A transformação digital já é uma realidade para o mundo em que vivemos. Cada dia mais, a globalização permite avanços tecnológicos na nossa rotina, e hoje, é possível resolver diversos problemas em curto espaço de tempo.
E isso reflete também na sua rotina e no dia a dia de seus pacientes, dentista. Afinal, se sua clínica ou consultório odontológico não estiver antenado nas tecnologias mais recentes, ela pode acabar perdendo mercado diante da concorrência.
Por isso, é importante estar preparado para entender como essa transformação digital acontece, pensando em melhorar a jornada de seus pacientes. Na leitura de hoje, você confere como fazer isso em cada etapa:
Hoje em dia, os pacientes já estão mais familiarizados com alguns dos avanços tecnológicos dos últimos anos. O contato recorrente com redes sociais e o acesso facilitado a sites é uma realidade para muitas pessoas.
Essas ferramentas servem como um canal de comunicação para que você, dentista, também possa encontrar com seu público e criar assim, uma experiência única para a jornada do paciente. Veja como:
Quando o paciente deseja buscar um novo dentista e sua jornada tem início, é importante que ele encontre conteúdos interessantes sobre o tema nos principais canais em que está presente, como redes sociais e buscadores, por exemplo.
Nesta etapa, você precisa estar preparado para recebê-lo com uma presença forte nestes canais e com conteúdos educativos que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão que é, claro, fechar os tratamentos com sua clínica, dentista.
Isso pode ser feito por meio de técnicas de marketing odontológico, incluindo posts em redes sociais e investimentos em tráfego orgânico e pago.
Depois de encontrar o dentista ideal, o paciente parte para o agendamento. E, neste sentido, é importante que ele encontre uma clínica que tenha aderido à transformação digital. Assim, ele conseguirá solicitar rapidamente o agendamento e/ou encaixe.
Para garantir que isso aconteça, dentista, é necessário contar com um software odontológico que ofereça ferramentas de atendimento e agendamento de forma prática para você ou sua secretária.
A primeira consulta é sempre aquele momento em que o paciente busca por identificação com o dentista. Ou seja, ele quer encontrar um profissional pronto para resolver o seu problema, mas que também seja empático e se comunique bem.
Com a transformação digital da sua clínica, você com certeza estará preparado para esse momento, dentista.
Para facilitar seu trabalho neste momento, é possível fazer anotações individuais do paciente com ajuda de uma anamnese odontológica digital. A partir deste documento, você saberá quais tratamentos e procedimentos são ideais para cada pessoa.
Além disso, a anamnese também pode conter perguntas-chave importantes para vender mais tratamentos ao paciente e/ou entender suas objeções e poder saná-las. Quando o dentista tem uma anamnese preparada e pensada nisso, fica mais fácil vender mais.
➡️ Faça o download gratuito da anamnese odontológica do Simples Dental
Depois que o paciente repassar as informações e dados dele a você, a próxima etapa da jornada que pode ser beneficiada com o avanço tecnológico é o planejamento odontológico.
E um dos pontos positivos que a transformação digital trouxe para esta etapa foi a utilização do prontuário digital. Com ele, você tem acesso a todas as informações pessoais de cada paciente e pode melhorar seu relacionamento com ele.
Imagine a seguinte situação hipotética: você viu no prontuário que o aniversário do paciente será dois dias após a próxima consulta que terão, então pode trazer esse assunto à tona e parabenizá-lo, fidelizando-o e nutrindo o relacionamento entre vocês.
É também neste momento que você precisará explicar quais os tratamentos serão realizados, de forma prática e visual, para o seu paciente. Nesse sentido, a tecnologia possibilita que sejam criados prontuários odontológicos com odontograma para uma melhor visualização do que será feito.
Uma vez que o paciente acredita que está tudo dentro do proposto, ele irá tomar a decisão de assinar o contrato. E, mais uma vez, a transformação digital da sua clínica odontológica pode ajudá-lo nessa etapa, dentista.
Ele pode fechar o acordo à distância utilizando a assinatura eletrônica com validade jurídica como ferramenta, por exemplo.
E para garantir mais segurança, é importante ter à disposição um Contrato de Prestação de Serviços, um documento que vai proteger seu trabalho em uma eventual ação ou processo jurídico, e que, ao mesmo tempo, eleva a confiança de seus pacientes.
➡️ Baixe gratuitamente nosso Contrato de Prestação de Serviços para proteger sua profissão
A etapa seguinte consiste na execução do procedimento. Nela, o paciente poderá ter mais conforto e segurança por meio de recursos tecnológicos como o odontograma e a anamnese, já que você pode utilizá-las como ferramentas de apoio para a execução ideal dos seus tratamentos.
Após o tratamento terminar, a última etapa da jornada do paciente que pode se beneficiar com a transformação digital é o pós-tratamento com fidelização.
O paciente poderá receber, por exemplo, uma pesquisa de satisfação e dar um feedback de como foi a experiência com seu serviço. Ou então, ele pode ser fidelizado por meio de canais como WhatsApp e SMS, que ao longo do tempo, irão naturalmente criar mais afinidade no relacionamento.
Veja a seguir o depoimento da dentista Kamila Luz para entender como a tecnologia tornou a sua rotina mais prática:
Agora que você conhece algumas das ferramentas do seu dia a dia que podem ser utilizadas para otimizar as etapas de atendimento dos pacientes por meio da transformação digital, é importante entender como essa mudança pode te trazer benefícios na prática:
Ao otimizar os agendamentos para serem avisados por meio de assistentes virtuais e priorizar o preenchimento de contratos com assinaturas eletrônicas, você pode poupar mais tempo da sua rotina em processos burocráticos.
Aderir à transformação digital no seu consultório ou clínica também faz com que sua equipe precise estar alinhada às novas tecnologias. Por isso, pode ficar mais fácil padronizar atividades como o controle de estoque, acessar o histórico de pacientes em um só lugar, entre outras tarefas que estarão mais inseridas na rotina.
Se antes os processos feitos com papel ocupavam muito espaço e causavam desorganização, agora com a tecnologia isso pode ser resolvido mais facilmente.
Além disso, você corre menos risco de que documentos importantes se percam ou se deteriorem por causas naturais, por exemplo, já que o meio digital é mais seguro e organizado.
Por fim, mas não menos importante, a transformação digital pode acabar te ajudando a ter menos gastos no final do mês, já que otimiza processos da equipe, aumenta a produtividade e evita despesas com urgências.
Se você está em busca de um software odontológico que ofereça mais qualidade e tecnologia aos seus serviços, conte com o Simples Dental. Apenas o melhor da América Latina é capaz de reunir todas as necessidades que sua clínica precisa para uma transformação digital de sucesso.