Tráfego pago para dentistas: por onde você deve começar?

junho 18, 2024

Tráfego pago para dentistas: por onde você deve começar?

Você já ouviu falar em tráfego pago para dentistas? Essa técnica pode ser uma forma eficaz de atrair novos pacientes particulares para a sua clínica e consultório, por meio de recursos do marketing digital.

Assim como o tráfego orgânico, ele é gerado a partir da criação de conteúdo para blogs, estratégias de Inbound e redes sociais. Porém, o que difere os dois é que o tráfego pago pode ser impulsionado por investimento financeiro, enquanto o outro, não.

Se você quer dar o primeiro passo nessa modalidade, mas não sabe por onde começar, não precisa se preocupar. A seguir, você confere algumas dicas para gerar um tráfego pago de forma assertiva e quais são as principais diferenças entre os dois modelos:

Diferença entre tráfego pago e orgânico

Para começar, nada melhor do que diferenciar o que é o tráfego pago em comparação ao orgânico. Embora ambos tenham o mesmo intuito, que é aumentar o número de acessos ao seu site, eles possuem diferenças que vão além dos custos:

Orgânico

Como o nome sugere, a captação de tráfego ocorre de forma espontânea, ou seja, o interesse é gerado por meio de conteúdos ricos criados a partir de técnicas como o SEO, além do compartilhamento nas redes sociais, disparos de e-mail marketing e artigos de blog, por exemplo. 

Ele possui um crescimento mais lento porque depende do retorno dado por motores de busca para as suas páginas. Esses motores, como o Google, por exemplo, devem analisar as páginas publicadas e determinar seu posicionamento dentro das próprias métricas. 

É a partir dessa devolutiva e o posicionamento estabelecido que é possível determinar o nível de autoridade do seu site para se tornar referência no assunto. Por outro lado, ele também é mais sustentável, uma vez que agrega mais confiança e cria relacionamento com o pacienteC

Pago

Já nesse tipo de abordagem, o tráfego é gerado por meio de anúncios pagos nos motores de busca, campanhas nas redes sociais e publicidade em display como banners e anúncios gráficos.

Seu crescimento é mais imediato e veloz porque oferece produtos e serviços de forma mais direta para um público engajado, sendo ideal para quem busca resultados de prontidão

Por outro lado, seu custo é maior, já que precisa de investimentos para ser lançado e se manter ativo e visível aos usuários, além de não gerar tanta confiança ao leitor quanto o orgânico, já que o modelo aparece de forma não espontânea e somente no momento de decisão de compra deste usuário.

Qual o melhor, tráfego pago ou orgânico?

O ideal, na realidade, é ter um pouco de cada um deles trabalhando em conjunto.

Isso porque, como funcionam de maneiras diferentes, os dois podem agregar benefícios para a sua clínica ou consultório odontológico.

Enquanto o tráfego orgânico vai trabalhar relacionamento, informação e criação de autoridade para a sua marca quanto profissional de odontologia, o tráfego pago tende a impulsionar e fortalecer essas estratégias, além de conversar com o público mais segmentado e pronto para agendar consultas.

Sobre o investimento, por exemplo, quando falamos em tráfego orgânico, o principal custo está nos esforços para criação de bons conteúdos, completos e atualizados dentro das métricas exigidas pelos motores de buscas.

Por outro lado, os conteúdos que são direcionados para o tráfego pago têm, além dos custos de produção, o investimento necessário para o próprio impulsionamento dentro das plataformas como Google, Meta, entre outras.

Quando você une as duas estratégias e garante que a verba destinada ao marketing digital esteja bem distribuída, a chance de ter sucesso é grande.

A importância do tráfego pago para dentistas

O tráfego pago pode trazer diversos benefícios à sua clínica, dentista! Veja alguns a seguir:

  • Rápida visibilidade e alcance.
  • Capacidade de segmentação precisa para atingir potenciais pacientes.
  • Complemento ao tráfego orgânico, maximizando o alcance e as oportunidades de conversão.
  • Pode ser readaptado a qualquer momento, sempre que você precisar, sendo um investimento flexível e adaptável.
  • Amplia o conhecimento da sua marca no mundo digital.
  • Permite alcançar potenciais pacientes que não agendaram consultas anteriormente e dar uma segunda oportunidade para que entrem em contato com seu consultório.

➡️ Marketing para dentistas: 6 tendências para ficar de olho

Qualquer dentista pode investir em tráfego pago? 

Falando especificamente do tráfego pago para dentistas, é importante deixar claro que você pode tomar essa ação de marketing digital independentemente do tamanho da sua clínica ou consultório odontológico.

O mesmo vale para a verba. Mesmo pequenas quantias já podem ser bastante eficazes para um tráfego de qualidade. O mais importante, no começo, é optar por uma gestão bem organizada, que saiba equilibrar as ações orgânicas e pagas dentro do seu leque de possibilidades.

Com isso, você verá que é possível obter tanto um aumento de pacientes por meio das ações de curto prazo com propagandas pagas, quanto de fortalecimento da sua marca, com ações de longo prazo organicamente.

Fidelize pacientes e venda mais com estratégias de marketing digital!

Passo a passo para começar com o tráfego pago para dentistas

Agora que você já conhece um pouco mais a respeito do tráfego pago para dentistas, chegou a vez de começar a utilizá-lo no seu dia a dia. Veja como fazer isso:

Defina os objetivos principais

Comece definindo o que você quer para o seu consultório ou clínica odontológica. É atrair mais pacientes por meio do seu site? Ou pelas redes sociais a estratégia pode ser melhor? E quanto ao tráfego orgânico, qual a proporção dele em comparação com o pago? Crie um planejamento a curto, médio e longo prazo antes de começar o investimento.

Estabeleça metas mensuráveis 

Uma vez que os objetivos estão definidos, estipule quais serão as metas. Não precisam ser imediatas ou grandes, você pode começar baseando-se em testes nos primeiros meses para entender o quão agregador o tráfego pago será para o seu negócio. 

A partir disso, adicione uma quantidade de novos pacientes que você pretende por meio dessas ações, a quantia de seguidores que você quer que aumentem nas suas redes sociais e outras metas possíveis dentro do investimento que está sendo feito.  

Identifique seu público-alvo

Uma das vantagens do tráfego pago é a segmentação do seu público-alvo. Por meio dos anúncios, você conseguirá ter uma noção de quem interage com o que você divulga, com informações como idade, gênero, área de atuação, estado civil, entre outros dados. 

Baseado nesses dados, torne o seu conteúdo de marketing digital mais voltado àquilo que seu público precisa, direcionando-o para uma linguagem mais adequada ao que buscam e também suprindo as suas necessidades.

Escolha as melhores plataformas de anúncio 

Até o fim deste artigo, citaremos algumas das principais plataformas que permitem que a sua estratégia de tráfego pago funcione, especialmente as que incluem páginas de busca, redes sociais e portais de notícias.

Avalie quais delas trarão mais frutos ao seu negócio. Por exemplo, o alcance das procuras no Google é a principal forma que os pacientes chegam a você? Então talvez seja melhor investir mais no Google Ads.

Ou é pelas redes sociais que eles te identificam? Nesse caso, o Facebook Ads ou o LinkedIn Ads podem ser mais indicados, e assim por diante.

Crie anúncios eficazes

Com o público e os objetivos estabelecidos, chegou a hora de montar seus anúncios. Leve em consideração o conteúdo, a arte e a divulgação online necessária. Se você não possui noção de marketing digital, pode ser interessante optar por contratar pessoas que prestam esse tipo de serviço para te ajudar.

Tenha orçamentos pré-estabelecidos 

Por mais que os anúncios e campanhas de tráfego pago exijam uma verba, é importante saber como controlá-la para que o orçamento não estoure e acabe se tornando um problema ao invés de uma solução.

Defina antes o quanto você pretende investir e os gastos que terá com esse tipo de serviço, como a necessidade de equipes terceirizadas ou custos de divulgação.

Crie e otimize as páginas de destino 

Além do anúncio ou da campanha, outro tópico importante para quem busca um tráfego pago eficaz é a página de destino. É nela que você poderá converter potenciais pacientes e entender mais a respeito do seu público-alvo.

Fica a dica: para ajudar nessa tarefa, você pode criar landing pages com dados cadastrais de forma simplificada com o Site para Dentistas, uma funcionalidade do Simples Dental que permite que você personalize o seu site do jeito que preferir, servindo como uma ótima porta de entrada para receber visitantes.

Crie seu próprio site de forma rápida e personalizada!
Conheça o Site para Dentistas do Simples Dental

Acompanhe e ajuste os anúncios

Por fim, mas não menos importante, é aconselhável ficar atento sempre que for preciso ajustar os seus anúncios com novas informações e direcionamentos. Fazer esse acompanhamento requer tempo e organização, por isso, programe um horário da rotina para essa atividade.

5 melhores estratégias para aplicar o tráfego pago para dentistas mais usadas 

1. Google Ads: plataforma que reúne a audiência e pesquisas do Google para criar campanhas de baixo custo para atrair novos pacientes ao consultório odontológico.

2. Facebook Ads: permite criar anúncios, campanhas de vídeo, leads e impulsionamentos com base no público de uma das maiores redes sociais do mundo.

3. LinkedIn Ads: permite utilizar as ferramentas da rede social profissional a seu favor, como impulsionamento de anúncios, de conteúdo e a possibilidade de enviar mensagens personalizadas.

4. Sites de grande tráfego: requer um pouco mais de tempo e investimento do que nos outros, e significa segmentar sua marca quando ela estiver bem posicionada para uma página de grande circulação online, como portais de notícia e homepages de sites de busca.

5. E-mail marketing: embora também seja uma ferramenta orgânica, ela pode funcionar como paga, por meio de sites que segmentam o público para tornar o disparo mais eficaz.

Entenda mais a respeito de marketing digital para sua clínica
Faça o download do nosso Guia Completo de Marketing para Dentistas

O Simples Dental tem mais ferramentas para te ajudar!

É hora de começar seus investimentos com tráfego pago, dentista! E para te ajudar nesse processo, você pode contar com a ajuda do Simples Dental. Nosso software é ideal para te proporcionar recursos que facilitarão suas estratégias de marketing digital.

Do preparo de páginas de destino ao gerenciamento de contatos de pacientes e campanhas de comunicação por WhatsApp, sua rotina profissional ficará muito mais fácil e otimizada.

Faça o teste gratuito de sete dias e comece a atrair novos pacientes para sua clínica ou consultório odontológico!

Use o Simples Dental para auxiliar em suas campanhas de tráfego pago!

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

A importância da cibersegurança em clínicas odontológicas

A importância da cibersegurança em clínicas o...

Você costuma investir na cibersegurança de sua clínica ou consultório odontológ...

5 dicas jurídicas que todo dentista precisa saber

5 dicas jurídicas que todo dentista precisa s...

Em meio à rotina na clínica ou no consultório, é importante que você, dentista,...

12 ideias de posts para dentistas alimentarem suas redes sociais

12 ideias de posts para dentistas alimentarem...

Todo profissional de odontologia que quer se destacar em meio à concorrência pr...