Marketing para dentistas: 6 tendências para ficar de olho

abril 23, 2024

Marketing para dentistas: 6 tendências para ficar de olho

O marketing para dentistas é um conjunto de estratégias e técnicas de marketing para promover os serviços odontológicos de uma clínica ou consultório. Isso envolve a criação de uma marca forte, a identificação e segmentação do público-alvo, e a implementação de táticas para atrair e reter pacientes.

Além disso, ele é uma ferramenta importante, não apenas para os gestores da área, mas também para quem trabalha diretamente com os pacientes.

Afinal, é uma abordagem estratégica que vai além de simplesmente divulgar os serviços. Mais do que isso, o marketing na odontologia também pode ser útil para: 

  • Estabelecer conexões com pacientes em potencial
  • Construir uma reputação sólida
  • Promover a saúde bucal e o bem-estar

Por conta da importância do marketing para dentistas, agora iremos te mostrar algumas tendências dentro dessa estratégia para você ficar de olho!

Normas que devem ser seguidas no marketing para dentistas

Como já citamos brevemente, o marketing para dentistas pode melhorar os resultados da sua clínica ou consultório. Mas, antes que você comece a produzir conteúdos para seu site ou suas redes sociais, é importante se atentar a algumas normas. O Conselho Regional de Odontologia — CRO — possui regras e normas para a prática de marketing odontológico, e é importante se atentar a elas, dentista!

Propagandas e publicidades podem ser feitos desde que sigam as determinações do Código de Ética Odontológica

Como o marketing para dentistas contribui com as vendas do consultório?

A partir do momento que a clínica ganha espaço de mercado com técnicas de marketing odontológico, ela também aumenta as vendas, a partir da junção do marketing digital humanizado e personalizado.

Utilizar essa técnica é importante independentemente de qual seja a etapa de vendas:

  • Captação de pacientes: escolha de público-alvo e conteúdos educativos;
  • Fidelização de pacientes: comunicação contínua e programas de fidelidade;

➡️Programa de indicação para clínicas odontológicas: como aplicar?

  • Conexão com pacientes promotores: pesquisa de satisfação e pós-venda bem-feitos.

6 tendências recentes de marketing para dentistas

Nos últimos tempos, algumas tendências de marketing têm sido discutidas e despertado grande interesse, e elas podem ser implementadas em diversas áreas, incluindo na odontologia.

Entender como essas tendências estão moldando o campo odontológico e por que merecem nossa atenção especial é a chave para o sucesso.

Confira algumas delas:

1. Inteligência Artificial e Chatbots 

A implementação de Inteligência Artificial e Chatbots na odontologia oferece uma oportunidade única para otimizar processos e melhorar a experiência do paciente.

A Inteligência Artificial e os Chatbots podem ser utilizados para agendar consultas, enviar lembretes de compromissos, fornecer informações de tratamento e responder perguntas frequentes

Ao automatizar tarefas repetitivas, os dentistas podem se concentrar mais no atendimento ao paciente, que ganha uma experiência mais personalizada.

2. Marketing de Influência

O Marketing de Influência é uma estratégia poderosa para promover os serviços odontológicos, especialmente quando se trata de influenciadores locais ou especializados em saúde e bem-estar. 

Ao colaborar com influenciadores que têm uma audiência relevante e engajada, as clínicas podem alcançar um público novo e potencialmente interessado em cuidados odontológicos.

3. SEO local 

É essencial para consultórios, já que muitos pacientes procuram serviços odontológicos perto de onde eles estão localizados. Dessa forma, a clínica pode aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa locais e atrair pacientes próximos que estejam procurando por serviços odontológicos.

O SEO local envolve: otimizar o site da clínica para palavras-chave relacionadas à localização, criar perfis detalhados no Google Meu Negócio e em outros diretórios online locais, e gerar conteúdo relevante para a comunidade local

4. Gestão de reputação online

Fundamental para construir e manter uma imagem positiva da clínica na Internet. Ao demonstrar um compromisso com o atendimento do paciente e a resolução de problemas de maneira eficaz, a clínica pode fortalecer sua reputação online e inspirar confiança nos pacientes em potencial.

5. Marketing de Experiência 

O Marketing de Experiência cria momentos memoráveis e emocionantes para os pacientes durante sua visita ao consultório odontológico. Isso pode incluir desde a criação de um ambiente acolhedor e confortável até a oferta de serviços adicionais, como músicas, massagens ou até mesmo café. 

Ao proporcionar uma experiência positiva e diferenciada, a clínica pode não apenas promover a fidelidade dos pacientes existentes, mas também gerar referências boca-a-boca valiosas.

6. Programa de indicação

Os programas de indicação são uma estratégia essencial no marketing para dentistas, permitindo que pacientes satisfeitos se tornem embaixadores do consultório, recomendando seus serviços a amigos e familiares.

Ao oferecer incentivos como prêmios, brindes, descontos e pacotes de tratamentos aos pacientes, tanto para a pessoa que indicou quanto para indicada, os consultórios não só recompensam a lealdade, mas também estimulam um comportamento que alimenta o crescimento sustentável do negócio. Com a influência crescente das redes sociais e do boca a boca digital, os programas de indicação se tornaram uma ferramenta valiosa para fortalecer a presença online e offline, consolidando a posição do consultório no mercado odontológico local.

Aprenda as melhores técnicas de marketing para dentistas

E por falar em marketing para dentistas, o Simples Dental tem um material gratuito que ajuda diversos profissionais da área, assim como você, a começar a trabalhar com o marketing.

O Simples Dental, juntamente à Dra. Ariely Caramori — odontopediatra e especialista em posicionamento de marcas para dentistas —, disponibilizou para você um Guia Completo de Marketing para Dentistas.

Com ele, os dentistas podem aprender técnicas simples e práticas para elevar o marketing odontológico das clínicas ou consultórios.

Compartilhe:

Conteúdos
relacionados

6 benefícios da confirmação de consultas para dentistas

6 benefícios da confirmação de consultas para...

A confirmação de consultas é uma prática comum e bastante importante. Em qualqu...

5 dicas para fazer um bom fechamento de caixa em sua clínica odontológica

5 dicas para fazer um bom fechamento de caixa...

Um fechamento de caixa eficiente é o ponto-chave de uma gestão financeira bem-s...

Ganhe tempo para focar em seu atendimento odontológico com uma gestão eficiente

Ganhe tempo para focar em seu atendimento odo...

Com a rotina agitada do dentista, equilibrar o atendimento odontológico com a g...