especializar e abrir um consultório que ofereça essa técnica!

As oportunidades do dentista que deseja empreender dependem sempre da sua análise sobre o que pode ser um diferencial. Por isso,  sempre estude o mercado e avalie o que é possível fazer para melhorar o atendimento.

Como se tornar um dentista empreendedor

Não tem jeito, a receita para se tornar um dentista empreendedor exige muito estudo, ousadia, determinação e vontade de fazer.  Uma ideia super legal é pesquisar sobre cursos que tratem de temas relacionados à gestão empresarial.

A intenção não é que você vire um especialista em marketing, recursos humanos ou finanças. Mas, sim, que saiba o mínimo de cada uma dessas áreas para administrar bem o seu consultório.

Outra boa opção é contar com parceiros, como agências de marketing e empresas de contabilidade que possam auxiliar na administração do seu consultório. E, mesmo que você tenha parceiros, não deixe de buscar informações para se manter sempre atualizado. 

Resultado de imagem para parceiro gif

Para ajudar nessa parte de gestão, o Simples Dental, é uma ótima opção. Ele vai poder ajudar você justamente nessa parte de facilitar a gestão da sua clínica.

Com ele, além de poder dizer adeus para a sua agenda de papel, você consegue criar campanhas de marketing, controlar suas finanças com poucos cliques e ainda emitir boletos sem burocracia bancária. Já pensou o quanto isso pode facilitar a sua rotina? 

Então, o que precisa para você se tornar um dentista empreendedor agora?

Identifique desafios e as oportunidades da sua área, busque outros conhecimentos que vão ajudar na gestão, conte com apoio de parceiros e escolha seu diferencial para se destacar no mercado.

Mas e aí, você já está empreendendo? Ou está se preparando para isso? Compartilhe sua experiência ou tire alguma dúvida nos comentários!

Ramon Maciel

Ramon Maciel cirurgião dentista e co-founder do Simples Dental, Simples Lab e Site do Doutor. Responsável pelo marketing e atendimento dos produtos. Viu que contar historias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *